The Daily Construction of Curricula in EJA

From Popular and Radio Education Experiences to Emerging Practices

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15054

Keywords:

Currículos pensadospraticados, EJA, Escolas radiofônicas, Programa EJA em Ação, Pandemia

Abstract

Experiences lived in the past can offer creative solutions to solve current problems. This work deals with how the experiences of the radio schools in Natal/RN (1958) and the so called Movimento de Educação de Base (1963) in Caicó/RN influenced the creation and implementation of the radio program EJA em Ação, idealized in times of pandemic as means of hoping for the continuity of the studies of EJA subjects at 10ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Esportes/RN. Teachers and students who took part of the referred program thought-practiced curricula based on the daily life experienced locally, bringing together scientific and popular knowledge, aiming at the emancipation and democratization of teaching, in an inclusive and solidary way.

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Author Biographies

Fabíola Maria Dantas, UERN

Mestra em Educação POSEDUC/UERN (2022), possui graduação em Pedagogia e Letras/LP pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004, 2020). Atualmente trabalha como Assistente Pedagógica na 10ª DIREC. É Suporte Pedagógico na Secretaria de Educação, da Cultura, dos Esportes e do Lazer e docente em Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Caicó/RN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Educação Pública e Educação Radiofônica.

Francisco Canindé da Silva, UERN

Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília (UnB) e Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor Adjunto IV do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC - Mestrado em Educação), Campus Central; no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e no Curso de Pedagogia - Campus Avançado de Assú/RN, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor-supervisor pedagógico na Rede Municipal de Ensino em Açu/RN, desde o ano de 1991. Temas de interesse de pesquisa são: Currículo, Formação de professores, Práticas pedagógicas, Cotidianos, História e Memória, Alfabetização e Letramentos na EJA. 

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Published

29/06/2023

How to Cite

DANTAS, Fabíola Maria; DA SILVA, Francisco Canindé. The Daily Construction of Curricula in EJA: From Popular and Radio Education Experiences to Emerging Practices. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15054, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15054. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15054. Acesso em: 18 may. 2024.

Issue

Section

Dossiê - Guarnicê da Educação, da Democracia e da formação dos trabalhadores

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