Proteção Radiológica na matriz curricular dos cursos Tecnólogo em Radiologia

análise em universidades públicas do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12667

Palavras-chave:

Proteção Radiológica, Ensino, Educação Profissional, Tecnólogo em Radiologia.

Resumo

O profissional tecnólogo em radiologia tem incorporado em sua rotina práticas onde o risco da exposição à radiação ionizante é uma constante. Desta forma, durante sua vida acadêmica, precisam adquirir e desenvolver competências e habilidades relacionadas à Proteção Radiológica. O objetivo geral do trabalho é analisar as condições de oferta da disciplina de Proteção Radiológica, no curso de tecnologia em radiologia. É um estudo de natureza documental realizado nos PPCs dos cursos, junto ao site das IES. Pode-se constatar que há grande variação na forma como as disciplinas são construídas e nos objetivos apresentados nas ementas. Os achados deste estudo permitem inferir uma abordagem mais conceitual em detrimento de uma abordagem mais contextualizada em relação ao ambiente de trabalho.

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Biografia do Autor

Gabriel Victor dos Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas/Discente

Centro de Tecnologia - Radiologia

Ingrid Carolina Nascimento, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas/Discente

Centro de Tecnologia - Radiologia

Jessica Gomes Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas/Discente

Centro de Tecnologia - Radiologia

Josefina da Silva Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas/Docente

Centro de Tecnologia - Radiologia

Referências

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Publicado

17/04/2023

Como Citar

DOS SANTOS, Gabriel Victor; NASCIMENTO, Ingrid Carolina; DA SILVA, Jessica Gomes Ferreira; SANTOS, Josefina da Silva. Proteção Radiológica na matriz curricular dos cursos Tecnólogo em Radiologia: análise em universidades públicas do Brasil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e12667, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.12667. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12667. Acesso em: 25 dez. 2024.

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