Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e a formação para o trabalho associado e autogestionário:

discutindo potencialidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15317

Palavras-chave:

Trabalho associado e autogestionário, pedagogia da produção associada, economia solidária, inidssociabilidade ensino-pesquisa-extensão, educação profissional e tecnológica

Resumo

O artigo discute o potencial dos Institutos Federais de Educação (IFs) para realizar formação sobre o tema do trabalho associado e autogestionário. A relação que vem se estabelecendo entre o Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e o Assentamento Filhos de Sepé é analisada com base nos conceitos de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e de formação para o trabalho associado, na perspectiva de uma pedagogia da produção associada. Afirma-se que a existência de uma relação entre a instituição de ensino e o movimento social – orientada pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, numa perspectiva político-epistemológica emancipatória – favorece a realização de ações voltadas para a formação para o trabalho associado.

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Biografia do Autor

Maria Clara Bueno Fischer, Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul = UFRGS

FAculdade de Educação

Área: Educação de Jovens e Adultos e Trabalho-Educação

Curso: Professora do Curso de Pedagogia

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação - Linha de Pesquisa: trabalho, educação e movimentos sociais

Grupo de Pesquisa: Trabalho, Educação e Conhecimento (CNPq)

Professora PQ 1 - CNPQ

Josiane Roberta Krebs, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Professora - pesquisadora e extensionista - do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017) e graduada em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2011).

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Publicado

28/06/2023

Como Citar

BUENO FISCHER, Maria Clara; KREBS, Josiane Roberta. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e a formação para o trabalho associado e autogestionário: : discutindo potencialidades. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15317, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15317. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15317. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Guarnicê da Educação, da Democracia e da formação dos trabalhadores

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