CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.11832Palavras-chave:
Ciência. Conscientização. Educação Profissional. Sociedade. TecnologiaResumo
Através do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT), elaborou-se um estudo bibliográfico e documental sobre o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A pesquisa buscou destacar o nascimento da abordagem CTSA e sua convergência com a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) integrada à Educação Básica. Além de discutir a alfabetização científico-tecnológica com bases CTSA, já que a Ciência e a Tecnologia podem não só libertar o ser humano do trabalho duro, mas também, ser instrumentos ideológicos e de destruição de outros seres humanos e do Planeta. Evidenciou-se as contribuições do enfoque CTSA para a formação humana integral na EPTNM, pois o referido enfoque tem bases progressista e libertadora, por ter em sua essência a formação crítica e cidadã, formando seres de consciência planetária.
Downloads
Referências
AULER, Décio. Articulação entre Pressupostos do Educador Paulo Freire e do Movimento CTS: novos caminhos para a educação em ciências. Contexto & Educação. Editora Unijuí, ano 22, n. 77, jan./jun. 2007. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1089. Acesso em: 10 nov. 2020.
AULER, Décio; BAZZO, Walter Antônio. Reflexões para a Implementação do Movimento CTS no Contexto Educacional Brasileiro. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 1-13, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100001. Acesso em: 20 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000100001
AULER, Décio; DALMOLIN, Marcos Teixeira; FENALTI, Veridiana Santos. Abordagem Temática: natureza dos temas em Freire e no enfoque CTS. Alexandria-Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n. 1, p. 67-84, marc. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37915. Acesso em: 28 nov. 2020.
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Educação CTS: articulação entre pressupostos do educação Paulo Freire e referenciais ligados ao movimento CTS. Las Relaciones CTS en la Educación Cientifica. P. 1-7, 2006. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/fisica/educ_cts_delizoicov_auler.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013: Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 25 nov. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação Parecer CNE/CEB n.o 05, de 4 de maio de 2011. Dispõe sobre a necessidade de atualizar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Câmara de Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 24 jan. 2012. Seção 1, p. 10. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9915-pceb005-11-1-1&Itemid=30192. Acesso em: 06 out. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação Parecer CNE/CEB n.o 11, de 9 de maio de 2012. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Câmara de Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 4 set. 2012. Seção 1, p. 98. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10804-pceb011-12-pdf&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso 10 nov. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Concepção e diretrizes – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília: Setec/MEC, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691-if-concepcaoediretrizes&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 28 nov. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2013a.. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 10 nov. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio) - PCNEM. Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília. MEC/SEMTEC, ano. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020.
CABRAL, Carla Giovana; PEREIRA, Guilherme Reis. Ciência, Tecnologia e Sociedade. Natal: EDUFRN, 2011. Disponível em: http://bibliotecadigital.sedis.ufrn.br/pdf/TICS/CTS_LIVRO_Z_WEB.pdf. Acesso em: 21 dez. 2020.
CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação. Universidade Vale do Rio dos Sinos, n. 22, p. 89-100, jan.-fev.-mar.-abr. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000100009
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 1. ed. São Paulo: Cortez, 1979. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/Paulo%20Freire%20-%20Conscientiza%C3%A7%C3%A3o_pp.5-19.pdf. Acesso em: 10 dez. 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. 1.ed. São Paulo: UNESP, 2000. Disponível em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Paulo-Freire-Pedagogia-da-indigna%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 25 nov. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1983.
GADOTTI, Moacir. Educar para a Sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. 1. ed. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/3080/1/FPF_PTPF_12_077.pdf. Acesso em 15 nov. 2019.
HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel. Abordagem Temática no Ensino de Ciências: algumas possibilidades. Vivências. Vol. 7, n. 13, p. 10-21, Out. 2011. Disponível em: http://www2.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_013/artigos/artigos_vivencias_13/n13_01.pdf. Acesso em 10 dez. 2020.
MARX, K. O capital: crítica da economia política. Livro I. O processo de produção do capital. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.
MOURA, Dante Henrique. Algumas Possibilidades de Organização do Ensino Médio a partir de uma Base Unitária: Trabalho, Ciência, Tecnologia e Cultura. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, nov. 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7177-4-2-algumas-possibilidades-organizacao-ensinomedio-dante-henrique/file. Acesso em 13 out. 2020.
MOURA, Dante Henrique. Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, ano, 23, v. 2, p. 4-30, 2007. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/11/110. Acesso em: 29 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2007.11
PALACIOS, E. M. et al. Cadernos Ibero-América: Introdução aos Estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). [S.I.]: OEI, 2003.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Universidade FEEVALE, 2013.
SANTOS, Widson Luiz P. dos. Aspectos Sócio-Científicos em Aulas de Química. Belo Horizonte: UFMG/FaE, 2002, Tese (Doutorado), Orientador: Prof. Eduardo Fleury Mortimer. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/handle/7891/2512. Acesso em 10 nov. 2020.
SANTOS, Widson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio, v. 02, n.o 02, p. 01-23, dez. 2002.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n.o 34, p.152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012
http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em: 10 de nov. 2020.
SILVA, Gildemarks Costa e. Tecnologia, educação e Tecnocentrismo: as contribuições de Álvaro Vieira Pinto. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (online), Brasília, v. 94, n.o 238, p. 839-857, set/dez: 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-66812013000300010
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.