CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.11832

Palavras-chave:

Ciência. Conscientização. Educação Profissional. Sociedade. Tecnologia

Resumo

Através do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT), elaborou-se um estudo bibliográfico e documental sobre o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A pesquisa buscou destacar o nascimento da abordagem CTSA e sua convergência com a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) integrada à Educação Básica. Além de discutir a alfabetização científico-tecnológica com bases CTSA, já que a Ciência e a Tecnologia podem não só libertar o ser humano do trabalho duro, mas também, ser instrumentos ideológicos e de destruição de outros seres humanos e do Planeta. Evidenciou-se as contribuições do enfoque CTSA para a formação humana integral na EPTNM, pois o referido enfoque tem bases progressista e libertadora, por ter em sua essência a formação crítica e cidadã, formando seres de consciência planetária.

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Biografia do Autor

Áurea Sandra Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Graduada em Química pela Universidade Federal do Amazonas. Licenciatura (1999) e Bacharelado (2002). Aluna do PROFEPT- Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFAM-AM. Campus Manaus Centro. Prefessora de Química da Rede Estadual de Educação do Amazonas. Estudante da disciplina eletiva CTSA, sob a orientação do Prof. Dr. Diego Soares Carvalho e ofertada na modalidade EAD pelo IFRO – Instituto Federal de Rondônia. A mestranda desenvolve pesquisa situada na Área de Concentração em Educação Profissional e Tecnológica - EPT dentro da Linha Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Macroprojeto 2 (Inclusão e Diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT) sob a orientação do Prof. Dr. Vanderlei Antonio Stefanuto. E-mail: auea.manaus@yhaoo.com.br e aurea.profept2019@gmail.com.

Diego Soares Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Prof. Dr. Diego Soares Carvalho

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Fone (69) 999485032 Lattes: http://lattes.cnpq.br/0214622546099341 Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5982-3798 e-mail:   diego.carvalho@ifro.edu.br

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Publicado

14/03/2023

Como Citar

ARAÚJO, Áurea Sandra; STEFANUTO, Vanderlei A.; SOARES CARVALHO, Diego. CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e11832, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.11832. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11832. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

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ARTIGOS

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