Inclusão da Química Verde na formação de profissionais técnicos que atuam na indústria química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12659

Palavras-chave:

Química Verde, Sustentabilidade, Ensino de Química, Cursos Técnicos.

Resumo

A indústria química vem buscado melhorar sua imagem de indústria poluente através da incorporação dos princípios da Química Verde (QV). É fundamental que os profissionais que vão atuar nessas empresas tenham uma formação voltada para a preocupação com a sustentabilidade. Dentre esses profissionais, incluem-se os técnicos em química e correlatos, como análises químicas, petróleo e gás e petroquímica. Nesse trabalho, analisaram-se os documentos disponíveis nos sites dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que oferecem esses cursos pela busca de termos relacionados à QV. No total, foram analisados 70 cursos. De um modo geral, observa-se que a incidência ainda é baixa e, no que tange às questões ambientais, ainda é maior a preocupação com o reparar do que prevenir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Q. A. R.; SILVA, B. B.; SILVA, G. A. L.; GOMES, S. S.; GOMES, T. N. C. Química verde nos cursos de Licenciatura em química do Brasil: mapeamento e importância na prática docente. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 15, ed. 34, p. 178-187, 2019. DOI: https://doi.org/10.18542/amazrecm.v15i34.6971

ANASTAS, P. T.; BEACH, E. S. Changing the course of chemistry. In: ______ ; LEVY, Irvin. J.; PARENT, Kathryn. E. (Org). Green Chemistry Education: Changing the Course of Chemistry. 1ª ed, Estados Unidos: American Chemical Society, 2009. p. 1-18. DOI: https://doi.org/10.1021/bk-2009-1011.ch001

ARANDA, D. Depoimentos de Especialistas sobre Atividades Experimentais. Caderno de Química Verde, ano 2, no 4, p. 6-8, 2017.

BASSETI e SILVA, B.; VAL, B. S. R.; GOMES, S. M. S.; GOMES, T. N. C.; AVERSA, T. M. ALMEIDA, Q. A. R. Utilização dos conceitos da química verde nas aulas práticas de laboratório. In: XVIII Encontro Nacional de Química, 2016, Florianópolis.

BOMGARDNER, M. M. Is clarity coming for biobased chemicals? Chemical and Engineering News, v. 98, n. 26, 2020. DOI: https://doi.org/10.1021/cen-09826-cover

BRASIL. Congresso Nacional. Lei 9 795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre Educação Ambiental Institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, 1999.

______, CNE. Resolução CNE/CP n. 02 de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Conselho Nacional de Educação, 2012.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Básica. Resolução nº 4, de 17 de dezembro 2018.

______. Referenciais curriculares nacionais da educação profissional de nível técnico – Área Química, 2000.

BURMEISTE, M.; EILKS, I.; RAUCH, F. Education for Sustainable Development (ESD) and chemical education. Chemical Education Research and Practive, v. 2, 059-68, 2012. DOI: https://doi.org/10.1039/C1RP90060A

CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS. Química verde no Brasil: 2010-2030.1a ed, Brasília: CGEE, 2010. Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/Livro_Quimica_Verde_9560.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.

CLARO, P. B. O; CLARO, D. P.; A., R. Entendendo o conceito de sustentabilidade nas organizações. Revista de Administração, v. 4, n. 43, p. 289-300, 2008.

CLARO, P.; CLARO, D. P. Sustentabilidade estratégica: existe retorno no longo prazo? Revista de Administração, v. 49, n. 2, p. 291-306, 2014. DOI: https://doi.org/10.5700/rausp1147

CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA. Profissões de química. Disponível em: http://crq3.org.br/profissoes-de-quimica/. Acesso em 05 set 2020.

CONSELHO FEDERAL DE QUÍMICA, Resolução Normativa CFQ no 263, Brasília, 2006.

______, Resolução Normativa CFQ no 36, Rio de Janeiro, 1974.

ELKINGTON, J. Triple bottom line revolution: reporting for the third millennium. Australian CPA, v. 69, n. 11, p. 75-76, 1994.

GIL, C. A. Como classificar as pesquisas? In: ______. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2002. p. 41-58.

GOMES, Rachel. N.; LIMA, P. S.; KURIYAMA, S. N.; FIDALGO NETO, A. A. Desenvolvimento da química verde no cenário industrial brasileiro. Revista Fitos, Edição Especial, p. 80-89, 2018. DOI: https://doi.org/10.17648/2446-4775.2018.580

GONÇALVES, C. E. A educação ambiental no ensino técnico: trabalho e interdisciplinaridade. 2013. 258 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013.

LENARDÃO, E. J.; FREITAG, R. A.; DABDOUB, M. J.; BATISTA, A. C. F. "Green chemistry": os 12 princípios da química verde e sua inserção nas atividades de ensino e pesquisa. Química Nova, v. 26, n. 1, p. 123-129, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422003000100020

LOPES, V. N.; PACAGNAN, M. N. Marketing verde e práticas socioambientais nas indústrias do Paraná. Revista de Administração, v. 49, n. 1, p. 116-128, 2014. DOI: https://doi.org/10.5700/rausp1135

MACHADO, A. S. C. Da génese ao ensino da química verde. Química Nova, v. 34, n. 3, p. 535-543, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422011000300029

MACKENZIE, L.; THOMPSON, J. E.; SULLIVAN, R.; HUTCHISON, J. E. Green chemical processing in the teaching laboratory: A convenient liquid CO2 extraction of natural products. Green Chemistry, v. 6, n. 8, p. 355-358, 2004. DOI: https://doi.org/10.1039/b405810k

MARQUES, C. A.; GONÇALVES, F. P.; ZAMPIRON, E.; COELHO, J. C.; MELLO, L. C.; OLIVEIRA, P. R. S.;

LINDEMANN, R. H. Visões de meio ambiente e suas implicações pedagógicas no ensino de química na escola média. Química Nova, v.30, n.8, p. 2043-2052, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422007000800042

MARQUEZ, K. S. G.; SILVA, P. C. A Importância dos Conceitos de Química Verde no Ensino de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, XIV. Anais... Curitiba: UFPR, 2008.

MAXIMIANO, F.; CORIO, P.; PORTO, P. A. FERNANDEZ, C. Química ambiental e química verde no conjunto do conhecimento químico: concepções de alunos de graduação em química da Universidade de São Paulo. Educación química, v. 20, n. 4, p. 398-404, 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/S0187-893X(18)30042-9

OLIVEIRA, L. R.; MEDEIROS, R. M; TERRA, P. B; QUELHAS, O. L. G. Sustentabilidade: da evolução dos conceitos à implementação como estratégia nas organizações. Produção, v. 22, n. 1, p. 70-82, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-65132011005000062

OLIVEIRA, J. C. C.; MOTA, P. R. S.; OLIVEIRA, A. C.; SAMPAIO, I. S. Biodiesel: uma temática para o ensino de Química. Crítica Educativa, v. 3, n. 2, p. 923-933, 2017.

OLIVEIRA, M. Reações Verdes, Revista Pesquisa – FAPESP, edição 260, p. 72-75, 2017.

PAULETTI, F.; RITTER, C. E. T. Oficina de biodiesel: relato de uma experiência de ensino de química com estudantes do ensino médio. Revista Areté: Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 9, n. 18, p. 144-157, 2016.

SANTOS, D. M.; ROYER, M. R. Análise da percepção dos alunos sobre a química verde e a educação ambiental no ensino de química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 4. n. 2. p. 142-164, 2018.

SILVESTRE, W. J.; AMARO, A. Sustentabilidade corporativa: avaliação híbrida do Triple Bottom Line. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, v. 13, n. 4, p. 19-29, 2014.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA: Divisão de Química Ambiental. Sobre a Divisão de Química Ambiental. Institucional. Disponível em: < http://www.sbq.org.br/ambiental/pagina/sobre-divisao-de-quimica-ambiental>. Acesso em: 20 de jul de 2020.

TINNESAND, M.; SITZMAN, B.. Incorporating Green Chemistry Into the High School Curriculum, 2010.

WRIGHT, S. W.; REED, P. The Vitamin C Clock Reaction, Journal of Chemical Educacion, v. 79, n. 1, p. 41-43, 2002. DOI: https://doi.org/10.1021/ed079p41

ZUIN, V. G.; MARQUES, C. A.; ROLOFF, F. B.; VIEIRA, M. S. Desenvolvimento Sustentável, Química Verde e Educação Ambiental: o que revelam as publicações da SBQ. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 38, Anais.. . Águas de Líndóia: Sociedade Brasileira de Química, 2015.

Downloads

Publicado

22/03/2023

Como Citar

NUNES, Renata Cristina; GOMES, Lucas de Souza; ROCHA, Hugo de Azevedo Bastos Pessanha. Inclusão da Química Verde na formação de profissionais técnicos que atuam na indústria química. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e12659, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.12659. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12659. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.