Uma reflexão acerca das necessidades formativas dos professores que atuam na educação profissional diante dos desafios da inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13208

Palavras-chave:

Educação profissional, Educação inclusiva, Saberes docentes.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as necessidades formativas dos professores que atuam na educação profissional diante dos desafios da inclusão. O estudo faz parte de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida com professores que atuam educação profissional em Goiás. Para discutir essa temática, foi realizada uma revisão bibliográfica. A partir da caracterização dos saberes docentes, o texto traz uma abordagem sobre a educação inclusiva, apresenta um histórico sobre a educação profissional e reflete sobre a necessidade de formação desses professores. Os resultados apontam que a maioria dos docentes pesquisados não possui uma formação pedagógica, reconhecem a dificuldade para lidar com alunos com deficiência e destacam a necessidade de apoio das instituições.

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Biografia do Autor

Fabiana Fernandes Harami, Universidade Federal de Goiás

Mestranda no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino na Educação Básica - PPGEEB - CEPAE/UFG. Graduada em Processamento de Dados (Uni-Anhanguera - 2000) e Pedagogia (ISSED - 2019) com especializações em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (FUBRA - 2001), Educação Profissional (SENAC - 2012) e Educação a Distância (SENAC - 2013).

Elisabeth Cristina de Faria, Universidade Federal de Goiás

Professora da área da Educação Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás,  Doutora em Educação Matemática, mestre em Educação Brasileira. Atua como professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Pesquisa Aplicada à Educação da UFG.

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Publicado

01/06/2023

Como Citar

HARAMI, Fabiana Fernandes; FARIA, Elisabeth Cristina de. Uma reflexão acerca das necessidades formativas dos professores que atuam na educação profissional diante dos desafios da inclusão. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e13208, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.13208. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13208. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

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ARTIGOS

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