Gramsci e Freire e suas contribuições alvissareiras na educação de pessoas trabalhadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15140

Palavras-chave:

Educação de pessoas trabalhadoras, Antonio Gramsci, Paulo Freire, Escola pública popular

Resumo

O artigo resulta de pesquisas documentais e bibliográficas que se dedicam a aprofundar as contribuições teóricas e metodológicas de Antonio Gramsci e Paulo Freire, para pensar a realidade que envolve o direito a educação de pessoas trabalhadoras e a superação de sua condição de subalternidade. Destaca elementos biográficos desses importantes intelectuais, coloca em diálogo as práticas educativas gramscianas e a concepção de educação de Freire e enfatiza elementos conceituais e pedagógicos que auxiliam na retomada de princípios necessários a formação de pessoas trabalhadoras e sua relação com a defesa de uma escola pública popular. Por fim, destaca elementos para abastecer ou fomentar as discussões em torno da educação de pessoas trabalhadoras, no contexto brasileiro das próximas décadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Margarida Machado, Universidade Federal de Goiás

Graduada em História, mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1997) e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no período de 2013 a 2015. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Goiás, na Faculdade de Educação.

Júlio César Apolinário Maia, Universidade Estadual de Goiás

Licenciado em Educação Física, mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2021) e aluno regular do curso de doutorado em Educação da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Professor da Universidade Estadual de Goiás, na Undade Universitária de Itumbiara.

Referências

BALDACCI, Massimo. Oltre la subalternità: praxis e educazione in Gramsci. Roma: Carocci, 2017.

BEISIEGEL, Celso de Rui. Política e Educação Popular: a teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. Brasília: Liber Livro, 2008.

BENEDETTI, Giuseppe; COCCOLI, Donatella. Gramsci per la scuola: conoscere à vivere. Roma: L’Asino d’oro edizioni, 2018.

CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas. 2. ed. Porto: Companhia Portuguesa Editora, 1916.

COSPITO, Giuseppe. L’Edizione nazionale dei Quaderni del carcere. Laboratoire italien, v. 18, p. 1-22, 2016. DOI: https://doi.org/10.4000/laboratoireitalien.1049

COUTINHO, Carlos Nelson. Introdução. In: GRAMSCI, Antonio. Escritos políticos: 1910-1920. v. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. p. 11-31.

D’ORSI, Angelo. Gramsci: uma nova biografia. São Paulo: Expressão Popular, 2022.

FIORI, Giuseppe. A vida de Antonio Gramsci. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, Paulo. Entrevista concedida por Paulo Freire a Walter José Evangelista. In: BEISIEGEL, Celso de Rui. Política e Educação Popular: a teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. Brasília: Liber Livro, 2008.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1970.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1992.

GADOTTI, Moacir; FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Pedagogia: diálogo e conflito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

GERRATANA, Valentino. Prefazione. In: GRAMSCI, Antonio. Quaderni del carcere. Torino: Einaudi, 1975. p. xi-xlii.

GRAMSCI, Antonio. Cartas do cárcere: 1926-1930. v.1. Traduzido por Luiz Sérgio Henriques. Organizado por Carlos Nelson Coutinho e Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

GRAMSCI, Antonio. Un club di vita morale: lettera a Giuseppe Lombardo Radice. In: URBANI, Giovanni (Org.). La formazione dell’uomo: scritti di pedagogia. Roma: Riuniti, 1967. p. 100-101.

GRAMSCI, Antonio. Il nostro Marx: 1918-1919. Organizado por Sergio Caprioglio. Roma: Giulio Einaudi Editore, 1984.

GRAMSCI, Antonio. Quaderni del carcere. Organizado por Valentino Gerratana. Torino: Einaudi, 1975.

GUIDA, Giuseppe; RIGHI, Maria Luisa. Indice generale. In: GRAMSCI, Antonio. Scritti (1910-1926). v. 1. Roma: Istituto della Enciclopedia Italiana, 2019. p. 997-1015.

MANACORDA, Mario A. O princípio educativo em Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

MARTINELLI, Renzo. Gramsci e il ‘Corriere Universitario’ di Torino. Studi storici, v. 14, n. 4, p. 906–916, 1978.

MARX, Karl. O Capital – Crítica da Economia Política. v. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1975.

MAYO, Peter. Gramsci, Freire e a educação de adultos: possibilidades para uma ação transformadora. Traduzido por Carlos Alberto Silveira Netto Soares. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MAYO, Peter. Antonio Gramsci e Paulo Freire. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, Salvador, v. 1, n. 1, p. 137-146, jan./jun. 2018.

MUSSI, Daniela; BIANCHI, Alvaro. Cronologia: vida e obra. In: GRAMSCI, Antonio. Odeio os indiferentes: escritos de 1917. São Paulo: Boitempo, 2020. p. 101-118.

QUERCIOLI, Mimma Paulesu (Org.). Gramsci vivo nelle testimonianze dei suoi contemporanei. Milano: Universale Economica Feltrinelli, 1977.

URBANI, Giovanni (Org.). La formazione dell’uomo: scritti di pedagogia. Roma: Riuniti, 1967.

Downloads

Publicado

23/06/2023

Como Citar

MACHADO, Maria Margarida; APOLINÁRIO MAIA, Júlio César. Gramsci e Freire e suas contribuições alvissareiras na educação de pessoas trabalhadoras. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15140, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15140. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15140. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Guarnicê da Educação, da Democracia e da formação dos trabalhadores

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.