Gramsci e Freire e suas contribuições alvissareiras na educação de pessoas trabalhadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15140

Palavras-chave:

Educação de pessoas trabalhadoras, Antonio Gramsci, Paulo Freire, Escola pública popular

Resumo

O artigo resulta de pesquisas documentais e bibliográficas que se dedicam a aprofundar as contribuições teóricas e metodológicas de Antonio Gramsci e Paulo Freire, para pensar a realidade que envolve o direito a educação de pessoas trabalhadoras e a superação de sua condição de subalternidade. Destaca elementos biográficos desses importantes intelectuais, coloca em diálogo as práticas educativas gramscianas e a concepção de educação de Freire e enfatiza elementos conceituais e pedagógicos que auxiliam na retomada de princípios necessários a formação de pessoas trabalhadoras e sua relação com a defesa de uma escola pública popular. Por fim, destaca elementos para abastecer ou fomentar as discussões em torno da educação de pessoas trabalhadoras, no contexto brasileiro das próximas décadas.

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Biografia do Autor

Maria Margarida Machado, Universidade Federal de Goiás

Graduada em História, mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1997) e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no período de 2013 a 2015. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Goiás, na Faculdade de Educação.

Júlio César Apolinário Maia, Universidade Estadual de Goiás

Licenciado em Educação Física, mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2021) e aluno regular do curso de doutorado em Educação da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Professor da Universidade Estadual de Goiás, na Undade Universitária de Itumbiara.

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Publicado

23/06/2023

Como Citar

MACHADO, Maria Margarida; APOLINÁRIO MAIA, Júlio César. Gramsci e Freire e suas contribuições alvissareiras na educação de pessoas trabalhadoras. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15140, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15140. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15140. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Guarnicê da Educação, da Democracia e da formação dos trabalhadores

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