As Práticas Profissionais Articuladoras (PPA) no currículo integrado do IFBA – Campus Brumado

tensões, aproximações e limites à ação pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15236

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, integração curricular, Prática Profissional Articuladora, Instituto Federal

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os elementos que promovem ou dificultam a inserção das PPAs como uma proposta institucional para fortalecimento da articulação no currículo de EMI do IFBA – Campus Brumado. A metodologia consistiu na coleta de dados por meio de entrevistas. A análise e interpretação dos dados relacionou-se com a análise qualitativa de conteúdo, pautando-se no MHD como método estruturante. Os resultados da pesquisa mostram que o funcionamento dos currículos de EMI, assim como os próprios IFs, se dão à base da contradição. a PPA, apesar de suas contradições, tem se demonstrado como uma alternativa que tem contribuído para a consolidação do EMI e o fortalecimento da interdisciplinaridade nos cursos.

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Biografia do Autor

Jádson Fábio de Araújo Marques, IFBA

Mestre em Educação – Técnico em Assuntos Educacionais – IFBA / Campus Brumado. E-mail: jadsonfmarques@gmail.com.

Tatyanne Gomes Marques, Universidade do Estado da Bahia e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação. Professora -Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UESB.

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Publicado

29/06/2023

Como Citar

DE ARAÚJO MARQUES, Jádson Fábio; GOMES MARQUES, Tatyanne. As Práticas Profissionais Articuladoras (PPA) no currículo integrado do IFBA – Campus Brumado : tensões, aproximações e limites à ação pedagógica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15236, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15236. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15236. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Guarnicê da Educação, da Democracia e da formação dos trabalhadores

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