Evasão escolar na educação profissional técnica de nível médio no curso técnico em enfermagem

fatores e reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14095

Resumo

Este artigo trata dos fatores que motivaram a evasão escolar dos estudantes do curso técnico subsequente em Enfermagem de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, entre 2017 e 2020. Os dados deste estudo foram de natureza quantitativa e qualitativa, sendo os dados quantitativos obtidos na CRAD e PNP, já os qualitativos por entrevistas com os coordenadores. Dentre os evadidos, a maioria eram mulheres, pardas/pretas, entre 15 e 25 anos e renda de até dois salários-mínimos. Nos discursos, tanto fatores internos quanto externos a instituição foi citada como causa da evasão escolar e os programas de assistência estudantil foram citados como forma de combate à evasão.  

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Publicado

26/06/2023

Como Citar

DE AMORIM, Angela Valéria; ALVES DOS SANTOS, José Alex; BASTOS, Danielle Mota; BATISTA, Joana D’arc Lyra; CAVALCANTI, Pauline Cristine da Silva; ARAÚJO, Patrícia Maria de Oliveira Andrade; DE VASCONCELOS, Rosa Maria de oliveira Teixeira. Evasão escolar na educação profissional técnica de nível médio no curso técnico em enfermagem: fatores e reflexões. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e14095, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.14095. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14095. Acesso em: 4 maio. 2024.

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ARTIGOS