A CONSTRUÇÃO DO PRODUTO EDUCACIONAL OFICINA PARA CADERNO DE NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA: REFLEXÕES E PRÁTICAS DE UMA DOCENTE DA EBTT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9060

Palavras-chave:

Ensino. Produto Educacional. Educação Profissional.

Resumo

Este estudo é parte das reflexões do Curso de Especialização em EPT, ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), entre 2017 e 2018, que tinha como cerne o trabalho com a pesquisa-ação sobre a prática do professor de carreira que atua na EBTT. O artigo apresenta o recorte de estudo desenvolvido em 2017 e detalha uma Oficina para Caderno de Narrativas Autobiográficas, desenvolvida em duas etapas, que visaram estimular alunos matriculados no Curso de licenciatura em Letras a refletir sobre o ensino-aprendizagem de natureza biográfica. O aporte teórico utiliza a pesquisa-ação e a Etnografia na Educação. Os resultados indicaram que o trabalho com narrativa autobiográfica favorece as relações interpessoais do professor com a turma e entre os alunos, além de ampliar o potencial de trabalho colaborativo, estimular a escrita criativa e a autonomia reflexiva.

 

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Biografia do Autor

Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, do Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Graduado em Letras Port/Inglês pela UNEAL; Especialista em Docência do Ensino Superior pela UNEAL; Mestre em Educação Brasileira pela UFAL; Doutor em Letras e Linguística pela UFAL. Realizou estágio pós-doutoral pela UFAL, no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL), na linha de pesquisa Linguística Aplicada.

Rossana Viana Gaia, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, do Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Professora titular do Ifal Campus Maceió na Coordenação de Linguagens e Códigos (COLIC), Doutora em Linguística (Ufal), Mestre em Educação (UFPB), Especialista em Literatura Brasileira (Ufal) e em Docência na Educação Profissional, Jornalista. Desenvolve pesquisa de pós-doutorado intitulada Mídia educação na escola pública: desafios da informação na aprendizagem significativa, sob supervisão do prof. Dr. Alex Sandro Gomes (PPGCIn/UFPE).

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Publicado

22/03/2020

Como Citar

CAVALCANTI, Ricardo Jorge de Sousa; GAIA, Rossana Viana. A CONSTRUÇÃO DO PRODUTO EDUCACIONAL OFICINA PARA CADERNO DE NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA: REFLEXÕES E PRÁTICAS DE UMA DOCENTE DA EBTT. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e9060, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9060. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9060. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

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