REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 13.415/2017): RETROCESSO NO ENSINO MÉDIO PROPEDÊUTICO E TÉCNICO-PROFISSIONALIZANTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8121

Palavras-chave:

Ensino Médio, Tecnicismo, MP 746/2016, Lei 13.415/2017.

Resumo

Neste texto, abordamos a recente reforma do Ensino Médio iniciada através da Medida Provisória 746/2016. Partimos da compreensão que o Ensino Médio historicamente apresenta-se no cenário educacional brasileiro como palco de disputas sociais e políticas nas quais os projetos de sociedade dos setores produtivos e dos trabalhadores, via de regra antagônicos, entram em conflito. A partir de pesquisa documental e bibliográfica, compreendemos que a atual iniciativa apresenta um discurso oficial voltado à “modernização” do currículo do Ensino Médio, objetivando a redução (ou exclusão) de disciplinas que foram consideradas “desinteressantes” e/ou “inúteis”, tais quais educação física, arte, geografia, história, sociologia e filosofia. Desse modo, confirmou-se uma proposta tecnicista voltada à flexibilização e precarização da formação ofertada ao longo do Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Italan Carneiro, Instituto Federal da Paraíba - IFPB / Campus João Pessoa

Professor e coordenador do Curso de Instrumento Musical do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, Campus João Pessoa. Doutor em Música na subárea de Educação Musical pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Especialista em Educação a Distância pelo SENAC-PB e especialista em Supervisão e Orientação Educacional pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa - CINTEP. Bacharel (com Láurea Acadêmica) em Percussão Erudita pela Universidade Federal da Paraíba e Licenciado em Bateria pela Universidade Federal da Paraíba. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Lidera o grupo de pesquisa LecionaMus voltado para a pedagogia dos Instrumentos Musicais. Atua ainda como músico instrumentista no cenário musical paraibano.

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Publicado

24/02/2020

Como Citar

CARNEIRO, Italan. REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 13.415/2017): RETROCESSO NO ENSINO MÉDIO PROPEDÊUTICO E TÉCNICO-PROFISSIONALIZANTE. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e8121, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.8121. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8121. Acesso em: 27 maio. 2024.

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