CURRÍCULO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8177

Palavras-chave:

Currículo Integrado, Formação Integrada, Ensino Médio Integrado, Politecnia, Omnilateralidade.

Resumo

Utilizando como base a pesquisa bibliográfica, discutimos neste trabalho a implantação e o desenvolvimento das concepções e práticas relacionadas à Educação Profissional de Nível Técnico realizada na forma Integrada com o Ensino Médio no contexto brasileiro. Por tratar-se de uma proposta relativamente recente, cujo atual formato foi instituído em 2004, e de complexos objetivos (dentre os quais destacamos a extinção da histórica dualidade estrutural da educação brasileira), os trabalhos abordados apontam grandes dificuldades para sua efetiva implantação. Evidenciou-se então a necessidade de garantir políticas voltadas ao desenvolvimento da Proposta Integrada, sendo esta uma necessidade que precisa adquirir caráter político-institucional, não podendo estar restrita a iniciativas individuais do corpo docente.

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Biografia do Autor

Italan Carneiro, Instituto Federal da Paraíba - IFPB / Campus João Pessoa

Professor e coordenador do Curso de Instrumento Musical do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, Campus João Pessoa. Doutor em Música na subárea de Educação Musical pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Especialista em Educação a Distância pelo SENAC-PB e especialista em Supervisão e Orientação Educacional pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa - CINTEP. Bacharel (com Láurea Acadêmica) em Percussão Erudita pela Universidade Federal da Paraíba e Licenciado em Bateria pela Universidade Federal da Paraíba. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Lidera o grupo de pesquisa LecionaMus voltado para a pedagogia dos Instrumentos Musicais. Atua ainda como músico instrumentista no cenário musical paraibano.

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Publicado

06/01/2020

Como Citar

CARNEIRO, Italan. CURRÍCULO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS NO CONTEXTO BRASILEIRO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e8177, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.8177. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8177. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

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