ANÁLISE ESTATÍSTICA DO DESEMPENHO DE ALUNOS COTISTAS VERSUS NÃO COTISTAS: UM ESTUDO SOBRE O RENDIMENTO ESCOLAR DE ESTUDANTES DE CURSO TÉCNICO INTEGRADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.7900

Palavras-chave:

Cotas, Desempenho escolar, Análise descritiva, Teste de hipótese, Ensino Técnico

Resumo

Este estudo procura responder a algumas perguntas principais: Existem diferenças de desempenho entre alunos cotistas e não cotistas do ensino técnico com base no coeficiente de rendimento (CR) na instituição onde foi feita a pesquisa? Existem diferenças de desempenho desses estudantes em função do período de ingresso na instituição? Existem diferenças de desempenho dos alunos cotistas e não cotistas em função do curso analisado? Para responder a essas questões, inicialmente fizemos uma análise descritiva das amostras dos alunos cotistas e não cotistas e posteriormente aplicamos testes de hipóteses para comparação entre as diferenças das médias dos rendimentos. Os resultados demonstram que não há uma diferença estatisticamente significativa entre o desempenho dos estudantes nas categorias consideradas.

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Biografia do Autor

Claudiney Nunes de Lima, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ/CAP)

Claudiney Nunes de Lima é professor de Estatística da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ/CAP). Possui gradução em Matemática pela UFV (Universidade Federal de Viçosa), mestrado e doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela UFLA (Universidade Federal de Lavras).

Adilson Ribeiro de Oliveira, Instituto Federal Minas Gerais (IFMG - Campus Ouro Branco)

Adilson Ribeiro de Oliveira é professor Titular de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal Minas Gerais (IFMG – Campus Ouro Branco). Possui metrado em Pedagogia Profissional (ISPETP – Cuba) e doutorado em Letras (PUC Minas). Seus interesses de estudo inserem-se no campo da Linguística Aplicada, envolvendo abordagens relacionadas à leitura, à produção de textos, aos letramentos escolares, profissionais e universitários. 

Thiago Luiz Borges da Cruz, Instituto Federal Minas Gerais (IFMG - Campus Ouro Branco)

Thiago Luiz Borges da Cruz é aluno do Curso Técnico Integrado em Metalurgia do Instituto Federal Minas Gerais (IFMG - Campus Ouro Branco) e bolsista de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jùnior) da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais), durante o ano de 2017.

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Publicado

05/02/2020

Como Citar

LIMA, Claudiney Nunes de; OLIVEIRA, Adilson Ribeiro de; CRUZ, Thiago Luiz Borges da. ANÁLISE ESTATÍSTICA DO DESEMPENHO DE ALUNOS COTISTAS VERSUS NÃO COTISTAS: UM ESTUDO SOBRE O RENDIMENTO ESCOLAR DE ESTUDANTES DE CURSO TÉCNICO INTEGRADO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e7900, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.7900. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7900. Acesso em: 22 dez. 2024.

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