FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A ARTICULAÇÃO ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.6136Palavras-chave:
Formação de Educadores, Trabalho, Educação Profissional.Resumo
Este artigo analisa alguns fatores necessários para a formação do educador que atua na educação profissional. O mesmo precisa estar instrumentalizado por conhecimentos das áreas técnicas, em formação específica, mas também, necessita conhecer sobre os saberes das áreas didáticas e pedagógicas numa atuação engajada politicamente. Neste processo, também enfocamos os pilares da educação profissional que precisa conhecer: educação, trabalho, ciência e tecnologia. Por fim, dialogamos acerca da articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, na referida modalidade de ensino. Para realizar tais propósitos utilizamos a metodologia da análise bibliográfica e documental problematizando e refletindo de modo aberto, em diálogo entre algumas postulações teóricas e a prática. Como resultados pontuamos que o educador da educação profissional precisa de sólida formação inicial e de formação continuada a fim de estar permanentemente se qualificando em virtude das alterações contínuas da educação, da sociedade e do mundo do trabalho.
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