Ensino por Projeto como Estratégia de Aprendizagem em Curso Técnico de Mecatrônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11934

Palavras-chave:

Educação Profissional, Metodologia de Projeto, Ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo tem por objetivo dialogar sobre a Metodologia de Ensino por Projeto, como uma Metodologia Ativa de aprendizagem que envolve criatividade, protagonismo, ciência e tecnologia para propor soluções que facilitem a vida e os modos de produção. Foi adotado como metodologia a pesquisa bibliográfica, para fortalecer alguns conceitos, e pesquisa de campo, onde foi realizado um relato de experiência mais específico da disciplina de Projeto Mecatrônico. Em linhas gerais, esse artigo, em sua primeira parte, auxilia na reflexão sobre a Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Na segunda parte é realizado um detalhamento sobre o Projeto Mecatrônico como uma disciplina integradora. Em síntese, esse artigo contribui com a concepção de que a Educação Profissional, Científica e Tecnológica deve ofertar o direito à educação e qualificar para o direito ao trabalho, realizando escolhas didático-pedagógicas que promovam a efetiva construção de aprendizagem e incentivem avanços culturais, sociais, científicos e econômicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABIMAQ - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE MAQUINAS E EQUIPAMENTOS. APL MAQ: Maquinas e Equipamentos do Rio Grande do Sul. ABIMAQ, 2018. Disponível em: <http://www.conselhos.org.br/site.aspx/Quem-Somos-APL>. Acesso em: 10 jun. 19.

BRASIL. Lei nº 5.524, de 05 de novembro 1968. Dispõe sobre o exercício da profissão de Técnico Industrial de nível médio. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L5524.htm>. Acesso em: 03 ago. 2019.

______. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 03 ago. 2019.

______. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: CNE/CEB, 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 26 jul. 2019.

______. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Brasília: MEC, 2014. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2017-pdf/77451-cnct-3a-edicao-pdf-1/file>. Acesso em: 26 jul. 2019.

______. APL. MDIC, 2018. Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/index.php/competitividade-industrial/arranjos-produtivos-locais>. Acesso em: 10 jun. 2019.

Carvalho L. E. F.; OLIVEIRA E. N. A.; BIZERRA A. M. C. Ensino por investigação em uma perspectiva integrada: uma abordagem para os projetos integradores. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 15, p. 1-16, 2018.

DEMO, Pedro. Pesquisa: Princípio Científico e Educativo. 14ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FERREIRA, Rodrigo Uliana et al. Aplicando metodologia de ensino por projeto: estudos de caso dos cursos técnicos de administração e tecnologia, utilizando empresas reais. In: WORLD CONGRESS ON COMPUTER SCIENCE, ENGINEERING AND TECHNOLOGY EDUCATION, 2, 2016, Castelo Branco. Anais… Castelo Branco: COPEC, 2016. p. 57-61. Disponível em: <http://copec.eu/congresses/wccsete2016/proc/works/15.pdf >. Acesso em: 27 ago. 2019.

GAROFALO, Débora. Como as metodologias ativas favorecem o aprendizado. Revista Nova Escola, São Paulo, 2018. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/11897/como-as-metodologias-ativas-favorecem-o-aprendizado?gclid=EAIaIQobChMI_9HPldLr4wIVCQ2RCh3fCg6lEAAYASAAEgLExfD_BwE>. Acesso em: 05 ago. 2019.

IFSUL. Projeto do Curso Técnico em Mecatrônica - Subsequente. Disponível em: <http://intranet.ifsul.edu.br/catalogo/curso/169>. Acesso em: 28 jul. 2019.

MACEDO, Pedro Clei Sanches. Educação profissional e desenvolvimento territorial: a expansão dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 13, p. 94-106, 2017.

MASETTO, Marcos. Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões práticas. In: CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia. Temas e textos em metodologia do ensino superior. São Paulo: Papirus, 2001.

MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituições da Rede Federal. Portal MEC, 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/instituicoes>. Acesso em: 01 ago. 2019

______. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: um novo modelo em Educação Profissional e Tecnológica – concepções e diretrizes. Brasília: MEC, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691-if-concepcaoediretrizes&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 02 ago. 2019.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: <http://rh.newwp.unis.edu.br/wp-content/uploads/sites/67/2016/06/Mudando-a-Educacao-com-Metodologias-Ativas.pdf>. Acesso em: 05 ago. 2019.

PACHECO, Eliezer. Fundamentos Políticos-Pedagógicos dos Institutos Federais: diretrizes para uma Educação Profissional e Tecnológica transformadora. Natal: IFRN, 2015.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 152-180, 2007.

SOUZA, Lara Brito; SOUZA, Alexandre Santos; GREGÓRIO, Sandra Regina. Prática interdisciplinar na construção da aprendizagem: estudo de caso usando o método de projeto como instrumento pedagógico aplicado na produção de um suco. Revista Thema, v. 10, n. 01, p. 42-61, 2013.

Downloads

Publicado

03/12/2021

Como Citar

MARTINS, Richard Silva; LORENZET, Deloize. Ensino por Projeto como Estratégia de Aprendizagem em Curso Técnico de Mecatrônica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e11934, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.11934. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11934. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.