Ensino por Projeto como Estratégia de Aprendizagem em Curso Técnico de Mecatrônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11934

Palavras-chave:

Educação Profissional, Metodologia de Projeto, Ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo tem por objetivo dialogar sobre a Metodologia de Ensino por Projeto, como uma Metodologia Ativa de aprendizagem que envolve criatividade, protagonismo, ciência e tecnologia para propor soluções que facilitem a vida e os modos de produção. Foi adotado como metodologia a pesquisa bibliográfica, para fortalecer alguns conceitos, e pesquisa de campo, onde foi realizado um relato de experiência mais específico da disciplina de Projeto Mecatrônico. Em linhas gerais, esse artigo, em sua primeira parte, auxilia na reflexão sobre a Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Na segunda parte é realizado um detalhamento sobre o Projeto Mecatrônico como uma disciplina integradora. Em síntese, esse artigo contribui com a concepção de que a Educação Profissional, Científica e Tecnológica deve ofertar o direito à educação e qualificar para o direito ao trabalho, realizando escolhas didático-pedagógicas que promovam a efetiva construção de aprendizagem e incentivem avanços culturais, sociais, científicos e econômicos.

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Publicado

03/12/2021

Como Citar

MARTINS, Richard Silva; LORENZET, Deloize. Ensino por Projeto como Estratégia de Aprendizagem em Curso Técnico de Mecatrônica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e11934, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.11934. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11934. Acesso em: 18 abr. 2024.

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