A Teoria do Capital Humano e a noção e empregabilidade: um estudo comparativo.
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.7859Palavras-chave:
Teoria do capital humano, Empregabilidade, Neoliberalismo, Ideologia.Resumo
Este artigo propõe refletir acerca da teoria do capital humano emergida na década de 70 e cotejá-la com a noção de empregabilidade dos dias atuais. A primeira concebida sob o ideário liberal e a segunda sob o do neoliberalismo, respectivamente. Trata-se de pesquisa exploratória, qualitativa e descritiva. Tem como referencial teórico a abordagem sócio crítica da realidade e como fio condutor a dialética. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica em alguns autores pesquisadores da temática. Os resultados alcançados foram que a noção de empregabilidade é a face moderna da teoria do capital humano. Ambas, se apresentam em períodos históricos distintos, porém, com uma mesma ideologia: a educação e a qualificação profissional garantidora de inserção e/ou permanência no mundo do trabalho.
Downloads
Referências
ANTUNES, R. Adeus ao trabalho ? Ensaio sobre as metamorfoses e a Centralidade do Mundo do Trabalho.1997, 4ª.ed., São Paulo: Cortez.
ALVES, Giovanni. Dimensões da restruturação produtiva. Ensaio de Sociologia do Trabalho. 2° ed. Editora Práxis. 2007.
CHAUÍ, Marilena de Souza. O que é ideologia. 17° ed. São Paulo. Ed. Brasiliense, 1980.
FERREIRA, E. B. A Educação Profissional no Planejamento Plurianual do Governo FHC. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2006.
FRIGOTTO.G; CIAVATTA.M; RAMOS.M. Educação como capital humano: uma teoria mantenedora do senso comum. In: a produtividade da escola improdutiva. São Paulo. Cortez. 4.ed.1993 ( p. 35 – 68).
FRIGOTTO, Gaudêncio, A produtividade da Escola Improdutiva. 7 ed. São Paulo: Editora Cortez, 2006.
GUERRA, Maria do Carmo Bueno. Empregabilidade. Dicionário de políticas públicas. CASTRO, L.F; CONTIJO, C.R.B; AMABILE, A.E.N. (orgs) UFMG. 2012
HARVEY, David. A Condição Pós-moderna. São Paulo. Loyola. 1993. ( p. 117-134. Cap. 6, 7 e 8).
KUENZER, Acácia. Ensino de 2ºgrau: O trabalho como princípio educativo. 3edª. São Paulo: Cortez, 1997.
MARX, Karl e ENGELS, F. A ideologia Alemã . 6° ed. São Paulo. Ed. Hucitec-São Paulo,1987.
OLIVEIRA, Ramon de. Empregabilidade. In: Dicionário de Educação Profissional em Saúde. PEREIRA, I. B; LIMA, J.C.F. ( ORG.). 2° Ed. Ver. Ampl. – Rio de Janeiro : EPSJV, 2008. 478 p.
SANCHIS, Enric. Da Escola ao Desemprego. Agir, São Paulo: 1997.
SCHULTZ, T.O Capital Humano: Investimento em educação e pesquisa. Trad. De Marco Aurélio de M. Matos. Rio de Janeiro. Zarhar,1973. p.31-52.
SILVA, Danilma de Medeiros. Desvelando o Pronatec: uma avaliação política do programa. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal-RN. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.