O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO: VANTAGENS, DESVANTAGENS E PRIMEIROS DESAFIOS DA INSTITUIÇÃO

Autores

  • Liz Denize Carvalho Paiva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-4116-2674
  • Nádia Maria Pereira de Souza Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Professora de Didática e Prática de Ensino de Educação Física do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino - do Instituto de Educação, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. http://orcid.org/0000-0002-6001-8275
  • Celia Regina Otranto Professora de Política da Educação do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino - do Instituto de Educação, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. http://orcid.org/0000-0001-8914-5705

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2016.3470

Palavras-chave:

Institutos Federais, Rede Federal, Transformação institucional.

Resumo

O artigo tem por objetivo caracterizar os desafios iniciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, que constitui um dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFs criados por meio da Lei 11.892/ 2008 (BRASIL, 2008). Esta lei instituiu ainda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, promovendo novos contornos ao ensino técnico, tecnológico e profissional. Neste cenário, encontra-se ainda a Lei nº. 13.0005/ 2014 (BRASIL, 2014) que aprova o Plano Nacional de Educação, evidenciando em sua Meta 11, dentre outros aspectos, o objetivo em triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, pondo em relevo os Institutos, dada a sua amplitude territorial e suas particularidades. Neste estudo de natureza qualitativa, foram utilizadas pesquisas documentais e bibliográficas, além de pesquisa de campo. Para a apuração dos resultados foi empregada a análise de conteúdo, organizando os dados coletados por meio de categorias com unidades de contexto e de sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liz Denize Carvalho Paiva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares - PPGEduc da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Mestre pelo Programa de Pòs-Graduação em Educação Agrícola - PPGEA - da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Professora das disciplinas Avaliação Institucional e Gestão Educacional. 

Nádia Maria Pereira de Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Professora de Didática e Prática de Ensino de Educação Física do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino - do Instituto de Educação, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pòs-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora de Didática e Prática de Ensino de Educação Física do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino - do Instituto de Educação, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola - PPGEA - UFRRJ. É Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da UFRRJ.

Celia Regina Otranto, Professora de Política da Educação do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino - do Instituto de Educação, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde coordenou o Programa de Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares- PPGEduc, de 2012 a 2014 e na presente data é vice-coordenadora do mesmo Programa. É lider do GEPHUR (Grupo de Estudos e Pesquisas da História da Universidade Rural) atua como pesquisadora da Rede UNIVERSITAS, ligada ao GT 11 da ANPEd e do OBEDUC/UNIVERSITAS ;Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa. Edições 70, 1979.

BELLONI, I; MAGALHÃES, H.; SOUZA. L. C. Metodologia de Avaliação em políticas públicas: uma experiência em educação profissional. São Paulo: Cortez, 2000.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF - Seção 1 - Edição Extra - 26/6/2014.

______.Projeto de Lei nº 3.775 em julho de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=405479. Acesso em 08 jul. 2012.

_____.Poder Executivo. Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. Cria nas capitais dos Estados da Republica Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primário e gratuito. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Rio de Janeiro, DF, Seção 1, p. 6975, 26 set 1909.

______.Decreto-Lei nº. 8.300 de 6 de dezembro de 1945. Cria cursos técnicos na Divisão de Ensino Industrial do Departamento Nacional de Educação, e dá outras providências. Disponível em: <http://www2.camara.gov.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8300-6-dezembro-1945-457490-publicacaooriginal-1- e.html>Acesso em 8 jul. 2012.

______.Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Rio de Janeiro, DF, Seção 1, p. 3, 15 abr 2004.

______.Lei nº 8.948, de 8 de dezembro de 1994. Dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Rio de Janeiro, DF, Seção 1, p. 18882, 09 dez 1994.

______.Projeto de Lei nº 3.775 em julho de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=405479. Acesso em 08 jul. 2012.

______.Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis referente ao ciclo (2005-2009), Nilópolis, Rio de Janeiro, 2008.

______.Congresso Nacional. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, Seção 1, p. 1, 30 dez. 2008.

______.MEC. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI – 2009-2013. Rio de Janeiro, IFRJ, Julho de 2009.

______.MEC/SETEC nº 002/de 12 de dezembro de 2007. Chamada Pública de propostas para constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFET.

______.MEC/SETEC. Plano Pedagógico Institucional – PPI, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. 2011. Disponível em: < http://www.ifrj.edu.br/webfm_send/491>. Acesso em 8 jul. 2012.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE QUÍMICA DE NILÓPOLIS – RJ. CPA. Relatório de Autoavaliação Institucional referente ao ciclo (2006-2008), Nilópolis, Rio de Janeiro, 2008.

Disponível em: < http://ifrj.edu.br/webfm_send/487>. Acesso em 8 jul. 2012.

CIAVATTA, M. Universidades Tecnológicas: horizontes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETS)?. In MOLL, J. e Colaboradores. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MANFREDI, S. M. Educação profissional no Brasil. SP: Cortez, 2002.

LIMA FILHO, D. L. Universidade tecnológica e redefinição da institucionalidade da educação profissional: concepções e práticas em disputa. In MOLL, J. e Colaboradores. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MILITÃO, M. N. de S. do A. Novos rumos para o ensino técnico: impactos e perspectivas - o caso do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Cefet-MG. (Tese de Doutorado). PUC, São Paulo, 1988, 244f.

OTRANTO, C. R. Criação e Implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFET’s. Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas - RETTA – PPGEA/UFRRJ. Rio de Janeiro, Seropédica: EDUR- Editora da UFRRJ, 2010, p.p 89-110.

________.A política de educação profissional do governo Lula. Texto apresentado na 34ª. Reunião Anual da ANPED, Natal, RN, 2011.

Downloads

Publicado

15/06/2016

Como Citar

CARVALHO PAIVA, Liz Denize; PEREIRA DE SOUZA, Nádia Maria; OTRANTO, Celia Regina. O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO: VANTAGENS, DESVANTAGENS E PRIMEIROS DESAFIOS DA INSTITUIÇÃO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 64–74, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2016.3470. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3470. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.