PERSPECTIVAS ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA DE UM INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9127Palavras-chave:
Formação de Professores. Saberes Docentes, Educação ProfissionalResumo
O presente artigo trata do tema formação de professores em um Instituto Federal do Rio Grande do Sul, onde busca-se identificar os parâmetros legais que norteiam a formação de professores na Instituição e como esses pressupostos estão explícitos nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) das Licenciaturas em Matemática, Química e Ciências Biológicas. Optou-se por uma pesquisa documental tendo como fonte de dados os PPCs mencionados acima, Resolução Consup nº 13/2014 e o Parecer do Conselho Nacional de Educação/CP nº 02/2015. Dessa maneira, percebe-se que a Instituição de ensino preocupa-se com a formação crítica e contextualizada, embasando-se também nos princípios da educação profissional e tecnológica. Entretanto, há desafios para o aperfeiçoamento dessa formação, devido à complexidade da prática educativa e à ampliação da missão docente na atualidade, requerendo não só saberes técnicos, mas uma gama de outras competências.
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