UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO PLICKERS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.7939

Resumo

As novas tecnologias educacionais são ótimas ferramentas que auxiliam o processo de ensino aprendizagem. Utilizá-las como recurso na avaliação formativa é uma excelente maneira para o educador verificar se os seus objetivos em relação ao conteúdo didático estão sendo alcançados.  Destarte, propomos a análise de um estudo de caso referente à utilização do aplicativo plickers aplicado a uma turma de segundo ano do ensino médio com a finalidade de verificar qual a contribuição deste para o ensino-aprendizagem de matemática. Após a análise dos dados, verificamos que a utilização do aplicativo possibilita uma rápida intervenção por parte do professor em decorrência do imediato diagnóstico dos assuntos com maior incidência de erros dos alunos. 

Palavras-chave: Tecnologias. Educacionais. Plickers. Avaliação. Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENTO, M. C. M.; NETO, J. A. M.; OLIVEIRA, N. A. A.; Metodologias ativas e novas tecnologias: o uso do plickers como ferramenta de avaliação. Disponível em:< http://www.abed.org.br/congresso2017/trabalhos/pdf/33.pdf>. Acesso em 04 Out 2018.

BORBA. M. C.; PENTEADO. M. G. Informática e educação matemática. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. 6 ed. São Paulo: IME – USP, 1996.

DITZZ, A. J. M.; GOMES, G. R. R. A utilização do aplicativo plickers no apoio a avaliação formativa. Revista Tecnologias na Educação- Ano 9-Número/Vol.19- Julho 2017.

MACHADO, B. F. Aulas de matemática com o auxílio de tecnologias digitais. Belém: SBEM - PA, 2015.

Downloads

Publicado

29/03/2020

Como Citar

CABRAL, Fabio Henrique Marinho. UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO PLICKERS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e7939, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.7939. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7939. Acesso em: 28 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS