PERFIL DOS EGRESSOS DE UMA FACULDADE DE TECNOLOGIA E SEUS INTERESSES NA CRIAÇÃO DE UM PORTAL DO EGRESSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9130

Palavras-chave:

Gestão Universitária. Acompanhamento de Egressos. Portal do Egresso. Avaliação Institucional.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar o perfil dos egressos de uma Faculdade de Tecnologia e seus interesses na criação de um Portal do Egresso, a ser estruturado como ferramenta de relacionamento, por meio da oferta de benefícios e serviços. A pesquisa foi realizada com os egressos dos quatro cursos superiores de tecnologia da Faculdade Senac Florianópolis diplomados a partir de 2014. Os resultados evidenciaram que os ex-alunos mostraram-se satisfeitos com o curso e com a instituição, que pretendem dar continuidade aos estudos e que a maioria está inserida no mercado de trabalho. Observa-se também que cerca de 70,00% demonstraram interesse em manter os dados atualizados em um Portal do Egresso a ser disponibilizado pela IES, a fim de usufruir de serviços e benefícios, estendendo o relacionamento para além das ações relativas ao encaminhamento profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Wrzesinski Simon, Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade Federal da Fronteira Sul.

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bachrel em Administração Pública e Mestra em Administração Universitária pela UFSC.

Técnica-administrativa em Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Thais Hoffman Arnoni, Universidade Federal de Santa Catarina.

Mestra em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina.

Professora do Departamento de Ciências da Administração da UFSC. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC (2010). Mestre (2007) e Bacharel (2005) em Administração pela UFSC. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e do Programa de Pós-graduação em Administração Universitária da UFSC.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1988/constituicao-1988-5-outubro-1988-322142-publicacaooriginal-1-pl.html> Acesso em: 05 jul. 2017.

BRASIL. Decreto nº 19.851, de 11 de abril de 1931. Dispõe que o ensino superior no Brasil obedecerá, de preferência, ao sistema universitário, podendo ainda ser ministrado em institutos isolados, e que a organização técnica e administrativa das universidades é instituída no presente Decreto, regendo-se os institutos isolados pelos respectivos regulamentos, observados os dispositivos do seguinte Estatuto das Universidades Brasileiras. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19851-11-abril-1931-505837-publicacaooriginal-1-pe.html> Acesso em: 05 jul. 2017.

BRASIL Lei 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5540.htm> Acesso em: 07 jul. 2017.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm> Acesso em: 01 set. 2016.

BRASIL. Lei 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm> Acesso em: 01 set. 2016.

CABRAL, T. L. O; PACHECO A. S. V. As universidades e o relacionamento com seus ex-alunos: uma análise dos portais online de egressos. In: XV Colóquio Internacional Sobre Gestão Universitária na América do Sul, Florianópolis. UFSC, 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/136252/104_00267.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em: 30 ago. 2017.

DIAS, S. R. Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.

DIAS SOBRINHO, J. Avaliação e transformações da educação superior brasileira (1995 – 2009): do provão ao SINAES. Revista avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 1, 2010, p. 195-224.

FÁVERO, M. L. A. A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Curitiba: Editora UFPR. n. 28, 2006, p. 17-36.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação – presencial e a distância. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2015/instrumento_cursos_graduacao_publicacao_agosto_2015.pdf>. Acesso em: 27 mai. 2017.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Instrumento de Avaliação Institucional Externa. Subsidia os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação da organização acadêmica (presencial). Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_institucional/instrumentos/2015/instrumento_institucional_072015.pdf>. Acesso em: 27 mai. 2017.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Relatório do Censo 2015. Disponível em: <http://www.abmes.org.br/arquivos/documentos/Apresentacao_Censo_Superior_2015.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2017.

Kalsbek, D. H. Marketing e gerenciamento de matrículas na educação superior. In: MEYER JUNIOR, Victor. MURPHY, J. Patrick (orgs.) Dinossauros, gazelas & tigres: novas abordagens da administração universitária: um diálogo Brasil e Estados Unidos. 2. ed. ampliada, Florianópolis: Insular, 2003.

LOUSADA, A. C. Z.; MARTINS, G. A. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Revista de Contabilidade e Finanças – USP, São Paulo, n. 37, 2005, p. 73-84. Disponível em: <http://goo.gl/gJwJft>. Acesso em: 30 ago. 2017.

MACHADO, A. S. Acompanhamento de egressos: caso CEFET-PR – unidade de Curitiba. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Florianópolis, 2001. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81600> Acesso em: 30 ago. 2017.

MADRUGA, R. Guia de implementação de marketing de relacionamento e CRM. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC. Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/catalogo-nacional-dos-cursos-superiores-de-tecnologia> Acesso em: 30 ago. 2017.

MEIRA, M.D.D.; KURCGANT, P. Avaliação de cursos de graduação segundo os egressos. Revista da Escola de Enfermagem, São Paulo, v.43, 2009. p. 481-485.

MICHELAN, L. S.; HARGER, C. A.; EHRHARDT, G.; MORÉ, R. P. O. Gestão de egressos em instituições de ensino superior: possibilidades e potencialidades. In: IX Colóquio Internacional Sobre Gestão Universitária na América do Sul, Florianópolis, UFSC., 2009.

QUEIROZ, T. P. O bom filho a casa sempre torna: análise do relacionamento entre a Universidade Federal de Minas Gerais e seus egressos por meio da informação. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

QUEIROZ, T. P.; DE PAULA, C. P. A. O relacionamento com egressos como estratégica organizacional para o desenvolvimento das instituições de educação superior. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 6, n. 1, 2016, p. 4-18.

TEIXEIRA, G. C. S.; MACCARI, E. A. Proposição de um plano de ações estratégicas para associações de alunos egressos baseado em benchmarking. Anais do XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU, Florianópolis, Brasil, 2014.

Downloads

Publicado

05/04/2020

Como Citar

SIMON, Lilian Wrzesinski; ARNONI, Thais Hoffman; PACHECO, Andressa Sasaki Vasques. PERFIL DOS EGRESSOS DE UMA FACULDADE DE TECNOLOGIA E SEUS INTERESSES NA CRIAÇÃO DE UM PORTAL DO EGRESSO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e9130, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9130. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9130. Acesso em: 27 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.