AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO MECANISMOS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – GESTÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2019.7522Palavras-chave:
Gestão Escolar, Estágio em Gestão, Avaliação Institucional.Resumo
Este estudo apresenta alguns apontamentos acerca da Gestão Escolar, com o objetivo de conhecer e compreender o campo da atuação profissional do pedagogo na gestão, a partir das observações e coletas de dados realizadas na E.E.B. Pres. João Goulart, como componente curricular obrigatório para a disciplina de Estágio Supervisionado em Gestão. Como base teórica utilizou-se os autores PARO (2012), SOUSA (1999) e SOUZA (2009). Este estudo permitiu considerar a avaliação institucional como importante mecanismo a ser utilizado pela equipe gestora, a servir como um instrumento de construção e reconstrução da prática educativa, na tentativa de transformar a educação que está sendo ofertada. Concluiu-se também, que tal transformação inicia-se no valor em que damos a ela, quando nos permitimos passar por processos de avaliação, de significação e ressignificação.
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