AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO MECANISMOS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – GESTÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE

Autores

  • Paula de Souza curso de Licenciatura em Pedagogia – IFC – Campus Camboriú
  • Sara Wisenteiner Curso de Licenciatura em Pedagogia – IFC – Campus Camboriú
  • Filomena Lucia Gossler Rodrigues Silva IFC

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.7522

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Estágio em Gestão, Avaliação Institucional.

Resumo

Este estudo apresenta alguns apontamentos acerca da Gestão Escolar, com o objetivo de conhecer e compreender o campo da atuação profissional do pedagogo na gestão, a partir das observações e coletas de dados realizadas na E.E.B. Pres. João Goulart, como componente curricular obrigatório para a disciplina de Estágio Supervisionado em Gestão. Como base teórica utilizou-se os autores PARO (2012), SOUSA (1999) e SOUZA (2009). Este estudo permitiu considerar a avaliação institucional como importante mecanismo a ser utilizado pela equipe gestora, a servir como um instrumento de construção e reconstrução da prática educativa, na tentativa de transformar a educação que está sendo ofertada. Concluiu-se também, que tal transformação inicia-se no valor em que damos a ela, quando nos permitimos passar por processos de avaliação, de significação e ressignificação.

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Biografia do Autor

Paula de Souza, curso de Licenciatura em Pedagogia – IFC – Campus Camboriú

curso de Licenciatura em Pedagogia – IFC – Campus Camboriú

Sara Wisenteiner, Curso de Licenciatura em Pedagogia – IFC – Campus Camboriú

Curso de Licenciatura em Pedagogia – IFC – Campus Camboriú

Filomena Lucia Gossler Rodrigues Silva, IFC

Professora do IFC - Campus Camboriú, Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste; Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Joaçaba; Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina.  Atualmente coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação Lato Sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Camboriú

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Publicado

2019-09-24

Como Citar

SOUZA, P. de; WISENTEINER, S.; SILVA, F. L. G. R. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO MECANISMOS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – GESTÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 16, p. e7522, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.7522. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7522. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS