A ATUAÇÃO DO EGRESSO DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.6394

Palavras-chave:

administração, técnico, egressos, mercado de trabalho

Resumo

A oferta de cursos técnicos profissionais viabiliza a inserção no mercado de trabalho de jovens e adultos e procuram fomentar o desenvolvimento econômico regional. Sendo assim o presente estudo objetivou identificar qual a situação de empregabilidade dos egressos do curso técnico em administração. Foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa, através de questionários online provenientes do cadastro de concluintes da coordenação de registros escolares do campus Pirapora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Responderam o questionário 71 de um total de 147 egressos dos cursos nos anos de 2012 a 2015, representando 48% da população. Foi identificado que a grande maioria dos egressos não está trabalhando na área do curso e uma pequena parte seguiu a vertificalização e está cursando o bacharelado em Administração. A partir dos resultados foi possível obter as informações sobre a atuação do egresso do curso técnico em administração no mercado de trabalho em Pirapora em região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Rocha Silva, CEFET/MG - Mestrando IFNMG - Professor EBTT

Professor EBTT desde 2014 no IFNMG; Atuação nos cursos técnico em administração e bacharelado em administração; Mestrado em andamento no CEFET/MG.

Referências

BÓGUS, Cláudia Maria et al. Conhecendo egressos do curso técnico de Enfermagem do PROFAE. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, n. 4, p. 945-952, 2011.

CRUZ, Keyla de Souza Lima; SOUSA, Antonia de Abreu; CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre. A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ–IFCE. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 6, p. 85-94, 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍTICA – IBGE. Cidades. Brasil, 2016. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/pirapora/panorama>. Acesso em: 2 jul. 2018.

INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS – IFNMG. Projeto pedagógico do curso técnico em administração. Pirapora: [s.n.], 2013.

OLIVEIRA, M. R. N. S. Mudanças no mundo do trabalho: Acertos e desacertos na proposta curricular para o Ensino Médio (Resolução CNE 03/98). Diferenças entre formação técnica e formação tecnológica. Educação e Sociedade, v. 21, n. 70, p. 40-62, 2000.

SILVA, Flora Moritz da; FINGER, Luciane; VITAL, Juliana Tatiane. Análise do Perfil Profissional dos Potenciais Formandos do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. 2008.

Downloads

Publicado

29/03/2020

Como Citar

SILVA, Daniel Rocha; BRANDÃO, Moises Luna; MENDONÇA, Fabricio Molica; DICK, Jelson Luiz. A ATUAÇÃO DO EGRESSO DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e6394, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.6394. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6394. Acesso em: 29 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.