A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – IFCE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2013.3552

Palavras-chave:

Qualificação Profissional, Formação Integral, Egressos.

Resumo

As transformações contemporâneas no mundo do trabalho implicam na aquisição de novas habilidades e competências que transcendem as possibilidades do sistema educacional, sendo exigido um novo perfil de trabalhador. Tendo em vista essas considerações, esta pesquisa visa analisar a qualificação profissional viabilizada pelo IFCE, a partir da ótica dos Egressos que se formaram no período de 2007.1 - 2013.2. Esta pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, teve como amostra 68 egressos, representando 20% do universo. Utilizou-se o questionário on line para a coleta dos dados, tendo como referencial teórico autores como Paiva (2000) e Ramos (2002).  Dentre os resultados, destacamos que 75% dos egressos, informaram que o curso contribuiu para sua inserção no mercado de trabalho. Contudo, ressaltam a necessidade de obtenção de conhecimentos e habilidades que mais se aproximem da realidade prática. Finalmente, 94% dos egressos retornariam à Instituição para dar prosseguimento aos seus estudos. É válido ressaltar que esses resultados não podem estar desvinculados da própria dinâmica da Sociedade Capitalista que se apropria ideologicamente da ideia do Capital Humano, adequando à educação às demandas do mercado de trabalho, marcado pela flexibilização das relações de produção e precarização das condições de trabalho.

 

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Biografia do Autor

Keyla de Souza Lima Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE

Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Antonia de Abreu Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Isabel Magda Said Pierre Carneiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE

Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Referências

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Publicado

2016-04-04

Como Citar

CRUZ, K. de S. L.; SOUSA, A. de A.; CARNEIRO, I. M. S. P. A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – IFCE. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 6, p. 85–94, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2013.3552. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3552. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

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ARTIGOS

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