A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – IFCE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2013.3552

Palavras-chave:

Qualificação Profissional, Formação Integral, Egressos.

Resumo

As transformações contemporâneas no mundo do trabalho implicam na aquisição de novas habilidades e competências que transcendem as possibilidades do sistema educacional, sendo exigido um novo perfil de trabalhador. Tendo em vista essas considerações, esta pesquisa visa analisar a qualificação profissional viabilizada pelo IFCE, a partir da ótica dos Egressos que se formaram no período de 2007.1 - 2013.2. Esta pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, teve como amostra 68 egressos, representando 20% do universo. Utilizou-se o questionário on line para a coleta dos dados, tendo como referencial teórico autores como Paiva (2000) e Ramos (2002).  Dentre os resultados, destacamos que 75% dos egressos, informaram que o curso contribuiu para sua inserção no mercado de trabalho. Contudo, ressaltam a necessidade de obtenção de conhecimentos e habilidades que mais se aproximem da realidade prática. Finalmente, 94% dos egressos retornariam à Instituição para dar prosseguimento aos seus estudos. É válido ressaltar que esses resultados não podem estar desvinculados da própria dinâmica da Sociedade Capitalista que se apropria ideologicamente da ideia do Capital Humano, adequando à educação às demandas do mercado de trabalho, marcado pela flexibilização das relações de produção e precarização das condições de trabalho.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keyla de Souza Lima Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE

Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Antonia de Abreu Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Isabel Magda Said Pierre Carneiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE

Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Referências

BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20072010/2010/Decreto/D7234.htm>. Acesso em: 05.06.15.

CHINELLI, Filippina; DURÃO, Anna Violeta. Novos Conteúdos, nova forma e nova cultura do trabalho. O Mundo em Mudança: Virando o Milênio, Rio de Janeiro, v. 4, n. 6, p.99-105, jul. 1999. Semestral.

KERN, Horst. SCHUMANN, Michael. Das Ende der Arbeitsteilung? Rationalisierung in der industriellen Produktion. Munique: Verlag C. H. Beck, 1984.

KUENZER, Acácia. Educação e trabalho no Brasil: o estado da questão. Brasília: INEP, 1991.

PAIVA, Vanilda. La Ciudadania Negada. Políticas de Exclusión em la Educación y eltrabajo. Buenos Aires: Clacso, 2000.

______________. O mundo em mudança: deslocamento temático no final do século e a convivência com a incerteza. Contemporaneidade e Educação, ano VI, n°6. Rio de Janeiro, Instituto de Estudos da Cultura e Educação Continuada, 1999.

RAMOS, Marise Nogueira. A Educação Profissional pela pedagogia das competências e a superfície dos documentos oficiais. Educação e Sociedade, Campinas, p.401-422, 2002. Disponível em < http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em abril de 2011.

SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselane Fátima. Qualificação e Reestruturação produtiva: um balanço das pesquisas em Educação. Educação e Sociedade, ano XVIII, nº 61. Dezembro, 1997.

Downloads

Publicado

04/04/2016

Como Citar

CRUZ, Keyla de Souza Lima; SOUSA, Antonia de Abreu; CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre. A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – IFCE. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 6, p. 85–94, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2013.3552. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3552. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.