A INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE TRÊS CÂMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.7929Palavras-chave:
Ensino médio integrado, Integração curricular, Percepções dos estudantesResumo
A oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, estimulada a partir do Decreto 5.154/2004, está presente hoje em todo o Brasil. O objetivo deste artigo é mostrar os resultados de uma pesquisa que investigou as percepções de estudantes de cursos integrados em relação ao potencial integrador dos componentes curriculares Oficina de Integração (OI) e Projeto Integrador (PI) nos cursos integrados, ofertados em três câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina. Os dados foram coletados por meio de questionário online, que foi respondido por 141 estudantes. A análise dos dados mostra que, nos três câmpus, a maioria dos estudantes percebe o elemento da diferença do PI e da OI em relação aos demais componentes curriculares do curso, evidenciado principalmente através da categoria empírica “Processos Metodológicos”. Também foi possível identificar, pelas percepções dos estudantes, o potencial integrador desses componentes em cada curso. Para a maioria dos estudantes, a presença das diferentes áreas nas aulas de OI/PI contribui para promover a integração entre os componentes curriculares dos cursos.
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