EDUCAÇÃO FÍSICA, AMBIENTAL E INCLUSIVA: um relato de experiência interdisciplinar no desenvolvimento e apresentação de Jogos Sensoriais uma estudante com Deficiência Visual.
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8987Palavras-chave:
Educação Física. Educação Ambiental. Deficiência Visual. Inclusão.Resumo
No ano de 2017, o Campus Garanhuns do Instituto Federal de Pernambuco recebeu, pela primeira vez, uma estudante com deficiência visual em seu Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio. Esta realidade nos trouxe o desejo de superar barreiras atitudinais e estruturais que pudessem implicar em dificuldades ao pleno desenvolvimento e aprendizagem da estudante. Esta iniciativa culminou com o desenvolvimento de estratégias metodológicas de natureza interdisciplinar, apresentadas neste texto a partir do relato de uma experiência interdisciplinar que aproximou as disciplinas Educação Física e Educação Ambiental através do conteúdo Jogos de Tabuleiro. Concluímos que a abordagem interdisciplinar dos temas foi uma experiência exitosa, pois levou os estudantes a perceberem como a discussão ambiental perpassa as diversas disciplinas, além de oportunizar a ampliação do repertório de conhecimentos dos estudantes, estabelecendo conexões entre temas e abordagens.
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