O CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARANÁ COMO ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS JOVENS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9094

Palavras-chave:

Educação. Qualificação Profissional. Técnico em Meio Ambiente.

Resumo

O presente artigo aborda a regulamentação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio por meio da análise da organização do Curso Técnico de Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio no Estado do Paraná. A intensificação nos processos produtivos, associada ao desenvolvimento tecnológico, agravou a degradação ambiental, implicando uma nova forma de relação da sociedade com a natureza.  Desse modo, a formação articula conhecimentos científicos com a qualificação profissional, abrangendo a relação entre educação e trabalho, pressupostos da educação politécnica. Constata-se a relevância social do Curso, considerando-o enquanto uma possibilidade para a formação de profissionais preocupados com a realidade socioambiental da atualidade, com a proteção ambiental e com a gestão dos recursos naturais.

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Biografia do Autor

Ana Paula da Silva Rodrigues, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Doutoranda - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Eloy Fassi Casagrande Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Marcia Regina Rodrigues da Silva Zago, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Maclovia Corrêa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

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Publicado

22/03/2020

Como Citar

RODRIGUES, Ana Paula da Silva; CASAGRANDE JUNIOR, Eloy Fassi; ZAGO, Marcia Regina Rodrigues da Silva; DA SILVA, Maclovia Corrêa. O CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARANÁ COMO ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS JOVENS. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e9094, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9094. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9094. Acesso em: 23 abr. 2024.

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