O CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARANÁ COMO ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS JOVENS

Ana Paula da Silva Rodrigues, Eloy Fassi Casagrande Junior, Marcia Regina Rodrigues da Silva Zago, Maclovia Corrêa da Silva

Resumo


O presente artigo aborda a regulamentação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio por meio da análise da organização do Curso Técnico de Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio no Estado do Paraná. A intensificação nos processos produtivos, associada ao desenvolvimento tecnológico, agravou a degradação ambiental, implicando uma nova forma de relação da sociedade com a natureza.  Desse modo, a formação articula conhecimentos científicos com a qualificação profissional, abrangendo a relação entre educação e trabalho, pressupostos da educação politécnica. Constata-se a relevância social do Curso, considerando-o enquanto uma possibilidade para a formação de profissionais preocupados com a realidade socioambiental da atualidade, com a proteção ambiental e com a gestão dos recursos naturais.


Palavras-chave


Educação. Qualificação Profissional. Técnico em Meio Ambiente.

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DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9094

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