O CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARANÁ COMO ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS JOVENS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9094

Palavras-chave:

Educação. Qualificação Profissional. Técnico em Meio Ambiente.

Resumo

O presente artigo aborda a regulamentação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio por meio da análise da organização do Curso Técnico de Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio no Estado do Paraná. A intensificação nos processos produtivos, associada ao desenvolvimento tecnológico, agravou a degradação ambiental, implicando uma nova forma de relação da sociedade com a natureza.  Desse modo, a formação articula conhecimentos científicos com a qualificação profissional, abrangendo a relação entre educação e trabalho, pressupostos da educação politécnica. Constata-se a relevância social do Curso, considerando-o enquanto uma possibilidade para a formação de profissionais preocupados com a realidade socioambiental da atualidade, com a proteção ambiental e com a gestão dos recursos naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula da Silva Rodrigues, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Doutoranda - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Eloy Fassi Casagrande Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Marcia Regina Rodrigues da Silva Zago, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Maclovia Corrêa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 5.692 de 11 de gosto de 1971. Subchefia para Assuntos Jurídicos Casa Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.html>. Acesso em: 11mai. 2019.

______. Política Nacional de Meio Ambiente. 6.938 de 31 de agosto de 1981. Subchefia para Assuntos Jurídicos Casa Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm>. Acesso em: 28 de mai. 2019.

______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Centro Gráfico, 1988.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Subchefia para Assuntos Jurídicos Casa Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm>. Acesso em: 28 mai. 2019.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

_______. Política Nacional de Educação Ambiental. 9.795 de 27 de abril de 1999. Subchefia para Assuntos Jurídicos Casa Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm>. Acesso em: 08 mai. 2019.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 04 de 05 de outubro de 1999. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/RCNE_CEB04_99.pdf>. Acesso: em 10 de jun. 2019.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 16 de 05 de outubro de 1999. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/rede/legisla_rede_parecer1699.pdf>. Acesso em: 10 de jun. 2019.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 06 de 20 de setembro de 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 10 de jun. 2019.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 11 de 09 de maio de 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10804-pceb011-12-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 10 de jun. 2019.

REVISTABRASILEIRA

DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

ISSN - 2447-1801 Vol. 1 (2020)

_____. Plano Nacional de Educação. 13.005 de 25 de junho de 2014. Subchefia para Assuntos Jurídicos Casa Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em 08 mai. 2019.

______. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Ministério da Educação, 2016.Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=77451-cnct-3a-edicao-pdf-1&category_slug=novembro-2017-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 08 de mai. 2019.

BRUNACCI, A.; PHILIPPI Jr, A. A Dimensão Humana do Desenvolvimento Sustentável. In: Educação Ambiental e Sustentabilidade. PHILLIPPI Jr, A.; PELICIONI, M. C. F. (Ed.) 2. ed. São Paulo: Manole, 2014. Coleção Ambiental, v. 14. P. 307-333.

CARSON, Rachel. Primavera Silenciosa. São Paulo: Gaia, 2010.

CARVALHO, M. G. Tecnologia e Sociedade. In: BASTOS, J. A. Tecnologia & Interação. Curitiba: CEFET/PR, 1998. Cap. 5.

CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A “era das diretrizes”: a disputa pelo projeto de educação dos mais pobres. Revista Brasileira de Educação, Rio De Janeiro, v. 17, n. 49, p.11-36, jan/abr. 2012.

ENGUITA, Mariano Fernández. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. Cap. 8.

FAZENDA, Ivani C. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Edições

Loyola, 2011.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA. Maria; RAMOS, Marise. A gênese do Decreto N. 5.154/2004. Um debate no contexto controverso da democracia restrita. Trabalho Necessário, 2005. p. 1-26.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2012.

______. A dimensão ambiental na educação. 12. Ed. São Paulo: Papirus, 2015.

MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite; SILVA, Mônica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. In: Revista Brasileira de Educação. Dez 2015, vol. 20, nº 63, p. 1057-1080.

REVISTABRASILEIRA

DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

ISSN - 2447-1801 Vol. 1 (2020) 16

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Onde Cursar Cursos Técnicos. Eixos: Ambiente e Saúde. Disponível em: <http://www.comunidade.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=39#meio_ambiente>. Acesso em: 11 de mai. 2019.

______. Secretaria de Estado da Educação. Matriz Curricular do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/educacao_profissional/meio_ambiente_integrado.pdf>. Acesso em: 11 de mai. 2019.

______. Secretaria do Estado da Educação. Conselho Estadual de Educação. Deliberação nº 09 de 20 de dezembro de 2006. Disponível em: <http://www.cee.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/Deliberacoes/2006/deliberacao_09_06.pdf>. Acesso em: 13 de jun. 2019.

______. Secretaria de Estado da Educação. Conselho Estadual de Educação. Deliberação nº 05 de 10 de dezembro de 2013. Disponível em: <http://www.cee.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/Deliberacoes/2013/deliberacao_05_13.pdf>. Acesso em: 13 de jun. 2019.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Exposições Universais: espetáculos da modernidade do século XIX. São Paulo: Hucitec, 1997, p. 42-55.

RODRIGUES, Ana Paula da Silva. Análise da Aplicação das Diretrizes Públicas de Educação Ambiental em Área de Mananciais: Estudo de Caso do Município de Piraquara/PR. 2018. 210 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2018.

SANTOS, Laymert Garcia dos. Politizar as novas tecnologias. São Paulo: Cia das Letras, 2000. p. 15-48.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. 2007, vol. 12, n. 34, p. 152-165.

TOMPOROSKI, Avani; AMORIM, Mario. A Formação no Ensino Médio Técnico no Panará – O Curso Técnico em Meio Ambiente. In: IV Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade. Anais. Curitiba, 2011. Disponível em: <http://www.esocite.org.br/eventos/tecsoc2011/cd-anais/arquivos/pdfs/artigos/gt028-aformacao.pdf>. Acesso em 13 de jun. 2019.

Downloads

Publicado

22/03/2020

Como Citar

RODRIGUES, Ana Paula da Silva; CASAGRANDE JUNIOR, Eloy Fassi; ZAGO, Marcia Regina Rodrigues da Silva; DA SILVA, Maclovia Corrêa. O CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARANÁ COMO ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS JOVENS. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e9094, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9094. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9094. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.