ADOECIMENTO MENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES CONCLUINTES DE CURSOS TÉCNICO INTEGRADOS
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9173Palavras-chave:
Educação Profissional. Sofrimento Mental. InteraçãoResumo
Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo investigar os possíveis fatores de sofrimento/adoecimento mental relacionados ao contexto escolar de estudantes concluintes de três cursos de Ensino Médio Integrado da Educação Profissional e Tecnológica de um Campus do Instituto Federal Farroupilha. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi o questionário. Para a análise dos dados, a metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdo, que permitiu identificar possíveis fatores causadores de prejuízos ao seu bem-estar físico e/ou emocional, entre eles, dificuldades de adaptação à instituição, dificuldades de relacionamento, bullying e pressão por bom desempenho escolar. Além disso, os estudantes identificam a importância dos processos de interação com colegas, professores e servidores como formas de enfrentamento das dificuldades relacionadas ao contexto escolarDownloads
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