ADOECIMENTO MENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES CONCLUINTES DE CURSOS TÉCNICO INTEGRADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9173

Palavras-chave:

Educação Profissional. Sofrimento Mental. Interação

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo investigar os possíveis fatores de sofrimento/adoecimento mental relacionados ao contexto escolar de estudantes concluintes de três cursos  de Ensino Médio Integrado da Educação Profissional e Tecnológica de um Campus do Instituto Federal Farroupilha. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi o questionário. Para a análise dos dados, a metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdo, que permitiu identificar possíveis fatores causadores de prejuízos ao seu bem-estar físico e/ou emocional, entre eles, dificuldades de adaptação à instituição, dificuldades de relacionamento, bullying e pressão por bom desempenho escolar.  Além disso, os estudantes identificam a importância dos processos de interação com colegas, professores e servidores como formas de enfrentamento das dificuldades relacionadas ao contexto escolar

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARIÑO, Daniela Ornellas; BARDAGI, Marúcia Patta. Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários. Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora, v. 12, n. 3, p. 44-52, dez. 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-12472018000300005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 02 out. 2019.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. O Suicídio e os Desafios para a Psicologia. Conselho Federal de Psicologia. Brasília: CFP, 2013.

COSTA, Albanita Gomes da; LUDERMIR, Ana Bernarda. Transtornos mentais comuns e apoio social: estudo em comunidade rural da Zona da Mata de Pernambuco, Brasil. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 73-79, fev. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2005000100009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 02 out. 2019.

FERRO, Aline S.; ANTUNES, André A. Plantão psicológico: a construção de um "pro-jeto" sobre as vicissitudes humanas no espaço educacional, narrando a intertextualidade de uma experiência psicológica no Instituto Federal de

REVISTABRASILEIRA

DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

ISSN - 2447-1801 Vol. 1 (2020) 23

Goiás. Revista EIXO, Brasília, v. 4, n. 1, jan./jun. 2015. Disponível em: http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/213. Acesso em: 3 mar. 2019.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 405 p.

FONSECA, Ilva Santana Santos; MOURA, Samara Bruno. Apoio social, saúde e trabalho: uma breve revisão. Psicologia para América Latina, México, n. 15, dez. 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-350X2008000400012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 02 out. 2019.

GRANER, Karen Mendes; CERQUEIRA, Ana Teresa de Abreu Ramos. Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 4, p. 1327-1346, abr. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000401327&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 02 out. 2019.

GROLLI, Verônica; WAGNER, Marcia Fortes; DALBOSCO, Simone Nenê Portela. Sintomas Depressivos e de Ansiedade em Adolescentes do Ensino Médio. Revista de Psicologia da IMED, Passo Fundo, v. 9, n. 1, p. 87-103, nov. 2017. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/revistapsico/article/view/2123. Acesso em: 31 out. 2018.

GURPILHARES, Marlene Silva Sardinha et al. Bullying na Escola: um sofrimento. Educação, Cultura e Comunicação, [S.l.], v. 5, n. 10, jun./dez. 2014. Disponível em: http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/532. Acesso em: 01 mai. 2019.

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Integrado - Campus São Vicente do Sul. São Vicente do Sul: IFFar, 2008.

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado - Campus São Vicente do Sul. São Vicente do Sul: IFFar, 2011.

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado - Campus São Vicente do Sul. São Vicente do Sul: IFFar, 2014.

JANSEN, Karen et al. Transtornos mentais comuns e qualidade de vida em jovens: uma amostra populacional de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, p. 440-448, mar. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2011000300005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 02 out. 2019.

REVISTABRASILEIRA

DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

ISSN - 2447-1801 Vol. 1 (2020) 24

LOPES, Claudia S. et al. ERICA: prevalência de transtornos mentais comuns em adolescentes brasileiros. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 50, supl. 1, 14s, 2016. Disponível em: https://scielosp.org/pdf/rsp/2016.v50suppl1/14s/pt. Acesso em: 30 out. 2018.

LORENZONI, Janete Cordeiro. Rede de Apoio aos Estudantes: seu papel no processo de aprendizagem dos estudantes no Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. 2019. 99 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens) – Universidade Franciscana - Santa Maria, 2019.

MUNIZ, Maiara Amorin; TROVÃO, Renata Cardozo. A implementação do Plano Institucional de Promoção da Saúde Mental e Prevenção do Suicídio do IFMA. In: NEGREIROS, Fauston;

SOUZA, Marilene Proença Rebello de (Org.). Práticas em psicologia escolar: do ensino técnico ao superior. v. 10. Teresina: EDUFPI, 2019. p. 151-163. Disponível em: https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/VOLUME_1020190903151406.pdf. Acesso em: 30 set. 2019.

Organização Mundial da Saúde (OMS). Saúde do adolescente. Disponível em: http://www.who.int/topics/adolescent_health/es/. Acesso em: 01 out. 2018.

POLETTO, Michele; KOLLER, Sílvia Helena. Contextos ecológicos: promotores de resiliência, fatores de risco e de proteção. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 25, n. 3, p. 405-416, set. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2008000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 out. 2019.

SAVATER, Fernando. Ética para meu filho. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

SAVATER, Fernando. O valor de educar. São Paulo: Planeta do Brasil, 2005.

SOUSA, Silvana Teixeira de Araújo; ARAÚJO, Ana Cláudia Lopes; LIMA, Juliana Reis. Saúde Mental e Qualidade de Vida na Escola: um projeto de extensão do IFPI Campus Teresina Zona Sul. In:

NEGREIROS, Fauston; SOUZA, Marilene Proença Rebello de (Org.). Práticas em psicologia escolar: do ensino técnico ao superior. v. 10. Teresina: EDUFPI, 2019. p. 164-179. Disponível em: https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/VOLUME_1020190903151406.pdf. Acesso em: 30 set. 2019.

SOUZA, Mayra Silva de; BAPTISTA, Adriana Said Daher; BAPTISTA, Makilim Nunes. Relação entre suporte familiar, saúde mental e comportamentos de risco em estudantes universitários. Acta Colombiana de Psicología, v. 13, n. 1, p. 143-154. 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=79815637013. Acesso em: 03 out. 2019.

WALLAU, Raquel de, LORENZONI, Janete Cordeiro, ORTIZ, Neiva. O Lugar da Psicologia no Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul e a Participação na Rede Interna de Atendimento/Acompanhamento de Estudantes. In: NEGREIROS,

Fauston; SOUZA, Marilene Proença Rebello de

REVISTABRASILEIRA

DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

ISSN - 2447-1801 Vol. 1 (2020) 25

(Org.). Práticas em psicologia escolar: do ensino técnico ao superior. v. 3. Teresina: EDUFPI, 2017. p. 42-57. Disponível em: http://libra.ifpi.edu.br/noticias/VOLUME03.pdf. Acesso em: 06 out. 2019.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. 320 p.

Downloads

Publicado

06/01/2020

Como Citar

PACHECO, Fabiane do Amaral; NONENMACHER, Sandra Elisabet Bazana; CAMBRAIA, Adão Caron. ADOECIMENTO MENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES CONCLUINTES DE CURSOS TÉCNICO INTEGRADOS. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e9173, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9173. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9173. Acesso em: 29 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.