Formação integrada em cursos de computação para construção da abordagem socioecológica de saúde
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12807Palavras-chave:
Currículos de Computação, Educação para a saúde, Pensamento Computacional.Resumo
O artigo apresenta uma análise de currículos no que tange a abordagem de saúde nos Cursos Superiores de Computação de três instituições. Propomos identificar a contribuição dos currículos na constituição de um sujeito, que visualize a saúde como bem estar físico, biopsicossocial e ambiental e não mera ausência de doença. Para tanto, buscamos, nas ementas e bibliografias das disciplinas da estrutura curricular dos cursos, palavras relacionadas à saúde e a formação integrada dos sujeitos. Nesta análise, a computação e, mais especificamente, a Licenciatura em Computação desenvolve conceitos de saúde, na perspectiva do autocuidado, da promoção da saúde e da prevenção da doença pela construção do pensamento computacional e formação integrada, que habilita o processamento de informações essenciais às tomadas de decisão quanto ao acesso, compreensão, avaliação e utilização dos instrumentos, normas e orientações.
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