Formação integrada em cursos de computação para construção da abordagem socioecológica de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12807

Palavras-chave:

Currículos de Computação, Educação para a saúde, Pensamento Computacional.

Resumo

O artigo apresenta uma análise de currículos no que tange a abordagem de saúde nos Cursos Superiores de Computação de três instituições. Propomos identificar a contribuição dos currículos na constituição de um sujeito, que visualize a saúde como bem estar físico, biopsicossocial e ambiental e não mera ausência de doença. Para tanto, buscamos, nas ementas e bibliografias das disciplinas da estrutura curricular dos cursos, palavras relacionadas à saúde e a formação integrada dos sujeitos. Nesta análise, a computação e, mais especificamente, a Licenciatura em Computação desenvolve conceitos de saúde, na perspectiva do autocuidado, da promoção da saúde e da prevenção da doença pela construção do pensamento computacional e formação integrada, que habilita o processamento de informações essenciais às tomadas de decisão quanto ao acesso, compreensão, avaliação e utilização dos instrumentos, normas e orientações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adão Caron Cambraia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Doutor em Educação nas Ciências

Maria Cristina Pansera de Araújo, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul

Dra. em Genética e Professora do PPGEC da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul.

Referências

BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: o contexto da educação tecnológica. 3.ed. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2011.

BELL, T., WITTEN, I, H. e FELLOWS, M. Computer Science Unplugged: Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador. Tradução coordenada por Luciano Porto Barreto, 2011.

BOFF, L. Ética da Vida. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. 8º Conferência Nacional de Saúde. In: Anais da 8º Conferência Nacional de Saúde. Brasília: MS, 1986.

BRASIL. Ministério da Saúde. Relatório final da 8ª Conferência Nacional de Saúde. 1986. Acessado em 04/05/2019 no endereço: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes /8_conferencia_nacional_saude_relatorio_final.pdf.

CARVALHO, A. A. S.; CARVALHO, G. S. Eixos de valores em promoção da saúde e educação para a saúde. In: PEREIRA, B. O.; CARVALHO, G. S. de. Actividade física, saúde e lazer: modelos de análise e intervenção. Lisboa: Lidel, 2008.

GIROUX, H. A. Introducción: democracia, educación y política en la pedagogía crítica. In: McLAREN, P.; KINCHELOE, J. L. (eds). Pedagogía Crítica: de qué hablamos, dónde estámos. Barcelona: Grao, 2008.

INSTITUTO X. Ministério da Educação. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação. Instituto Federal Farroupilha, Campus de Santo Augusto, 2014.

MACHADO, N. J. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.

MARTINS, L.; EL-HANI, C. N.; CARVALHO, G. A saúde no livros didáticos brasileiros de Biologia: que ensino propomos? In: BOFF, E. T. O.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C.; CARVALHO, G. (org) Interações entre conhecimentos, valores e práticas na Educação em Saúde. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2016.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 10. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

SCHÖN, D. A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Traduzido por: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.

SORENSEN, K. The European Health Literacy Survey. In: Health Literacy: Improving Health, Health Systems, and Health Policy Around the World, New York Academy of Medicine, Setember, 24, 2012.

NIVERSIDADE 1. Projeto Pedagógico de curso de Ciência da Computação, 2013.

UNIVERSIDADE 2. Plano de Estudos do Curso de Licenciatura em Ciências da Computação. 2014. Acessado em: <http://www.uminho.pt>, dia 02/02/2015.

UNIVERSIDADE 2. Plano de Estudos do Curso de Mestrado em Ensino de Informática. 2014a. Acessado em: <http://www.uminho.pt>, dia 01/02/2015.

VIEIRA, C. (2009). Literacia científica, literacia matemática e pensamento crítico. Enseñanza de las Ciencias, Número Extra VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, Barcelona, pp. 394-399. Acessado dia 01/08/2019, as 16:23. No endereço: http://ensciencias.uab.es/congreso09/numeroextra/art-394-399.pdf

VIGOSTKI, L. S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

WHO. Ottawa Charter for Health Promotion. Acessado no dia 15/07/2019, no endereço: http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0004/129532/Ottawa_Charter.pdf.

WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33–35, mar 2006. DOI: https://doi.org/10.1145/1118178.1118215

ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: ideas e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Downloads

Publicado

27/12/2022

Como Citar

CAMBRAIA, Adão Caron; ARAÚJO, Maria Cristina Pansera de. Formação integrada em cursos de computação para construção da abordagem socioecológica de saúde. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e12807, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.12807. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12807. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.