COMPETÊNCIAS HUMANAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PERCEPÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2018.6335

Palavras-chave:

Competências Humanas, Educação Profissional, Organizações

Resumo

Muitos são os questionamentos e incertezas que emergem da temática competências humanas na educação profissional. A partir deste pressuposto, questiona-se: que importância um grupo de organizações do Vale do Taquari atribui às competências humanas no desempenho das funções dos profissionais de nível técnico? O presente artigo apresenta uma pesquisa que tem o propósito de analisar as competências humanas na educação profissional. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa construída a partir de um questionário semiestruturado, que foi aplicada a 24 organizações do Vale do Taquari (RS), com o objetivo de verificar o grau de importância que as mesmas atribuem às competências humanas dos profissionais de nível técnico e identificar quais competências humanas essas organizações elencam ser as mais importantes para o profissional de nível técnico. Busca, igualmente, compreender a relação existente entre competências técnicas e competências humanas na visão das organizações. Os resultados evidenciaram que as competências humanas dos profissionais de nível técnico são consideradas importantes para as organizações, mas mais importante é o profissional contemplar em seu perfil competências humanas e técnicas. Relacionamento interpessoal, comunicação, motivação e energia para o trabalho, organização e planejamento foram as competências humanas mais valorizadas pelas organizações. Ao final, destaca-se que a educação profissional deve estar atenta ao mercado e comprometida também com o desenvolvimento de competências humanas.

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Biografia do Autor

Liséria Letícia da Silva, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Bacharel em Administração de Empresas, Especialista em Gestão estratégica de Pessoas e Especialista em Docência na Educação Profissional

Suzana Feldens Schwertner, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Psicóloga. Doutora em Educação. Professora do curso de Psicologia e do Mestrado em Ensino - Univates

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Publicado

29/10/2018

Como Citar

SILVA, Liséria Letícia da; SCHWERTNER, Suzana Feldens. COMPETÊNCIAS HUMANAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PERCEPÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 15, p. e6335, 2018. DOI: 10.15628/rbept.2018.6335. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6335. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

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ARTIGOS

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