COMPETÊNCIAS HUMANAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PERCEPÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2018.6335Palavras-chave:
Competências Humanas, Educação Profissional, OrganizaçõesResumo
Muitos são os questionamentos e incertezas que emergem da temática competências humanas na educação profissional. A partir deste pressuposto, questiona-se: que importância um grupo de organizações do Vale do Taquari atribui às competências humanas no desempenho das funções dos profissionais de nível técnico? O presente artigo apresenta uma pesquisa que tem o propósito de analisar as competências humanas na educação profissional. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa construída a partir de um questionário semiestruturado, que foi aplicada a 24 organizações do Vale do Taquari (RS), com o objetivo de verificar o grau de importância que as mesmas atribuem às competências humanas dos profissionais de nível técnico e identificar quais competências humanas essas organizações elencam ser as mais importantes para o profissional de nível técnico. Busca, igualmente, compreender a relação existente entre competências técnicas e competências humanas na visão das organizações. Os resultados evidenciaram que as competências humanas dos profissionais de nível técnico são consideradas importantes para as organizações, mas mais importante é o profissional contemplar em seu perfil competências humanas e técnicas. Relacionamento interpessoal, comunicação, motivação e energia para o trabalho, organização e planejamento foram as competências humanas mais valorizadas pelas organizações. Ao final, destaca-se que a educação profissional deve estar atenta ao mercado e comprometida também com o desenvolvimento de competências humanas.
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