Reflexões sobre aprendizagem

estudo de caso da gincana PBL (project based learning) de criatividade do IFPR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11090

Palavras-chave:

Gincana Project Based Learning. Processo de Ensino-Aprendizagem. Estratégia de Aprendizagem de Estudantes.

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar um evento denominado “Gincana PBL (Project Based Learning) de Criatividade do Instituto Federal do Paraná - IFPR. O evento anual faz parte de um projeto de pesquisa iniciado no ano de 2018, teve seu segundo evento realizado no ano de 2019 e, em 2020, teve que ser adiado por conta da Pandemia covid-19. O principal objetivo deste texto foi discutir, apresentar e, apontar através de resultados, a gincana como metodologia significativa de aprendizagem e motivação dos estudantes de ensino médio. A participação dos estudantes no evento e, particularmente nas provas, favorece o entendimento prático de teorias trabalhadas com exaustão em salas de aulas tradicionais desta instituição de ensino. Os estudantes têm retornado para as aulas mais determinados e reconhecem que o ensino teórico tem grande valor no momento do desenvolvimento de projetos físicos.

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Biografia do Autor

Giancarlo de França Aguiar, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Doutor em Métodos Numéricos Aplicados à Engenharia - Área de concentração: Programação Matemática (enfase: Engenharia Elétrica) - UFPR (2017). Mestre em Métodos Numéricos Aplicados à Engenharia - Área de concentração: Programação Matemática (Data Envelopment Analysis) - UFPR (2003). Graduado em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2000). É professor do Instituto Federal do Paraná - IFPR e da Universidade Positivo - UP em Curitiba (Paraná). Leciona nos cursos de Engenharia da Universidade Positivo e na área de Matemática do IFPR. Tem experiência nos Ensinos Fundamental, Médio e Superior. No Ensino Superior trabalha com Pesquisa Operacional, Cálculo Diferencial e Integral, Cálculo Aplicado, Geometria Analítica, Álgebra Linear, Probabilidade e Estatística e Estatística Aplicada a BI. Atua principalmente nos seguintes temas: IEC 61850, Transformadores de Potência, Gestão de Ativos, Teoria dos Jogos Cooperativos, Eficiência Técnica Relativa, Produtividade, Programação Linear, Data Envelopment Analysis (DEA), Equações Diferenciais e Processos de Ensino e Aprendizagem em Engenharia.

Bárbara de Cassia Xavier Cassins Aguiar, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Métodos Numéricos em Engenharia (Área de concentração: Programação Matemática) pela Universidade Federal do Paraná (2014), Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia (Área de concentração: Programação Matemática) pela Universidade Federal do Paraná (2003), Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2000). Atualmente é professora efetiva do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal do Paraná . Possui experiência na área de Matemática e Desenho Assistido por Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: Otimização, Matemática Aplicada e Computação Gráfica.

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Publicado

06/11/2022

Como Citar

AGUIAR, Giancarlo de França; AGUIAR, Bárbara de Cassia Xavier Cassins; CINIELLO, Ana Paula Delowski; ALBINI, Fábio Luiz Pessoa; NAKAGAWA, Monia Naomy. Reflexões sobre aprendizagem: estudo de caso da gincana PBL (project based learning) de criatividade do IFPR. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e11090, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.11090. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11090. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

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ARTIGOS

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