Reflexões sobre aprendizagem

estudo de caso da gincana PBL (project based learning) de criatividade do IFPR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11090

Palavras-chave:

Gincana Project Based Learning. Processo de Ensino-Aprendizagem. Estratégia de Aprendizagem de Estudantes.

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar um evento denominado “Gincana PBL (Project Based Learning) de Criatividade do Instituto Federal do Paraná - IFPR. O evento anual faz parte de um projeto de pesquisa iniciado no ano de 2018, teve seu segundo evento realizado no ano de 2019 e, em 2020, teve que ser adiado por conta da Pandemia covid-19. O principal objetivo deste texto foi discutir, apresentar e, apontar através de resultados, a gincana como metodologia significativa de aprendizagem e motivação dos estudantes de ensino médio. A participação dos estudantes no evento e, particularmente nas provas, favorece o entendimento prático de teorias trabalhadas com exaustão em salas de aulas tradicionais desta instituição de ensino. Os estudantes têm retornado para as aulas mais determinados e reconhecem que o ensino teórico tem grande valor no momento do desenvolvimento de projetos físicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giancarlo de França Aguiar, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Doutor em Métodos Numéricos Aplicados à Engenharia - Área de concentração: Programação Matemática (enfase: Engenharia Elétrica) - UFPR (2017). Mestre em Métodos Numéricos Aplicados à Engenharia - Área de concentração: Programação Matemática (Data Envelopment Analysis) - UFPR (2003). Graduado em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2000). É professor do Instituto Federal do Paraná - IFPR e da Universidade Positivo - UP em Curitiba (Paraná). Leciona nos cursos de Engenharia da Universidade Positivo e na área de Matemática do IFPR. Tem experiência nos Ensinos Fundamental, Médio e Superior. No Ensino Superior trabalha com Pesquisa Operacional, Cálculo Diferencial e Integral, Cálculo Aplicado, Geometria Analítica, Álgebra Linear, Probabilidade e Estatística e Estatística Aplicada a BI. Atua principalmente nos seguintes temas: IEC 61850, Transformadores de Potência, Gestão de Ativos, Teoria dos Jogos Cooperativos, Eficiência Técnica Relativa, Produtividade, Programação Linear, Data Envelopment Analysis (DEA), Equações Diferenciais e Processos de Ensino e Aprendizagem em Engenharia.

Bárbara de Cassia Xavier Cassins Aguiar, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Métodos Numéricos em Engenharia (Área de concentração: Programação Matemática) pela Universidade Federal do Paraná (2014), Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia (Área de concentração: Programação Matemática) pela Universidade Federal do Paraná (2003), Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2000). Atualmente é professora efetiva do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal do Paraná . Possui experiência na área de Matemática e Desenho Assistido por Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: Otimização, Matemática Aplicada e Computação Gráfica.

Referências

AGUIAR, G. F.; AGUIAR, B. C. X. C.; CUNHA, J. C.; PEINADO, J. Las Visitas Técnicas a Empresas como Parte Del Proceso de Ensenanza-Aprendizaje. Revista de Información Tecnológica, vol. 3, 2010.

ANGELO, M. F.; BERTONI, F. C. Análise de Aplicação do Método PBL no Processo de Ensino e Aprendizagem em um Curso de Engenharia de Computação. Revista de Ensino de Engenharia, ABENGE, vol. 30, n. 2, 2011. DOI: https://doi.org/10.15552/2236-0158/abenge.v30n2p35-42

BALLANTINE, J. H.; HAMMACK, F. M.; STUBER, J. The Sociology of Education a Systematic Analysis. Routledge Taylor & Francis Group, 8° ed., New York University, 2017. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315299914

BARONE, R. E. M. Educação e políticas públicas: questões para o debate. Boletim Técnico do Senac – A Revista da Educação Profissional, vol. 30, n.3, 2017.

BENDER, W. N. Aprendizagem Baseada em Projetos – Educação Diferenciada para o Século XXI. PENSO Editora Ltda, São Paulo, 2014.

BERBEL, N. A. N. Problematization and Problem-Based Learning: Different Words or Different Ways? Interface: Comunicação, Saúde, Educação. Vol. 2, n. 2, 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32831998000100008

BROCCOLI, Angelo. Antonio Gramsci. “e l’educazione come hegemonia”. Firenze: La Nuova Italia, 1972.

CYRINO, E. G.; PEREIRA, M. L. T. Trabalhando com Estratégias de Ensino-Aprendizado por Descoberta na Área da Sáude: a Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, pág. 780-788, mai-jun, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2004000300015

KORSAKIENÈ, R.; STANKEVICIENÈ, A.; ŠIMELYTÈ, A.; TALACKIENÈ, M. Factors driving turnover and retention of information technology professionals. Journal of Business Economics and Management , Vol. 16, pág. 1-17, Dec 2014. DOI: https://doi.org/10.3846/16111699.2015.984492

KRAPAS, S.; QUEIROZ, G.; COLINVAUX, D. Modelos: Uma Análise de Sentidos na Literatura de Pesquisa em Ensino de Ciências. Investigações em Ensino de Ciências, vol. 2(3), pág. 185-205, 1997.

MOEHLECKE, S. O Ensino Médio e as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais: entre Recorrências e Novas Inquietações. Revista Brasileira de Educação, vol. 17, n. 49, Apr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000100003

MORAES, S. P. G.; MOURA, M. O. Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: Contribuições da Teoria Histórico-Cultural. Boletim de Educação Matemática, BDPI USP, vol. 22, n. 33, pág. 97-116, 2009.

OLIVEIRA, C. A. S. Citação de referências e documentos eletrônicos. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1362.pdf> Acesso em: 19 de março de 2018.

PAIVA, M. R. F.; PARENTE, J. R. F.; BRANDÃO. I. R.; QUEIROZ, A. H. B. Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem: Revisão Integrativa. SANARE, Sobral, vol. 15, n. 2, pág. 145-153, Dez. 2016.

PINTO, D. P.; PORTELA, J. C. S.; OLIVEIRA, V. F. DIRETRIZES CURRICULARES E MUDANÇA DE FOCO NO CURSO DE ENGENHARIA. Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, COBENGE, 2003.

RAMOS, Marise Nogueira. Reforma da Educação Profissional: Contradições na Disputa por Hegemonia no Regime de Acumulação Flexível. Revista Debate Debate, Trab. Educ. Saúde, v. 5 n. 3, p. 545-558, 2008 DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462007000300013

RIBEIRO, L. R. C. A. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): Uma Implementação na Educação em Engenharia na Voz dos Atores. Tese de Doutorado, Universidade Federal de São Carlos, 2005. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.2004v25n1p89

ROBERTS, E. B.; MALONET, D. E. Policies and structures for spinning off new companies from research and development organizations. Journal R&D Management, Vol. 26, Issue1,, pág. 17-48, January 1996. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-9310.1996.tb00927.x

SANTORO, F. M.; BORGES, M. R. S.; SANTOS, N. Modelo de Cooperação para Aprendizagem Baseada em Projetos: uma Linguagem de Padrões. 1a Conferência Latino Americana em Linguagens de Padrão para Programação – Sugar Loaf Plop, Rio de Janeiro, 2001.

SANTOS, R. “Jogos de Empresas” Aplicados ao Processo de Ensino e Aprendizagem de Contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, vol. 14, n. 31, São Paulo, Apr. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1519-70772003000100006

SOARES, M. T. N. A proposta curricular em ação: caminhos formativos para o (re) pensar da organização pedagógica e a deficiência no espaço escolar. Society and Development, v. 2, n. 2, p. 107-121, out. 2016. DOI: https://doi.org/10.17648/rsd-v2i2.30

VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo – Elementos Metodológicos para Elaboração e Realização. Cadernos Pedagógicos do Libertad, São Paulo, v. 1, 1995.

Downloads

Publicado

06/11/2022

Como Citar

AGUIAR, Giancarlo de França; AGUIAR, Bárbara de Cassia Xavier Cassins; CINIELLO, Ana Paula Delowski; ALBINI, Fábio Luiz Pessoa; NAKAGAWA, Monia Naomy. Reflexões sobre aprendizagem: estudo de caso da gincana PBL (project based learning) de criatividade do IFPR. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e11090, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.11090. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11090. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.