Reflexões sobre aprendizagem
estudo de caso da gincana PBL (project based learning) de criatividade do IFPR
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11090Palavras-chave:
Gincana Project Based Learning. Processo de Ensino-Aprendizagem. Estratégia de Aprendizagem de Estudantes.Resumo
Este trabalho objetiva apresentar um evento denominado “Gincana PBL (Project Based Learning) de Criatividade do Instituto Federal do Paraná - IFPR. O evento anual faz parte de um projeto de pesquisa iniciado no ano de 2018, teve seu segundo evento realizado no ano de 2019 e, em 2020, teve que ser adiado por conta da Pandemia covid-19. O principal objetivo deste texto foi discutir, apresentar e, apontar através de resultados, a gincana como metodologia significativa de aprendizagem e motivação dos estudantes de ensino médio. A participação dos estudantes no evento e, particularmente nas provas, favorece o entendimento prático de teorias trabalhadas com exaustão em salas de aulas tradicionais desta instituição de ensino. Os estudantes têm retornado para as aulas mais determinados e reconhecem que o ensino teórico tem grande valor no momento do desenvolvimento de projetos físicos.
Downloads
Referências
AGUIAR, G. F.; AGUIAR, B. C. X. C.; CUNHA, J. C.; PEINADO, J. Las Visitas Técnicas a Empresas como Parte Del Proceso de Ensenanza-Aprendizaje. Revista de Información Tecnológica, vol. 3, 2010.
ANGELO, M. F.; BERTONI, F. C. Análise de Aplicação do Método PBL no Processo de Ensino e Aprendizagem em um Curso de Engenharia de Computação. Revista de Ensino de Engenharia, ABENGE, vol. 30, n. 2, 2011. DOI: https://doi.org/10.15552/2236-0158/abenge.v30n2p35-42
BALLANTINE, J. H.; HAMMACK, F. M.; STUBER, J. The Sociology of Education a Systematic Analysis. Routledge Taylor & Francis Group, 8° ed., New York University, 2017. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315299914
BARONE, R. E. M. Educação e políticas públicas: questões para o debate. Boletim Técnico do Senac – A Revista da Educação Profissional, vol. 30, n.3, 2017.
BENDER, W. N. Aprendizagem Baseada em Projetos – Educação Diferenciada para o Século XXI. PENSO Editora Ltda, São Paulo, 2014.
BERBEL, N. A. N. Problematization and Problem-Based Learning: Different Words or Different Ways? Interface: Comunicação, Saúde, Educação. Vol. 2, n. 2, 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32831998000100008
BROCCOLI, Angelo. Antonio Gramsci. “e l’educazione come hegemonia”. Firenze: La Nuova Italia, 1972.
CYRINO, E. G.; PEREIRA, M. L. T. Trabalhando com Estratégias de Ensino-Aprendizado por Descoberta na Área da Sáude: a Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, pág. 780-788, mai-jun, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2004000300015
KORSAKIENÈ, R.; STANKEVICIENÈ, A.; ŠIMELYTÈ, A.; TALACKIENÈ, M. Factors driving turnover and retention of information technology professionals. Journal of Business Economics and Management , Vol. 16, pág. 1-17, Dec 2014. DOI: https://doi.org/10.3846/16111699.2015.984492
KRAPAS, S.; QUEIROZ, G.; COLINVAUX, D. Modelos: Uma Análise de Sentidos na Literatura de Pesquisa em Ensino de Ciências. Investigações em Ensino de Ciências, vol. 2(3), pág. 185-205, 1997.
MOEHLECKE, S. O Ensino Médio e as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais: entre Recorrências e Novas Inquietações. Revista Brasileira de Educação, vol. 17, n. 49, Apr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000100003
MORAES, S. P. G.; MOURA, M. O. Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: Contribuições da Teoria Histórico-Cultural. Boletim de Educação Matemática, BDPI USP, vol. 22, n. 33, pág. 97-116, 2009.
OLIVEIRA, C. A. S. Citação de referências e documentos eletrônicos. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1362.pdf> Acesso em: 19 de março de 2018.
PAIVA, M. R. F.; PARENTE, J. R. F.; BRANDÃO. I. R.; QUEIROZ, A. H. B. Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem: Revisão Integrativa. SANARE, Sobral, vol. 15, n. 2, pág. 145-153, Dez. 2016.
PINTO, D. P.; PORTELA, J. C. S.; OLIVEIRA, V. F. DIRETRIZES CURRICULARES E MUDANÇA DE FOCO NO CURSO DE ENGENHARIA. Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, COBENGE, 2003.
RAMOS, Marise Nogueira. Reforma da Educação Profissional: Contradições na Disputa por Hegemonia no Regime de Acumulação Flexível. Revista Debate Debate, Trab. Educ. Saúde, v. 5 n. 3, p. 545-558, 2008 DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462007000300013
RIBEIRO, L. R. C. A. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): Uma Implementação na Educação em Engenharia na Voz dos Atores. Tese de Doutorado, Universidade Federal de São Carlos, 2005. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.2004v25n1p89
ROBERTS, E. B.; MALONET, D. E. Policies and structures for spinning off new companies from research and development organizations. Journal R&D Management, Vol. 26, Issue1,, pág. 17-48, January 1996. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-9310.1996.tb00927.x
SANTORO, F. M.; BORGES, M. R. S.; SANTOS, N. Modelo de Cooperação para Aprendizagem Baseada em Projetos: uma Linguagem de Padrões. 1a Conferência Latino Americana em Linguagens de Padrão para Programação – Sugar Loaf Plop, Rio de Janeiro, 2001.
SANTOS, R. “Jogos de Empresas” Aplicados ao Processo de Ensino e Aprendizagem de Contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, vol. 14, n. 31, São Paulo, Apr. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1519-70772003000100006
SOARES, M. T. N. A proposta curricular em ação: caminhos formativos para o (re) pensar da organização pedagógica e a deficiência no espaço escolar. Society and Development, v. 2, n. 2, p. 107-121, out. 2016. DOI: https://doi.org/10.17648/rsd-v2i2.30
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo – Elementos Metodológicos para Elaboração e Realização. Cadernos Pedagógicos do Libertad, São Paulo, v. 1, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.