Análise de uma atividade de aprendizagem baseada em projetos aplicada ao ensino de Eletrônica Analógica
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13596Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Projetos, Educação Profissional e Tecnológica, Eletrônica Analógica, Metodologias Ativas de Aprendizagem.Resumo
O presente artigo trata da análise de uma intervenção pedagógica com o objetivo de analisar a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP – ao processo de ensino-aprendizagem de Eletrônica Analógica. Estudantes, a partir de problemas âncoras, precisaram pesquisar solução, projetar e produzir um protótipo utilizando apenas componentes e circuitos de Eletrônica Analógica. Para analisar o uso da ABP, os estudantes responderam questionários no início e ao fim da atividade. Constatou-se que as maiores dificuldades dos estudantes, quando da forma tradicional de ensino, se referem a conseguir conectar o ensino teórico com as utilidades práticas do dia a dia. Segundo os alunos, a ABP ajudou a diminuir estas dificuldades além de se sentiram mais motivados e envolvidos com a disciplina.
Downloads
Referências
BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 48-67, maio/agosto 2013. DOI: https://doi.org/10.26849/bts.v39i2.349
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
DAMIANI, M. F. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 45, p. 57-67, maio/agosto 2013.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LIMA, S. M. D. Aprendizagem de eletrônica baseda em problrmas em curso de fomração profissionalizante nível médio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, p. 74. 2018.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 1ª. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MASSON, T. J. et al. Metodologia de ensino: aprendizagem baseada em projetos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XL., 2012, Belém. Anais [...], Belém, 2012.
MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. D.; MORALLES, O. E. T. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: PROEX/UEPG, v. II, 2015. p. 15-33.
PERTENCE JR, A. Amplificadores operacionais e filtros ativos: eletrônica analógica. 8ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
SILVA, G. S. D. et al. Incentivo a engenharia para alunos do ensino médio, utilziando protótipos desenvolvidos através da metodologia PBL. Revista Eletrônica Engenharia Viva., Goiânia, v. 3, n. 1, Janeiro/Junho 2016.
SOUSA, F. T. R. et al. Metodologia de ensino moderna orientada a projetos: modelo colaborativo de aprendizagem aplicado à disciplina de Eletrônica Digital. Revista de Informática Aplicada, v. 14, n. 1, p. 82-94, 2018.
TAILLE, Y. D. L. O erro na perspectiva piagetiana. In: AQUINO, J. G. Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997. p. 25-44.
TAVARES, C. L. S. O ensino investigativo como ferramenta para despertar interesse em alunos por disciplinas profissionalizantes: relato de experiência. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 17, p. e7967, dezembro 2019. Disponivel em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7967>. Acesso em: 2020 janeiro 12. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2019.7967
WIDMER, N. S.; MOSS, G. L.; TOCCI, R. J. Sistemas Digitais: princípios e aplicações. 12. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.