O ENSINO INVESTIGATIVO COMO FERRAMENTA PARA DESPERTAR INTERESSE EM ALUNOS POR DISCIPLINAS PROFISSIONALIZANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.7967

Palavras-chave:

Ensino por projetos, Ensino médio profissionalizante, Interdisciplinaridade, Eletrônica Analógica

Resumo

Este trabalho descreve uma atividade desenvolvida com uma turma do ensino médio integrado ao curso técnico em eletrotécnica. Ao perceber baixo interesse dos estudantes por componentes curriculares que compõe o eixo de disciplinas profissionalizantes do curso foi proposta a atividade relatada. Os estudantes foram instigados a investigar problemas e desenvolver soluções com base no conteúdo estudado na disciplina Eletrônica Analógica. Pautados na teoria do ensino por investigação, os alunos formaram grupos, investigaram problemas, produziram material experimental, criaram relato científico, apresentaram resultados e avaliaram o processo. A turma que se mostrava desinteressada pelo curso, especialmente por disciplinas profissionalizantes, após a atividade apontou melhor integração das disciplinas e motivação para continuar a desenvolver trabalhos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVERO, M. C. P. S. D. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. p. 19-33.

BARBATO, G. R.; CORRÊA, A. K.; SOUZA, M. C. B. D. M. E. Aprender em grupo: experiência de estudantes de enfermagem e implicações para a formação profissional. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, Jan./Mar. 2010. 48-55.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: bases legais, Brasília, 2000.

BRASIL. Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 dezembro 2008.

CAPES - Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Site da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasília, 31 jan. 2017. Disponivel em: <https://capes.gov.br/images/documentos/documentos_diversos_2017/TabelaAreasConhecimento_072012_atualizada_2017_v2.pdf>. Acesso em: 28 out. 2019.

FOLHA. Veja o desempenho da sua escola no Enem 2017. Site da Folha de São Paulo, 2018. Disponivel em: <https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2018/06/veja-o-desempenho-da-sua-escola-no-enem-2017.shtml>. Acesso em: 16 nov. 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

HAYDT, R. C. C. Curso de Didática Geral. 1ª. ed. São Paulo: Ática, 2011.

IEEE - Institute of Electrical and Electronic Engineers. Manuscript Templates for Conference Proceedings, 2018. Disponivel em: <https://www.ieee.org/conferences/publishing/templates.html>. Acesso em: 28 out. 2019.

IFES campus São Mateus - Instituto Federal do Espírito Santo campus São Mateus. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio, São Mateus, 2016.

PACHECO, E. M. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. 1ª. ed. Natal: Editora do IFRN, 2010.

Downloads

Publicado

27/12/2019

Como Citar

TAVARES, Cristiano Luiz Silva. O ENSINO INVESTIGATIVO COMO FERRAMENTA PARA DESPERTAR INTERESSE EM ALUNOS POR DISCIPLINAS PROFISSIONALIZANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 17, p. e7967, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.7967. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7967. Acesso em: 27 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.