O ENSINO INVESTIGATIVO COMO FERRAMENTA PARA DESPERTAR INTERESSE EM ALUNOS POR DISCIPLINAS PROFISSIONALIZANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.7967

Palavras-chave:

Ensino por projetos, Ensino médio profissionalizante, Interdisciplinaridade, Eletrônica Analógica

Resumo

Este trabalho descreve uma atividade desenvolvida com uma turma do ensino médio integrado ao curso técnico em eletrotécnica. Ao perceber baixo interesse dos estudantes por componentes curriculares que compõe o eixo de disciplinas profissionalizantes do curso foi proposta a atividade relatada. Os estudantes foram instigados a investigar problemas e desenvolver soluções com base no conteúdo estudado na disciplina Eletrônica Analógica. Pautados na teoria do ensino por investigação, os alunos formaram grupos, investigaram problemas, produziram material experimental, criaram relato científico, apresentaram resultados e avaliaram o processo. A turma que se mostrava desinteressada pelo curso, especialmente por disciplinas profissionalizantes, após a atividade apontou melhor integração das disciplinas e motivação para continuar a desenvolver trabalhos científicos.

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Referências

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Publicado

27/12/2019

Como Citar

TAVARES, Cristiano Luiz Silva. O ENSINO INVESTIGATIVO COMO FERRAMENTA PARA DESPERTAR INTERESSE EM ALUNOS POR DISCIPLINAS PROFISSIONALIZANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 17, p. e7967, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.7967. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7967. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

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