A importância da gestão de pessoas no ambiente de trabalho
Uma proposta de intervenção pedagógica para o curso Técnico em Administração
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14076Resumo
Neste artigo, objetiva-se propor uma intervenção pedagógica no Curso Técnico em Administração, a fim de desenvolver competências que agreguem práticas de Gestão de Pessoas e/ou recursos humanos à gestão empresarial, capacitando o participante a implementar estratégias através da integração de processos de trabalho. Considerando que a questão da escolha profissional no Brasil tem sido um dos assuntos mais explorados por estudiosos das áreas humanas, como base teórica, utilizou-se, essencialmente, Chiavenato (1999, 2009, 2020), Dalanezi (2020) e Yawson (2020). A metodologia proposta será desenvolvida mediante uma intervenção pedagógica com a presença do empresário. Desse modo, espera-se ser possível desenvolver um momento de integração e aprendizado, ressaltando-se a importância do conhecimento da Gestão de Pessoas em todas as áreas da empresa.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil, de 10 de novembro de 1937. Rio de Janeiro: Presidência da República, 1937. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao37.htm. Acesso em: 18 mar. 2022.
BRASIL. Decreto nº 7.556, de 16 de setembro de 1909. Crea o Serviço de Inspecção Agricola. Rio de Janeiro: Presidência da República, 1909. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7556-16-setembro-1909-526984-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 15 mar. 2022.
BRASIL. Lei n.º 4.769, de 9 de setembro de 1965. Dispõe sobre o exercício da profissão de Administrador e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1965. Disponível em: https://documentos.cfa.org.br/arquivos/lei_4769_1965_645.pdf. Acesso em: 18 mar. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 22 mar. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução do CNE/CEB nº 04/99, de 05 de outubro de 1999. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Brasília, DF: MEC/CEB, 1999. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/seb-1/pdf/leis/resolucoes_cne/copy_of_legisla_tecnico_resol0499.pdf. Acesso em: 27 mar. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, DF: MEC, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Portaria nº 870, de 16 de julho de 2008. Referencial comum às denominações dos Cursos Técnicos de Nível Médio. Brasília, DF: MEC/SETEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/pceb014_09.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.
BRASIL. Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011. Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12513.htm>. Acesso em: 08 mar. 2022.
BRASIL. Lei Federal 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 25. Jun. 2014. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 17 mar. 2022.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 01/2014. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=77451-cnct-3a-edicao-pdf-1&category_slug=novembro-2017-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 22 mar. 2022.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 7. ed. Barueri, SP: Manole, 2009.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel da gestão do talento humano. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2020.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO. 50 anos que fizeram história: jubileu de ouro. Brasília, DF: CFA, 2006.
DALANEZI, Carolina. A mensagem certeira da Syngenta: A estratégia da Comunicação interna para a companhia enfrentar a pandemia com produtividade e confiança [Entrevista]. Plataforma Melhor RH, [s. l.], 17 ago. 2020. Disponível em: https://melhorrh.com.br/a-mensagem-certeira-da-syngenta/. Acesso em: 10 fev. 2022.
DONATO, Sueli Pereira; ENS, Romilda Teodora. A docência contemporânea: entre saberes docentes e práticas. Educação em Massa, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 32-45, set. 2011. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/192_353.pdf. Acesso em: 14 abr. 2022.
FISCHER, Rosa Maria; FLEURY, Maria Teresa Leme. Processo e relações do trabalho no Brasil. São Paulo: Atlas, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Estado Novo e Fascismo. [S. l.: s. n.], 2016. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/PoliticaAdministracao/EstadoNovoFascismo. Acesso em: 01 abr. 2022.
GARCÍA, Carlos Marcelo. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, António. (Coord.). Os professores e a sua formação. Tradução de Graça Cunha, Cândida Hespana, Conceição Afonso e José A. S. Tavares. Lisboa: Dom Quixote, 2008.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1989.
OLIVEIRA, Sílvio Luiz de. Sociologia das Organizações: uma análise do homem das empresas no ambiente competitivo. São Paulo: Pioneira, 1999.
SERRA, Floriano. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. São Paulo: Futura, 2010.
SILVA, Daniel Rocha et al. A atuação do egresso do Curso Técnico em Administração no mercado de trabalho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 6-17, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6394. Acesso em: 3 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.6394
SOARES, Claudia Vivien Carvalho de Oliveira. As intervenções pedagógicas em ambientes informatizados: uma realidade a ser construída. 2005. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
SOVIENSKI, Fernanda; STIGAR, Robson. Recursos Humanos x Gestão de Pessoas. Gestão – Revista Científica de Administração e Sistemas de Informação, [S. l.], v. 10, n. 10, jan./jun. 2008. Disponível em: https://silo.tips/download/recursos-humanos-x-gestao-de-pessoas. Acesso em: 3 abr. 2022.
TRIGO, Carmen Esperança Cesar. Análise de uma experiência de intervenção pedagógica com uso de experimentos matemáticos: discutindo a importância da extensão universitária na formação docente. 2011. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto Federal do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2011.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
YAWSON, Robert. Strategic flexibility analysis of HRD research and practice post COVID-19 pandemic. Human Resource Development International, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 406-417, jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/13678868.2020.1779169
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.