Articulação teórico-prática na formação profissional

proposta didática crítico-reflexiva no estágio curricular

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https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14017

Resumo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo fomentar a discussão sobre a didática crítico-reflexiva no estágio curricular. Considerando a necessidade de mediação teórico-prática para a construção das aprendizagens na educação profissional, entendemos o estágio como momento importante na formação que viabiliza o exercício de apreensão dos discentes sobre as demandas cotidianas, fomentando a busca de estratégias e alternativas para resolução das problemáticas identificadas. Para tanto, propomos a execução de uma oficina de elaboração de projetos como modelo didático-metodológico a ser utilizado para viabilizar a construção de propostas interventivas qualificadas, voltando-se ao sentido de práxis. A discussão teórica está fundamentada na perspectiva ontológica, apropriando-se de referenciais histórico-dialéticos.  

Palavras-chave: Estágio; Formação Profissional; Intervenção; Práxis; Teoria-prática.

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Liliane Santos Tobias, UFPB

UFPB

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Publicado

02/10/2023

Como Citar

SANTOS TOBIAS, Liliane; DE OLIVEIRA PEREIRA, Maria das Graças. Articulação teórico-prática na formação profissional: proposta didática crítico-reflexiva no estágio curricular. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e14017, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.14017. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14017. Acesso em: 30 dez. 2024.

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ARTIGOS