Articulação teórico-prática na formação profissional

proposta didática crítico-reflexiva no estágio curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14017

Resumo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo fomentar a discussão sobre a didática crítico-reflexiva no estágio curricular. Considerando a necessidade de mediação teórico-prática para a construção das aprendizagens na educação profissional, entendemos o estágio como momento importante na formação que viabiliza o exercício de apreensão dos discentes sobre as demandas cotidianas, fomentando a busca de estratégias e alternativas para resolução das problemáticas identificadas. Para tanto, propomos a execução de uma oficina de elaboração de projetos como modelo didático-metodológico a ser utilizado para viabilizar a construção de propostas interventivas qualificadas, voltando-se ao sentido de práxis. A discussão teórica está fundamentada na perspectiva ontológica, apropriando-se de referenciais histórico-dialéticos.  

Palavras-chave: Estágio; Formação Profissional; Intervenção; Práxis; Teoria-prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Santos Tobias, UFPB

UFPB

Referências

BRASIL. Lei Nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm#:~:text=L9394&text=Estabelece%20as%20diretrizes%20e%20bases%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20nacional.&text=Art.%201%C2%BA%20A%20educa%C3%A7%C3%A3o%20abrange,civil%20e%20nas%20manifesta%C3%A7%C3%B5es%20culturais. Acesso em: 28 jan. 2022.

BRASIL. Decreto Nº 5.154. Regulamenta artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%205.154%20DE%2023,nacional%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 25 jan. 2022.

BRASIL. Lei Nº 11.741. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Brasília: 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm#:~:text=Altera%20dispositivos%20da%20Lei%20n,da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20profissional%20e%20tecnol%C3%B3gica. Acesso em: 28 jan. 2022.

BRASIL. Decreto Nº 8.268. Altera o Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004, que regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/decreto/d8268.htm. Acesso em: 25 jan. 2022.

BRASIL. Lei Nº 11.788. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória n. 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Brasília: 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 29 jan. 2022.

BRASIL. Resolução CNE/CEB 6/2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2012. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN62012.pdf?query=ensino%20m%C3%A9dio. Acesso em: 25 jan. 2022.

ESCOTT, Clarice Monteiro; MORAES, Márcia Amaral Correa de. História da educação profissional no Brasil: as políticas públicas e o novo cenário de formação de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil, v. 9, p. 1492-1508, 2012.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Entre a lógica da formação e a lógica das práticas: a mediação dos saberes pedagógicos. Educação e Pesquisa, v. 34, p. 109-126, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/R7rKK8P8CxC8jFXgbq6fYtm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 03 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000100008

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

LUKÁCS, György. Para Uma Ontologia do Ser Social II. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2013.

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Coleção formação pedagógica, v. 5. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.

SCHÖN, Donald. Formar Professores como Profissionais Reflexivos. In: Nóvoa, Antonio. Os Professores e a sua Formação. 2ª ed. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista brasileira de Educação, n. 13, p. 05-24, 2000. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n13/n13a02.pdf. Acesso em: 28 jan. 2022.

TOBIAS, Liliane Santos. A relação teoria e prática na perspectiva ontológica e suas repercussões na produção intelectual do ServiçoSocial brasileiro. 2019. 129f. Dissertação – Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.

VIEIRA, Josimar de Aparecido. VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello. PASQUALLI, Roberta. CASTAMAN, Ana Sara. Ensino com pesquisa na educação pro¬fissional e tecnológica: noções, perspectivas e desa¬fios. Revista Tempos e Espaços em Educação. v. 12, n. 29, p. 279-298, Sergipe, 2019. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8640921. Acesso em: 03 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v12i29.9306

VIEIRA PINTO, Álvaro. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

Downloads

Publicado

02/10/2023

Como Citar

SANTOS TOBIAS, Liliane; DE OLIVEIRA PEREIRA, Maria das Graças. Articulação teórico-prática na formação profissional: proposta didática crítico-reflexiva no estágio curricular. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e14017, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.14017. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14017. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS