Construção identitária e profissionalização da docência universitária

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.11879

Palavras-chave:

Identidade Docente, Ensino Superior, Ensino de Graduação.

Resumo

O campo de estudo sobre a docência universitária tem crescido nas últimas décadas e diversas problemáticas relacionadas a essa temática tem sido debatidas, principalmente ligadas ao fato de muitos/as docentes do ensino superior apresentarem lacunas na dimensão didático-pedagógica. Neste sentido, esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um docente universitário do ensino privado, em uma autonarrativa dos seus percursos, percalços e vivências.  A partir das reflexões realizadas, a formação da identidade docente é percebida como um constructo que dialoga com as vivências do docente em vários campos de sua vida e que esses fatores se relacionam diretamente com o processo de profissionalização da carreira do docente do Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Roniel Santos Figueiredo, Faculdade de Tecnologia e Ciências

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2015), Especialista em Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2020); Especialista em Educação Especial e Inclusiva -UNIASSELVI (2020) e Mestre em Relações Étnicas e Contemporaneidade pelo PPGREC- UESB (2017). Docente da Faculdade de Tecnologia e Ciências - UniFTC, lecionando as disciplinas: Biologia Geral e Histologia; Anatomofisiologia I e II; Imunologia; e Meio Ambiente e Sociedade. Leciona também na Educação Básica as disciplinas Biologia e Iniciação Científica, no Colégio Estadual Edilson Freire - CEEF no ensino regular e técnico. Tem sua produção científica voltada principalmente para os seguintes temas: Ensino de ciências; Formação de professores; Educação, sexualidade e gênero; Relações Étnicas e contemporaneidade. Coordena o projeto de extensão Educação de trabalhadores de saúde para o respeito à diversidade sexual e de gênero, na UniFTC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades, certificado pelo CNPq e revisor dos periódicos Com a palavra, o Professor (ISSN 2526-2882 e Revista de Estudos em Educação e Diversidade.

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Publicado

18/07/2023

Como Citar

FIGUEIREDO, Roniel Santos. Construção identitária e profissionalização da docência universitária: um relato de experiência. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.11879. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11879. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

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