Construção identitária e profissionalização da docência universitária

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.11879

Palavras-chave:

Identidade Docente, Ensino Superior, Ensino de Graduação.

Resumo

O campo de estudo sobre a docência universitária tem crescido nas últimas décadas e diversas problemáticas relacionadas a essa temática tem sido debatidas, principalmente ligadas ao fato de muitos/as docentes do ensino superior apresentarem lacunas na dimensão didático-pedagógica. Neste sentido, esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um docente universitário do ensino privado, em uma autonarrativa dos seus percursos, percalços e vivências.  A partir das reflexões realizadas, a formação da identidade docente é percebida como um constructo que dialoga com as vivências do docente em vários campos de sua vida e que esses fatores se relacionam diretamente com o processo de profissionalização da carreira do docente do Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roniel Santos Figueiredo, Faculdade de Tecnologia e Ciências

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2015), Especialista em Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2020); Especialista em Educação Especial e Inclusiva -UNIASSELVI (2020) e Mestre em Relações Étnicas e Contemporaneidade pelo PPGREC- UESB (2017). Docente da Faculdade de Tecnologia e Ciências - UniFTC, lecionando as disciplinas: Biologia Geral e Histologia; Anatomofisiologia I e II; Imunologia; e Meio Ambiente e Sociedade. Leciona também na Educação Básica as disciplinas Biologia e Iniciação Científica, no Colégio Estadual Edilson Freire - CEEF no ensino regular e técnico. Tem sua produção científica voltada principalmente para os seguintes temas: Ensino de ciências; Formação de professores; Educação, sexualidade e gênero; Relações Étnicas e contemporaneidade. Coordena o projeto de extensão Educação de trabalhadores de saúde para o respeito à diversidade sexual e de gênero, na UniFTC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades, certificado pelo CNPq e revisor dos periódicos Com a palavra, o Professor (ISSN 2526-2882 e Revista de Estudos em Educação e Diversidade.

Referências

BACICH, L; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

BRITZMAN, D. P. O que é essa coisa chamada amor: identidade homossexual, educação e currículo. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 21, p. 71-96, jan./jun. 1996.

CORTELA, B. S. C. Práticas inovadoras no ensino de graduação na perspectiva de professores universitários. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 9–34, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2016.2114. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2114

FELDKERCHER, N. Docência universitária: o professor universitário e sua formação. Práxis Educacional. Vitória da Conquista, v. 12, n. 22, p. 223-247, 2016.

HALL, S. Identidades culturais na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

HALL, S. Quem precisa de identidade? In: SILVA, T. T. da (Org.) Identidade e Diferença: A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2009.

MELO, G. F. Pedagogia universitária: aprender a profissão, profissionalizar a docência. Curitiba: CRV, 2018.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética na docência universitária: a caminho de uma universidade pedagógica? In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel (Orgs.). Pedagogia Universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011. p. 229-245.

SANTOS, B.S; ALMEIDA FILHO, N. A Universidade no século XXI: para uma universidade nova. Coimbra: Almedina; 2008.

SIQUEIRA, T. C. A. de. Ensino superior privado: notas sobre o trabalho dos docentes nas instituições particulares de ensino superior em Brasília. Revista de Ciências Sociais. v. 40, n. 2, p. 62-71, 2009.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

Downloads

Publicado

18/07/2023

Como Citar

FIGUEIREDO, Roniel Santos. Construção identitária e profissionalização da docência universitária: um relato de experiência. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.11879. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11879. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.