Construção identitária e profissionalização da docência universitária
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.11879Palavras-chave:
Identidade Docente, Ensino Superior, Ensino de Graduação.Resumo
O campo de estudo sobre a docência universitária tem crescido nas últimas décadas e diversas problemáticas relacionadas a essa temática tem sido debatidas, principalmente ligadas ao fato de muitos/as docentes do ensino superior apresentarem lacunas na dimensão didático-pedagógica. Neste sentido, esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um docente universitário do ensino privado, em uma autonarrativa dos seus percursos, percalços e vivências. A partir das reflexões realizadas, a formação da identidade docente é percebida como um constructo que dialoga com as vivências do docente em vários campos de sua vida e que esses fatores se relacionam diretamente com o processo de profissionalização da carreira do docente do Ensino Superior.
Downloads
Referências
BACICH, L; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
BRITZMAN, D. P. O que é essa coisa chamada amor: identidade homossexual, educação e currículo. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 21, p. 71-96, jan./jun. 1996.
CORTELA, B. S. C. Práticas inovadoras no ensino de graduação na perspectiva de professores universitários. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 9–34, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2016.2114. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2114
FELDKERCHER, N. Docência universitária: o professor universitário e sua formação. Práxis Educacional. Vitória da Conquista, v. 12, n. 22, p. 223-247, 2016.
HALL, S. Identidades culturais na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.
HALL, S. Quem precisa de identidade? In: SILVA, T. T. da (Org.) Identidade e Diferença: A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2009.
MELO, G. F. Pedagogia universitária: aprender a profissão, profissionalizar a docência. Curitiba: CRV, 2018.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética na docência universitária: a caminho de uma universidade pedagógica? In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel (Orgs.). Pedagogia Universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011. p. 229-245.
SANTOS, B.S; ALMEIDA FILHO, N. A Universidade no século XXI: para uma universidade nova. Coimbra: Almedina; 2008.
SIQUEIRA, T. C. A. de. Ensino superior privado: notas sobre o trabalho dos docentes nas instituições particulares de ensino superior em Brasília. Revista de Ciências Sociais. v. 40, n. 2, p. 62-71, 2009.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.