História e Memória da Educação Profissional do Rio Grande do Norte
um estudo sobre a produção do conhecimento no PPGEP/IFRN
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15066Palavras-chave:
Produção do Conhecimento, História e Memória da Educação, Educação Profissional.Resumo
Este artigo buscou analisar as dissertações publicadas pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN), no período de 2015 a 2020, tendo como recorte temático a História e Memória da Educação Profissional do Rio Grande do Norte. Como caminho metodológico, foi realizado um estado do conhecimento da produção acadêmica, fazendo uso da abordagem quantitativa e qualitativa. Foram localizados 14 trabalhos relacionados ao tema em análise, tendo os objetos de pesquisa e os períodos de análise bem diversificados. Considerando tal fato, entendemos que a difusão da produção científica disponibilizada sobre a temática corrobora a visão de que a história da educação profissional do Rio Grande do Norte é um campo de conhecimento ainda em construção.
Downloads
Referências
BATISTA, Eraldo Leme; SILVA, João Carlos da. Notas sobre a Educação Profissional no Brasil: 1930 a 1940. Revista Educere et Educare, Cascavel: Unioeste, v. 11, n. 23, jul./dez. 2016. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16334. Acesso em: 12 ago. 2021.
BENACHIO, Elizeu Costacurta. Concepções de formação humana em disputa no século XXI e a reforma do ensino médio (Lei N° 13.415/2017): ações em desenvolvimento na rede estadual do Rio Grande do Norte (2016-2019). 2020. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BRASIL. Portaria nº 479, de 13 de maio de 2020. Reconhece os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), acadêmicos e profissionais, recomendados pelo Conselho Técnico-Científico – CTC-ES, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, na 181ª Reunião, realizada no período de 28 a 30 de novembro de 2018. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 92, p. 29-30, 15 maio 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-479-de-13-de-maio-de-2020-256961729. Acesso em: 15 ago. 2021.
BRASIL. Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, DF, Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/educacao-profissional-e-tecnologica-ept. Acesso em: 02 ago. 2021.
CARLOS, Nara Lidiana Silva Dias. O ensino de 2º grau no estado do Rio Grande do Norte: uma história da implantação da lei nº 5.692/1971 (1971-1996). 2018. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
CARLOS, Nara Lidiana Silva Dias; CAVALCANTE, Ilane Ferreira; MEDEIROS NETA, Olívia Morais de. A educação no período da ditadura militar: o ensino técnico profissionalizante e suas contradições (1964-1985). Revista Trabalho Necessário, Rio de Janeiro: Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, v. 16, n. 30, 2018, p. 83-108. Disponível em: https://doi.org/10.22409/tn.16i30.p10088. Acesso em: 13 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.22409/tn.16i30.p10088
CAVALCANTI, Ivickson Ricardo de Miranda. Educação do campo como práxis educacional no IFRN Campus Canguaretama (2014-2016). 2017. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
CIAVATTA, Maria. A historicidade da pesquisa em Educação Profissional: questões teórico-metodológicas. In: CIAVATTA, Maria. O trabalho docente e os caminhos do conhecimento: a historicidade da Educação Brasileira. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2015.
COSTA, Antonio Max Ferreira da. Ensino técnico profissionalizante no centro de ensino de 2º grau Professor Anísio Teixeira: uma análise histórica das práticas pedagógicas nos anos de 1974 a 1985. 2017. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
COSTA, Thais Paulo Teixeira. O Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde Dr. Manoel da Costa e suas contribuições à educação profissional em saúde. 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2018.7334
CRUZ, Cristiane de Brito. O trabalho como princípio educativo no Programa de Apoio Institucional à Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2012-2018). 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
EDUARDO, Antunes França; MORAIS, Bruna Tavares de; GÓIS, Adriano Lucena de. Trajetória histórica das escolas técnicas do Rio Grande do Norte e sua expansão. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., 2018, Recife. Anais [...]. Recife: CONEDU, 2018. v. 1. p. 1-10.
FAUSTINO, Ana Luísa Fonseca. O profuncionário: tecendo os fios da história da profissão de técnico em educação no Rio Grande do Norte. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1990.
IFRN. Linhas de pesquisa. Natal, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, [20--]. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/ensino/ppgep/paginas/linhas-de-pesquisa-1. Acesso em: 15 ago. 2021.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Obras Escolhidas de Marx e Engels. São Paulo: Alfa-ômega, 1979. v. 1.
MELO FILHO, Hélio Teodósio de. Leituras Históricas acerca da educação profissional na imprensa do Rio Grande do Norte. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MORISINI, Marília costa. FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Porto Alegre: EDIPUCS, v. 5, n. 2, p. 154-164, 2014. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875
NASCIMENTO, Suerda Maria Nogueira do. Os centros estaduais de educação profissional no Rio Grande do Norte: desafios e possibilidades. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
NORA, Pierre. Entre memória e História: a problemática dos lugares. Tradução: Yara Aun Khoury. Proj. História, São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, v. 10, dez. 1993.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas; Rio de Janeiro: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, v. 2. n. 3, p. 3-15, 1989.
QUEIROZ, Karla da Silva. A Unidade de Ensino Descentralizada da ETFRN em Mossoró – RN: contextualização histórica e práticas de formação. 2017. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
SÁ, Helvécio Goulart Malta de et al. Antecedentes históricos do ensino profissional no Brasil nos períodos Colonial e Imperial. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO,12., 2015, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: EDUCERE, 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19479_10656.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.
SÁ, Lanuzia Tércia Freire de; MEDEIROS NETA, Olivia Morais de; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. Educação profissional para o Rio Grande do Norte: avanços e retrocessos até os anos 2000. Educação & linguagem, São Paulo: Universidade Metodista, n. 3, v. 6, p. 01-15, 2019. Disponível em: https://www.fvj.br/revista/wp-content/uploads/2019/11/1_REdLi_2019.3.pdf. Acesso em: 14 ago. 2021.
SILVA, Karla Katielle Oliveira da. O ensino profissional do Rio Grande do Norte: indícios da ação do Estado de 1908 a 1957. 2017. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2017.
SILVA, Roseane Idalino da. A educação profissional na rede estadual do Rio Grande do Norte: uma análise da implementação do currículo integrado no Centro Estadual de Educação Profissional Doutor Ruy Pereira dos Santos. 2020. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2020.10053
SOUSA, Francisco Carlos Oliveira. A educação escolar de aprendizes de artífices (Rio Grande do Norte, 1910 – 1936). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2013, Cuiabá. Anais [...]. Cuiabá: CBHE, 2013. Disponível em: http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe7/pdf/07-%20HISTORIA%20DAS%20INSTITUICOES%20E%20PRATICAS%20EDUCATIVAS/A%20EDUCACAO%20ESCOLAR%20DE%20APRENDIZES%20DE%20ARTIFICES.pdf. Acesso em: 04 maio 2020.
TEIXEIRA, Walkyria de Oliveira Rocha. A educação profissional na Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler: de pé no chão também se aprende uma profissão. 2017. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
TORRES, Maria José Fernandes. A formação do Técnico em Enfermagem em Natal-RN: um estudo sobre a experiência da escola de saúde da UFRN. 2020. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.