O binômio objetos digitais de aprendizagem e estratégias pedagógicas
análise do comportamento de docentes de Educação Profissional e Tecnológica frente à covid-19
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14205Resumo
A educação profissional e tecnológica, que tem base fortemente ancorada na prática, sofreu grandes impactos durante a pandemia da COVID-19.. Foi necessário que as escolas definissem estratégias que dessem conta de manter a prática profissional ativa. Assim, este artigo abordará a experiência do SENAI-RJ no uso de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) utilizados por docentes dos cursos técnicos de nível médio durante as aulas mediadas por tecnologias neste período. Foram utilizados dois métodos específicos de análise, sendo o primeiro um questionário para os docentes e outro uma observação direta das aulas. Estes dois métodos puderam mostrar um diagnóstico preciso de como os docentes da instituição puderam lidar com a situação.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D.P. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.
BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 6 de 20 de setembro de 2012. Define diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 1 nov. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Portaria nº 343 de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 53, p. 39, 18 mar. 2020a.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Portaria nº 376 de 3 de abril de 2020. Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 66, p. 66, 3 abr. 2020b.
BRASIL. Presidência da República. Decreto n.º 7.566, de 23 de setembro de 1909. Cria nas capitais dos Estados da República Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primário e gratuito. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7566-23-setembro-1909-525411-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 1 nov. 2021.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei n.º 4.024, de 20 de dezembro de 1961.Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024compilado.htm. Acesso em: 1 nov. 2021.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em 1 nov. 2021.
CIMEAC. A educação como projeto de corresponsabilização: práticas, saberes e mudança social no século XXI. Cadernos CIMEAC. Uberaba, v. 6, n. 2, 2016. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/1920 Acesso em: 1 nov. 2021.
CUNHA, Luiz Antonio. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. 2ª ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF, 2005. DOI: https://doi.org/10.7476/9788539303007
FERREIRA, A. L., ACIOLY-REGNIER, N. M. Contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Educ. rev., 2010, n.36, p.21-31. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3314/331455825015/html/#redalyc_331455825015_ref13 Acesso em 1 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000100003
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 41. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
KNOWLES, M. S. The modern practice of adult education: from pedagogy to andragogy. Englewood Cliffs: Cambridge Adult Education, 1980.
LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511815355
LOURENÇO FILHO, M.B. Introdução ao estudo da Escola Nova. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo. Edições Loyola, 1998.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 311 p.
MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
MORAN, José. Mudar a forma de ensinar e de aprender: transformar as aulas e pesquisa e comunicação presencial-virtual. In Intereações. São Paulo, v.5, p. 57-72, 2000. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/uber.pdf Acesso em: 1 nov. 2021.
MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. SOUZA, Carlos Alberto; MORALES, Ofélia Elisa Torres. Ponta Grossa, PR: UEPG/PROEX, 2015. 180p. (Mídias Contemporâneas, 2). p. 15-33. ISBN: 978-978-85-63023-14-8. Disponível em: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/bibliografia-PGCIMA-canela.pdf . Acesso em: 01 jun. 2020.
MOREIRA, Marco Antônio; MASINI, Elcie. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. 2 ed. São Paulo: Centauro. 2001.
SENAI. Departamento Nacional. Metodologia SENAI de educação profissional: perfil profissional; desenho curricular; prática docente. Brasília: SENAI - DN, 2019. 175 p. ISBN 9788550503295.
SENAI. Departamento Regional do Estado do Rio de Janeiro. Regimento escolar. Rio de Janeiro: [s.n], 2020. 43 p.
TÉBAR, L. B. O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. São Paulo: SENAC, 2011.
WILEY, David A.. The instructional use of learning objects. Indiana: Agency for Instructional Technology, 2002. Disponível em: http://www.reusability.org/read/ . Acesso em 09 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.