IF'S, uma história por fazer-se e os caminhos da pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12014Palavras-chave:
Institutos Federais. Políticas Públicas. Estado.Resumo
Este artigo revela os caminhos da pesquisa que originou a dissertação de mestrado “Cidadão para o mundo do Trabalho: Os IF’s e o projeto societário de desenvolvimento”, e o produto educacional “Uma História por fazer-se: o sentido da formação profissional nos IFs”, produzidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional Tecnológica da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, polo Blumenau, sediado no Instituto Federal Catarinense-IFC. O objetivo é contribuir com estudantes e pesquisadores na organização dos caminhos da investigação científica e o de divulgar a dissertação e o produto oriundos da nossa pesquisa, ferramentas para a compreensão e defesa desta política pública de Estado materializada nos Institutos Federais.Downloads
Referências
FRIGOTTO, Gaudêncio. Indeterminação de identidade e reflexos nas políticas institucionais formativas dos IFs. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: Relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: LPP-UERJ, 2018. Cap. 6. p. 125-149.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176 p.
PACHECO, Eliezer. Fundamentos políticos-pedagógicos dos Institutos Federais: diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora. Natal/RN: Editora IFRN, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.