A Educação Profissional e Tecnológica no Brasil

Um estudo a partir de periódicos e dos anais da ANPEd

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14002

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica teve como objetivo realizar uma análise das pesquisas desenvolvidas no Brasil sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no âmbito de periódicos e dos anais da ANPEd. Ao todo foram analisados 7 dos 121 periódicos classificados em A1, a partir do Qualis Capes, área de Educação (triênio 2013-2016). Todos os dados foram coletados a partir do espaço temporal de 2004 até 2017. Nossos resultados apontam que a temática de EPT não tem sido muito explorada nas pesquisas da área de Educação, que a maioria dos trabalhos e artigos analisados se constitui em pesquisas teóricas que de algum modo possuem relação com a EPT, além de mostrar que as regiões sul e sudeste são as que mais produzem pesquisas relacionadas à EPT.

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Biografia do Autor

Felipe Augusto Cordeiro Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Câmpus Anápolis

Técnico em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Anápolis.

Lidiane de Lemos Soares Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Anápolis

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás e Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Goiás. Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Anápolis e está enquadrada como Pesquisadora da Rede Goiana de Pesquisa em Educação Especial/Inclusiva com atuação em temas como formação inicial e continuada de professores de Ciências/Química e Educação Inclusiva no Ensino de Ciências/Química.

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Publicado

02/10/2023

Como Citar

CORDEIRO SALES, Felipe Augusto; PEREIRA, Lidiane de Lemos Soares. A Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: Um estudo a partir de periódicos e dos anais da ANPEd. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e14002, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.14002. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14002. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS