Educação Física no Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais

a produção do conhecimento na Pós-Graduação brasileira (2017-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15965

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Ensino Médio Integrado, Estado da Arte

Resumo

Neste artigo, analisamos a produção científica sobre a Educação Física Escolar (EFE) no Ensino Médio Integrado (EMI) dos Institutos Federais (IFs) na Pós-Graduação brasileira no período de 2017-2022. A pesquisa é qualitativa do tipo “Estado da Arte”. Para o levantamento dos trabalhos, utilizamos a plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e o sítio do Observatório do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Os descritores utilizados em ambas as plataformas foram: “Educação Física” e “Ensino Médio Integrado”. O critério de seleção dos trabalhos foi apresentar no título dos referidos descritores. Os trabalhos localizados foram lidos na íntegra. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Localizamos dez dissertações e duas teses. Das dez dissertações, sete foram desenvolvidas em mestrados profissionais. Os resultados apresentados nos trabalhos evidenciaram as necessidades e os desafios que precisam ser superados pela EFE como componente curricular do EMI nos IFs.  As pesquisas mostraram que, mesmo submetidos ao projeto do EMI dos IFs, ainda há hegemonia de projetos educacionais vinculados aos aspectos tradicionais da EFE.

 

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Biografia do Autor

Andreza Maria Lima, IFPE

Professora Doutora do IFPE

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Publicado

28/11/2023

Como Citar

DOS SANTOS MONTEIRO JORGE CORRÊA, Cynthia Roberta; LIMA, Andreza Maria. Educação Física no Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais: a produção do conhecimento na Pós-Graduação brasileira (2017-2022). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e15965, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15965. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15965. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

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