Educação Física no Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais

a produção do conhecimento na Pós-Graduação brasileira (2017-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15965

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Ensino Médio Integrado, Estado da Arte

Resumo

Neste artigo, analisamos a produção científica sobre a Educação Física Escolar (EFE) no Ensino Médio Integrado (EMI) dos Institutos Federais (IFs) na Pós-Graduação brasileira no período de 2017-2022. A pesquisa é qualitativa do tipo “Estado da Arte”. Para o levantamento dos trabalhos, utilizamos a plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e o sítio do Observatório do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Os descritores utilizados em ambas as plataformas foram: “Educação Física” e “Ensino Médio Integrado”. O critério de seleção dos trabalhos foi apresentar no título dos referidos descritores. Os trabalhos localizados foram lidos na íntegra. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Localizamos dez dissertações e duas teses. Das dez dissertações, sete foram desenvolvidas em mestrados profissionais. Os resultados apresentados nos trabalhos evidenciaram as necessidades e os desafios que precisam ser superados pela EFE como componente curricular do EMI nos IFs.  As pesquisas mostraram que, mesmo submetidos ao projeto do EMI dos IFs, ainda há hegemonia de projetos educacionais vinculados aos aspectos tradicionais da EFE.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Maria Lima, IFPE

Professora Doutora do IFPE

Referências

ANDRADE, Débora Batista Maciel de. O jogo a partir da perspectiva crítico-superadora nas aulas de educação física do ensino médio integrado: desafios e possibilidades. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Olinda, 2019.

ARAUJO SOBRINHO, Eder Marcio. Educação física em ação: a utilização de um vlog como recurso didático no ensino médio integrado. 2020. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11363

BACELAR et al. Projeto de Lei 2601/2023. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Câmara dos Deputados 16 de maio 2023. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2362539 . Acesso em: 29 de maio de 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.

BAGNARA, Ivan Carlos; BOSCATTO, Juliano Daniel. Educação Física no ensino médio integrado: especificidade, currículo e ensino (uma proposição fundamentada na multidimensionalidade dos conteúdos). Ijuí: ed. Unijuí, 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.122960

BAGNARA, I. C.; BOSCATTO, J. D. Integração curricular no ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica: o panorama da Educação Física. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 7, e165121, 2021. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1651

BAGNARA, I. C.; BOSCATTO, J. D. Educação Física no Ensino Médio Integrado: conhecimento e especificidade. Revista Brasileira De Ciências Do Esporte, 2022, 44, e003022. https://doi.org/10.1590/rbce.44.e003022 DOI: https://doi.org/10.1590/rbce.44.e003022

BELTRÃO, José Arlen; TEIXEIRA, David Romão; TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. A educação física no novo ensino médio: implicações e tendências promovidas pela reforma e pela BNCC. Práxis Educacional, v. 16, n. 43, p. 656-680, 2020.

BOROWSKI, Eduardo Batista Von. A Educação Física Escolar no Ensino Médio Integrado: reflexões de uma minga epistêmica em processo. 2021. 281 f. Tese (Doutorado Programa de pós-graduação em Ciências do Movimento Humano). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física. Porto Alegre, BR-RS, 2021.

BOSCATTO, J.D. Proposta curricular para a educação física no Instituto Federal de Santa Catarina: uma construção colaborativa virtual. UNESP, Rio Claro, 2017, 164f

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf Acesso em: 05 de maio de 2023.

BRASIL. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2º do art.36 e os artigos 39 a 42 da lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=106035&filename=LegislacaoCitada%20-PL%207375/2002 . Acesso em: 05 de maio de 2023.

BRASIL, Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília: 2004. Disponível em: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm . Acesso em: 05 de maio de 2023. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_at.

BRASIL. Ministério da Educação.Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio integrada ao Ensino Médio. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf . Acesso em: 04 de maio de 2023.

BRASIL. LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: https://ifce.edu.br/eleicoesifce2020/menu-lateral/base-legal/l11892.pdf/view . Acesso em: 04 de maio de 2023.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União , Brasília, DF, 17 fev. 2017. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm . Acesso em: 04 de maio de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRACHT, Valter. Cultura Corporal, Cultura de Movimento ou Cultura Corporal de Movimento?. in. SOUZA JÚNIOR, Marcílio (org) et al. Educação Física escolar: teoria e política curricular, saberes escolares e proposta pedagógica. Recife: EDUPE, 2005. p. 97-105.

CARRASCO, Alex Gomes. A Contribuição da Educação Física na Formação Humana Integral: proposta de Sequência Didática para o ensino do voleibol no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. 2020. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Palmas, Palmas, TO, 2020.

DARIDO, Suraya Cristina; RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; FERREIRA, Aline Fernanda; CARVALHO; Amarílis Oliveira; RICCI, Christiano Streb. Educação Física Escolar no Ensino Médio: analisando o Estado da Arte. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2, supl., p. S353-S369, abr./jun. 2014. Disponível em: http://www.rbce.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/2138/1096. Acesso em: 13 de mar. de 2023.

DOMINGUES, Juliano dos Santos. O papel da Educação Física na formação omnilateral: uma contribuição ao debate do ensino médio integrado. 2020. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Câmpus Charqueadas, Charqueadas, RS, 2020.

ESCOBAR, M. O. Cultura Corporal na escola: tarefas da Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, ano VII, n. 08, Dezembro, 1995.

FERRARI, Eder. Avaliação em Educação Física em uma perspectiva emancipatória proposta para o ensino médio integrado à educação profissional. 2020. 258 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional– ProEF) Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) / Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/abstract/?lang=pt . Acesso em: 13 de mar. de 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013

GOMES, Luana Carolina da Silva. A Educação Física como componente curricular no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Pará Campus Belém. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, 2019.

LIMA, Inácio de Loyola Ruas. A abordagem crítico superadora no componente curricular educação física no ensino médio integrado e em um projeto de extensão no IFNMG – Campus Almenara. 2021. 87 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Campus Montes Claros, Montes Claros, 2021.

MARCOLINO, Francisca Samara. Educação Física no Ensino Médio Integrado, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Canindé. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional de Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Ceará, , Campus Fortaleza, 2019.

MEDEIROS, Tiago Nunes. Análise Crítica do posicionamento da Educação Física no currículo do Ensino Médio Integrado de um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. 2020. 231 f. Tese (Doutorado Programa de pós-graduação em Ciências do Movimento Humano). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física. Porto Alegre, BR-RS, 2020.

OLIVEIRA, M. A. T. de. Existe espaço para o ensino de educação física na escola básica?. Pensar a Prática, Goiânia, v. 2, p. 119–135, 2006. DOI: 10.5216/rpp.v2i0.152. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/152. Acesso em: 26 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v2i0.152

PASQUALLI, R.; VIEIRA, J. de A.; CASTAMAN, A. S. Produtos educacionais na formação do mestre em educação profissional e tecnológica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 07, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i07.302. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/302. Acesso em: 31 mar. 2023 DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i07.302

SAMPAIO, Ana Kamily de Souza. “ Espelho, espelho meu” : um olhar sobre as práticas pedagógicas de educação física a partir da imagem corporal de estudantes do ensino médio integrado. 2021. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2021.

SILVA, Ana Mariza Honorato. RODAS NA ESCOLA: Currículo Cultural da Educação Física desafios e possibilidades no Ensino Médio Integrado. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Palmas, Palmas, TO, 2021.

SILVA, Ana Márcia. Corpo, conhecimento e Educação Física escolar. in. SOUZA JÚNIOR, Marcílio (org) et al. Educação Física escolar: teoria e política curricular, saberes escolares e proposta pedagógica. Recife: EDUPE, 2005. p. 85-95.

SOARES, C. L. et al. (Coletivo de Autores). Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

SOARES, C. L. et al. (Coletivo de Autores). Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado

28/11/2023

Como Citar

DOS SANTOS MONTEIRO JORGE CORRÊA, Cynthia Roberta; LIMA, Andreza Maria. Educação Física no Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais: a produção do conhecimento na Pós-Graduação brasileira (2017-2022). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e15965, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15965. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15965. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.