O Cinema vai até o Esporte:
uma experiência de ensino da história do esporte para estudantes do ensino médio integrado
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13222Palavras-chave:
Ensino, Educação Física, Esporte, Ensino Médio, Educação Profissional Integrada.Resumo
Esse artigo relata uma experiência de ensino nas aulas de educação física para estudantes do 2º ano de cursos técnicos integrados ao ensino médio. O tema de ensino é a história do esporte e a atividade se dividiu em três etapas: desenvolvimento do conteúdo história do esporte; visualização de obras cinematográficas e; realização de duas resenhas críticas sobre os filmes como avaliação de ensino-aprendizagem. Esta experiência demonstrou seu potencial para a contribuição no processo de ensino-aprendizagem, por permitir que a análise de um fenômeno social de massa indique pistas sobre as contradições existentes na sociedade capitalista. De outro lado, as desigualdades em educação potencializadas pela pandemia de Covid-19 diminuíram o alcance da atividade ao desenvolvê-la em um contexto de ensino remoto.Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BRACHT, Valter. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. 3a ed. Ijuí: Unijuí, 2005.
CARNEIRO, Fernando Henrique Silva; ATHAYDE, Pedro Fernando Avalone; MASCARENHAS, Fernando. Era uma vez um ministério do esporte...: seu financiamento e gasto nos governos Lula, Dilma e Temer. Motrivivência, v. 31, n. 60, p. 01–22, 24 set. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e65541. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e65541
LUZ JUNIOR, Almir Ferreira. Seminário de práticas corporais: uma proposta de ampliação da cultura corporal para alunos do ensino médio integrado. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, v. 9, n. 1, p. 89-100, 2020. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/498. DOI: https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i1.498
MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; GUTIERREZ, Gustavo Luis; MONTAGNER, Paulo Cesar. Novas configurações socioeconomicas do esporte na era da globalização. Revista da Educação Física/UEM, v. 20, n. 4, p. 637–648, 28 dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6090. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v20i4.6090
MELO, Victor Andrade de. Apontamentos para uma história comparada do esporte: um modelo heurístico. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 24, n. 1, p. 107–120, mar. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092010000100010&lng=pt&tlng=pt. DOI: https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000100010
SIGOLI, Mário André; JUNIOR, Dante De Rose. A história do uso político do esporte. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 12, n. 2, p. 111-19, 2004. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/173309/mod_resource/content/1/marquinho%20A%20hist%C3%B3ria%20do%20uso%20pol%C3%ADtico%20do%20esporte%20imprimir.pdf.
TUBINO, Manoel José Gomes. Estudos brasileiros sobre o esporte: ênfase no esporte-educação. 1a ed. Maringá: Eduem, 2010. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/123456789/130.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.