O Cinema vai até o Esporte:

uma experiência de ensino da história do esporte para estudantes do ensino médio integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13222

Palavras-chave:

Ensino, Educação Física, Esporte, Ensino Médio, Educação Profissional Integrada.

Resumo

Esse artigo relata uma experiência de ensino nas aulas de educação física para estudantes do 2º ano de cursos técnicos integrados ao ensino médio. O tema de ensino é a história do esporte e a atividade se dividiu em três etapas: desenvolvimento do conteúdo história do esporte; visualização de obras cinematográficas e; realização de duas resenhas críticas sobre os filmes como avaliação de ensino-aprendizagem. Esta experiência demonstrou seu potencial para a contribuição no processo de ensino-aprendizagem, por permitir que a análise de um fenômeno social de massa indique pistas sobre as contradições existentes na sociedade capitalista. De outro lado, as desigualdades em educação potencializadas pela pandemia de Covid-19 diminuíram o alcance da atividade ao desenvolvê-la em um contexto de ensino remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almir Ferreira Luz Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, campus Aracruz

Possuo bacharelado em Esporte (2001) pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP) e Licenciatura Plena em Educação Física (2007) pelo Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (CEFD-UFES). Também possuo pós-graduação Latu Sensu em Administração Estratégica pela Faculdade Estácio de Sá de Vitória (2006) e em Atenção Primária à Saúde pela Faculdade Católica Salesiana de Vitória-ES (2011). Sou mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Ifes, campus Vitória. Fui professor de educação física do Colégio Sagrado Coração de Maria (2006-2007) e do Centro Educacional Leonardo da Vinci (2005-2015), localizados em Vitória-ES. Trabalhei de 2007 a 2018 como profissional de educação física na saúde (técnico esportivo) do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) da Prefeitura Municipal de Vitória. Atualmente sou Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, no campus Aracruz. Tenho experiência acadêmica atuando principalmente nos seguintes temas: voleibol, educação física escolar, tratamento do tabagismo, práticas corporais, saúde coletiva, educação profissional e tecnológica e ensino médio integrado.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BRACHT, Valter. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. 3a ed. Ijuí: Unijuí, 2005.

CARNEIRO, Fernando Henrique Silva; ATHAYDE, Pedro Fernando Avalone; MASCARENHAS, Fernando. Era uma vez um ministério do esporte...: seu financiamento e gasto nos governos Lula, Dilma e Temer. Motrivivência, v. 31, n. 60, p. 01–22, 24 set. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e65541. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e65541

LUZ JUNIOR, Almir Ferreira. Seminário de práticas corporais: uma proposta de ampliação da cultura corporal para alunos do ensino médio integrado. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, v. 9, n. 1, p. 89-100, 2020. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/498. DOI: https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i1.498

MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; GUTIERREZ, Gustavo Luis; MONTAGNER, Paulo Cesar. Novas configurações socioeconomicas do esporte na era da globalização. Revista da Educação Física/UEM, v. 20, n. 4, p. 637–648, 28 dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6090. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v20i4.6090

MELO, Victor Andrade de. Apontamentos para uma história comparada do esporte: um modelo heurístico. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 24, n. 1, p. 107–120, mar. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092010000100010&lng=pt&tlng=pt. DOI: https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000100010

SIGOLI, Mário André; JUNIOR, Dante De Rose. A história do uso político do esporte. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 12, n. 2, p. 111-19, 2004. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/173309/mod_resource/content/1/marquinho%20A%20hist%C3%B3ria%20do%20uso%20pol%C3%ADtico%20do%20esporte%20imprimir.pdf.

TUBINO, Manoel José Gomes. Estudos brasileiros sobre o esporte: ênfase no esporte-educação. 1a ed. Maringá: Eduem, 2010. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/123456789/130.

Downloads

Publicado

27/10/2022

Como Citar

LUZ JUNIOR, Almir Ferreira. O Cinema vai até o Esporte: : uma experiência de ensino da história do esporte para estudantes do ensino médio integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e13222, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.13222. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13222. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.