A Produção do Conhecimento sobre Currículo da Educação Profissional Integrada de Nível Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.16013

Palavras-chave:

Educação Profissional; Currículo; Ensino Médio integrado; Estado da Arte

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as produções acadêmicas acerca do currículo da Educação Profissional integrada de nível médio e apresentar um panorama das pesquisas na referida área. Para tanto, utilizou-se como metodologia o estado da arte, seguindo a perspectiva de análise de conteúdo proposto por Bardin (2011), com auxílio do software Iramuteq. Os resultados apontaram o currículo como campo de pesquisa ainda em desenvolvimento e com necessidade de aprofundamento. Há preocupação em analisar a implantação e materialização das políticas curriculares destinadas à EP nas escolas, em virtude da ausência de conceptualização e dos pressupostos teóricos que os subjazem ao currículo. Entretanto, as estratégias didáticas despontam em prol da efetivação do curriculo integrado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suellen, IFPA

Mestra em Curriculo e Gestão da Escola Básica-Universidade Federal do Pará- UFPA.  Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Pará- IFPA\ campus Itaituba.

Fabiana, UFPA

Mestra em Currículo e Gestão da Escola Básica - Universidade Federal do Pará (UFPA) e Especialista em Educação da Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC/PA.

Marcio Santos, UFPA

Universidade Federal do Pará

Referências

ARAÚJO, Jair Jonko. Novos sentidos das políticas curriculares para a educação profissional no Instituto Federal Sul-rio-grandense. 2013, 308f. Tese (doutorado em Ciências- Habilitação Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas-RS, 2013.

BERNHARD, Sydow. Currículo integrado para o PROEJA. 2012, 200f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.

BONI, Bianca Rafaela. O conceito de trabalho em currículos da Educação Profissional Técnica. 2020. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência) Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências, Faculdade de Ciência, Universidade Júlio Mesquita, 2020.

BRITTES, Leticia Ramalho. Movimentos discursivos na produção de currículo da educação profissional para jovens e adultos no Instituto Federal de Educação Farroupilha. 2015, 180f. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas-RS,2015.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio, CIAVATTA, Maria e RAMOS, Marise (orgs.). O Ensino Médio integrado. Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões. (2021). A metodologia de projetos e a articulação do trabalho didático-pedagógico com as crianças pequenas. educação em revista, 7(1-2), 31– 42. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2006.v7n1-2.605. DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2006.v7n1-2.605

HANNECKER, Lenir Antonio. Compreensão de currículo na educação profissional: possibilidades e tensões do ensino médio integrado. 2014, 202f. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Rio dos Sinos, São Leopoldo-RS, 2014.

KUENZER, Acácia. Zeneida. A reforma do ensino técnico no Brasil e suas consequências. Revista Ensaio. Avaliação em políticas públicas- RJ. v-6, n°20. 1997.

LEITE, Jocileide Bidô Carvalho. Sentidos da política de currículo da educação profissional técnica integrada ao ensino médio do IFPB-Campus João Pessoa. 2014, 200f. Dissertação (Mestrado em Políticas Educacionais), Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, 2014.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Currículos: debates contemporâneos. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado/tradução: Claúdia Schillling. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul, 1998.

SALES, Márcia Castilho de. O movimento constitutivo do currículo da educação profissional integrado à educação de jovens e adultos: uma proposta emancipatória no IFB campus gama. 2018, 340f. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

SOARES JUNIOR, Néri Emílio. As políticas curriculares da educação profissional de nível médio e o trabalho docente: limites, possibilidades e contradições. 2018. 305 f. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

SILVA, F. A. P.; PRESTES, L. M. Estado Da Arte Das Pesquisas Desenvolvidas No Âmbito Do Mestrado Profissional Em Educação Profissional, Técnica e Tecnológica Nas Temáticas Ensino Médio Integrado, Interdisciplinaridade e Proeja. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, V. 29, N. 2, P. 183–196, 2020. Doi: 10.35699/2238-037x.2020.20078. Disponível em: https://Periodicos.Ufmg.Br/Index.Php/Trabedu/Article/View/20078. Acesso Em: 26 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.35699/2238-037X.2020.20078

SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos; SANTOS, Carlos Afonso Ferreira dos; SERIQUE, Nádia dos Santos; LIMA, Rafael Rodrigues. Estado Da Arte: Aspectos Históricos E Fundamentos Teórico-Metodológicos. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.8, n.17, p. 202-220, ago. 2020. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/344467271_Estado_da_arte_aspectos_historicos_e_fundamentos_teorico-metodologicos . Acesso em: 20 Ago.2023. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.215

SILVA, Tomaz Tadeu. O Currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

ZUQUETTO, Rosa Daiele. Currículo integrado e a formação integral de jovens: uma proposta do Instituto Federal Farroupilha campus Santa Rosa. 2016, 138f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, 2016.

Downloads

Publicado

28/11/2023

Como Citar

BARBOSA, Suellen Ferreira; SILVA, Fabiana Sena da; SANTOS, Marcio. A Produção do Conhecimento sobre Currículo da Educação Profissional Integrada de Nível Médio. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e16013, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.16013. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16013. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.