A Produção do Conhecimento sobre Currículo da Educação Profissional Integrada de Nível Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.16013

Palavras-chave:

Educação Profissional; Currículo; Ensino Médio integrado; Estado da Arte

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as produções acadêmicas acerca do currículo da Educação Profissional integrada de nível médio e apresentar um panorama das pesquisas na referida área. Para tanto, utilizou-se como metodologia o estado da arte, seguindo a perspectiva de análise de conteúdo proposto por Bardin (2011), com auxílio do software Iramuteq. Os resultados apontaram o currículo como campo de pesquisa ainda em desenvolvimento e com necessidade de aprofundamento. Há preocupação em analisar a implantação e materialização das políticas curriculares destinadas à EP nas escolas, em virtude da ausência de conceptualização e dos pressupostos teóricos que os subjazem ao currículo. Entretanto, as estratégias didáticas despontam em prol da efetivação do curriculo integrado. 

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Biografia do Autor

Suellen, IFPA

Mestra em Curriculo e Gestão da Escola Básica-Universidade Federal do Pará- UFPA.  Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Pará- IFPA\ campus Itaituba.

Fabiana, UFPA

Mestra em Currículo e Gestão da Escola Básica - Universidade Federal do Pará (UFPA) e Especialista em Educação da Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC/PA.

Marcio Santos, UFPA

Universidade Federal do Pará

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Publicado

28/11/2023

Como Citar

BARBOSA, Suellen Ferreira; SILVA, Fabiana Sena da; SANTOS, Marcio. A Produção do Conhecimento sobre Currículo da Educação Profissional Integrada de Nível Médio. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e16013, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.16013. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16013. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

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