A Produção do Conhecimento sobre Currículo da Educação Profissional Integrada de Nível Médio
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.16013Palavras-chave:
Educação Profissional; Currículo; Ensino Médio integrado; Estado da ArteResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as produções acadêmicas acerca do currículo da Educação Profissional integrada de nível médio e apresentar um panorama das pesquisas na referida área. Para tanto, utilizou-se como metodologia o estado da arte, seguindo a perspectiva de análise de conteúdo proposto por Bardin (2011), com auxílio do software Iramuteq. Os resultados apontaram o currículo como campo de pesquisa ainda em desenvolvimento e com necessidade de aprofundamento. Há preocupação em analisar a implantação e materialização das políticas curriculares destinadas à EP nas escolas, em virtude da ausência de conceptualização e dos pressupostos teóricos que os subjazem ao currículo. Entretanto, as estratégias didáticas despontam em prol da efetivação do curriculo integrado.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Jair Jonko. Novos sentidos das políticas curriculares para a educação profissional no Instituto Federal Sul-rio-grandense. 2013, 308f. Tese (doutorado em Ciências- Habilitação Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas-RS, 2013.
BERNHARD, Sydow. Currículo integrado para o PROEJA. 2012, 200f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.
BONI, Bianca Rafaela. O conceito de trabalho em currículos da Educação Profissional Técnica. 2020. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência) Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências, Faculdade de Ciência, Universidade Júlio Mesquita, 2020.
BRITTES, Leticia Ramalho. Movimentos discursivos na produção de currículo da educação profissional para jovens e adultos no Instituto Federal de Educação Farroupilha. 2015, 180f. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas-RS,2015.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio, CIAVATTA, Maria e RAMOS, Marise (orgs.). O Ensino Médio integrado. Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões. (2021). A metodologia de projetos e a articulação do trabalho didático-pedagógico com as crianças pequenas. educação em revista, 7(1-2), 31– 42. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2006.v7n1-2.605. DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2006.v7n1-2.605
HANNECKER, Lenir Antonio. Compreensão de currículo na educação profissional: possibilidades e tensões do ensino médio integrado. 2014, 202f. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Rio dos Sinos, São Leopoldo-RS, 2014.
KUENZER, Acácia. Zeneida. A reforma do ensino técnico no Brasil e suas consequências. Revista Ensaio. Avaliação em políticas públicas- RJ. v-6, n°20. 1997.
LEITE, Jocileide Bidô Carvalho. Sentidos da política de currículo da educação profissional técnica integrada ao ensino médio do IFPB-Campus João Pessoa. 2014, 200f. Dissertação (Mestrado em Políticas Educacionais), Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, 2014.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Currículos: debates contemporâneos. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2005.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado/tradução: Claúdia Schillling. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul, 1998.
SALES, Márcia Castilho de. O movimento constitutivo do currículo da educação profissional integrado à educação de jovens e adultos: uma proposta emancipatória no IFB campus gama. 2018, 340f. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
SOARES JUNIOR, Néri Emílio. As políticas curriculares da educação profissional de nível médio e o trabalho docente: limites, possibilidades e contradições. 2018. 305 f. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
SILVA, F. A. P.; PRESTES, L. M. Estado Da Arte Das Pesquisas Desenvolvidas No Âmbito Do Mestrado Profissional Em Educação Profissional, Técnica e Tecnológica Nas Temáticas Ensino Médio Integrado, Interdisciplinaridade e Proeja. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, V. 29, N. 2, P. 183–196, 2020. Doi: 10.35699/2238-037x.2020.20078. Disponível em: https://Periodicos.Ufmg.Br/Index.Php/Trabedu/Article/View/20078. Acesso Em: 26 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.35699/2238-037X.2020.20078
SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos; SANTOS, Carlos Afonso Ferreira dos; SERIQUE, Nádia dos Santos; LIMA, Rafael Rodrigues. Estado Da Arte: Aspectos Históricos E Fundamentos Teórico-Metodológicos. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.8, n.17, p. 202-220, ago. 2020. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/344467271_Estado_da_arte_aspectos_historicos_e_fundamentos_teorico-metodologicos . Acesso em: 20 Ago.2023. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.215
SILVA, Tomaz Tadeu. O Currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
ZUQUETTO, Rosa Daiele. Currículo integrado e a formação integral de jovens: uma proposta do Instituto Federal Farroupilha campus Santa Rosa. 2016, 138f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.