Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP)

Uma análise metodológica e relevância aos estudantes da Olimpíada Científica do setor educacional agropecuário brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13882

Resumo

As Olimpíadas Científicas são possibilidades de instrumentos para análise do processo ensino-aprendizagem, especialmente do complexo sistema educacional brasileiro, especialmente dentro do princípio avaliativo. Esse trabalho buscou analisar a importância da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) para estudantes de cursos técnicos dentro da educação básica e pós educação básica (subsequente), como ferramenta de construção do conhecimento técnico científico e desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes, sua relação com o mundo do trabalho e para a vida, assim como, detalhar a metodologia desenvolvida nesta Olimpíada Científica nacional brasileira. Os resultados apontam que muito há que se evoluir na execução, motivação e elaboração de articulação das Olimpíadas Científicas, especialmente no ocidente.

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Biografia do Autor

Marcelo Bregagnoli, IFSULDEMINAS

Técnico em Agropecuária (IFSULDEMINAS campus Muzambinho - 1991), graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas (UFRRJ - 1995), Mestrado em Fitotecnia (UFRRJ - 2000) e Doutorado em Agronomia (ESALQ/USP - 2006). Ingressou no serviço público federal em 1996, na então Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho, tendo sido coordenador de Unidade de Estudo e Produção - UEP (1997/2002). Lecionou nos cursos de Técnico em Agropecuária, Técnico em Alimentos Agronomia, Tecnólogo em Cafeicultura, Agronomia e pós-graduação em Cafeicultura Sustentável. Atualmente atua no curso de pós-graduação em Segurança do Trabalho na disciplina de Proteção ao Meio Ambiente. É coordenador da Olimpíada Brasileira de Agropecuária desde 2010, sendo mentor na International Earth Science Olympiad (IESO) em 2014 na Espanha, além de diversas missões internacionais. Tem publicações na área de Educação, Agricultura e Sustentabilidade. Foi pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação (2010/2014) e foi eleito como Reitor do IFSULDEMINAS de 2014/2018 e 2018/2022. Foi conselheiro da FIEMG, ANATER, vice-presidente de relações institucionais do CONIF (2019) e atual membro do Conselho Consultivo do INEP. Foi diretor e presidente da Liga Sul Mineira de Judô de 2002 a 2010.

Cassia Mara Ribeiro de Paiva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Éder José da Costa Sacconi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

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Publicado

18/09/2023

Como Citar

BREGAGNOLI, Marcelo; RIBEIRO DE PAIVA, Cassia Mara; DA COSTA SACCONI, Éder José. Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP): Uma análise metodológica e relevância aos estudantes da Olimpíada Científica do setor educacional agropecuário brasileiro. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e13882, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.13882. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13882. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS