O impacto da criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no campo científico da educação profissional e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.16028

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Campo científico, Grupos de pesquisa, Pós-graduação, Monopólio da autoridade científica

Resumo

Este estudo versa sobre a configuração do campo científico da educação profissional e tecnológica no Brasil, analisando os possíveis impactos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica nesse processo. Recuperando o conceitos de campo científico de Bourdieu e de configuração de Elias, analisa a educação profissional do ponto de vista acadêmico (produção de teses e dissertações), científico (formação de grupos de pesquisa) e curricular (criação de programas de pós-graduação), fazendo uso das bases de dados do CNPq, da Capes e do Google Acadêmico. Conclui que a Rede Federal contribuiu para um progressivo incremento científico, acadêmico e curricular do campo da educação profissional, mas de forma insuficiente para subverter o monopólio da autoridade científica instituído.

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Biografia do Autor

Márcio Rogério Olivato Pozzer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutor pelo Programa de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo - PROLAM/USP, com estágio pela Universidade de Salamanca (Espanha), Mestre pelo mesmo Programa da USP, Especialista em Gestão Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR e Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo - USP. Desenvolve atividades na área de Gestão de Políticas Públicas, sobretudo nas áreas da cultura, participação e desenvolvimento regional, tendo integrado as equipes que coordenaram o Projeto "Moradia Solidária" vinculado à Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e o "PROEXT Cultura" vinculado ao Ministério da Cultura, além de ter exercido cargo de direção no Instituto Getussp (OSCIP) na formulação e implementação de políticas públicas culturais, educacionais e tecnológicas. Tem experiência em Gestão Pública Legislativa, tendo trabalhado na Câmara dos Deputados em Brasília/DF e na Câmara Municipal de São Paulo. Foi docente do programa de pós-graduação do Centro Universitário SENAC de 2011 até 2014 e chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo entre fevereiro de 2015 e janeiro de 2016. Atualmente é professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), atuando no eixo de administração e gestão e realizando projetos de pesquisa e extensão na área de gestão pública, política cultural, participação social, desenvolvimento regional e educação profissional e tecnológica. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Educação, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Regional"

Roberta dos Reis Neuhold, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Professora da área de Ciências Sociais e da Pós-graduação em Educação Básica e Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
Doutora em Educação | Universidade de São Paulo, com período sanduíche na Universidade do Minho.
Mestre em Sociologia | Universidade de São Paulo.
Bacharel e licenciada em Ciências Sociais | Universidade de São Paulo.
Licenciada em Pedagogia | Universidade Federal de São Carlos.

Referências

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Publicado

28/11/2023

Como Citar

POZZER, Márcio Rogério Olivato; DOS REIS NEUHOLD, Roberta. O impacto da criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no campo científico da educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e16028, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.16028. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16028. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

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