Um Ensino de norma regulamentadora (NR) em curso técnico por meio de histórias em quadrinhos (HQ)

Autores

  • Vinícius Batista Campos IFPB

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14608

Palavras-chave:

Educação Profissional, NR-31, Segurança do trabalho

Resumo

Para o ensino higiene e segurança do trabalho (HST), diferentes recursos pedagógicos podem ser implementados, tais como: sala invertida, TICs, dentre outros. Neste trabalho, tendo em vista a falta de estudos semelhantes, decidimos utilizar as histórias em quadrinhos (HQs) como facilitador dessa discussão. Nesse sentido, ocorreu, entre agosto e dezembro de 2018, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Princesa Isabel, sertão paraibano, foi realizada uma atividade foi concebida para 24 estudantes do curso técnico em controle ambiental, integrado ao ensino médio, com o componente curricular HST. As HQs revelaram-se recursos muito eficazes no ensino da NR-31, pois possibilitaram o exercício de habilidades como poder de síntese, trabalho em grupo, discussão de ideias, o uso da criatividade, apresentação de resultados e boa argumentação dos alunos. Foi possível observar, ainda, que os discentes se atentaram muito a detalhes e que as imagens e a dinâmica textual da HQ despertaram o interesse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AKCANCA, N. An alternative teaching tool in science education: Educational comics. International Online Journal of Education and Teaching, v.7, n.4, p. 1550-1570, 2020. Available at: http://iojet.org/index.php/IOJET/article/view/1063. Accessed on: 21 Abr. 2022.

ARAUJO, N. C.; MACHADO, C. A. Arte e criatividade no desenvolvimento de múltiplas inteligências: uma questão para reflexão e observação no processo de ensino aprendizagem. In: XVII Semana de Licenciatura, 2021, Jataí. ANAIS... 2021.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermentina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BARBOSA, A. História em quadrinhos: a coexistência da ficção e da realidade. In: VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. (Orgs.). Muito além dos quadrinhos: reflexões sobre a 9ª arte. São Paulo: Devir, 2009. p. 103-112.

CAMARGO, S.C.; RIVELINI-SILVA, A.C. Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC. ACTIO, Curitiba, v. 2, n. 3, p. 133-150, out./dez. 2017. https://doi.org/10.3895/actio.v2n3.6818. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v2n3.6818

CAMISASSA, M. Q. Segurança e saúde do trabalho: nrs 1 a 37 comentadas e descomplicadas. 7. ed. Rio de Janeiro: Método, 2020.

DREY, R.F. Calvin e as exatas: uma proposta interdisciplinar com o uso do gênero tira seriada de história em quadrinhos no ensino técnico. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v.24, n.1, p.102-130, 2017. https://doi.org/10.14393/ER-v24n1a2017-5. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v24n1a2017-5

EISNER, W. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. 4ª ed.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

IZQUIERDO, J. E. Didactic interaction through comics in the generation of resources. Centro Sur, v. 3, n. 1, 2019. Disponível em: http://portal.amelica.org/ameli/jatsRepo/384/3841576005/index.html. Acesso em: 05 Feb. 2021.

KARA, H.; BROOKS, J. The potential role of comics in teaching qualitative research methods. The Qualitative Report, v.25, n.7, p. 1754-1765, 2020. https://doi.org/10.46743/2160-3715/2020.4341. DOI: https://doi.org/10.46743/2160-3715/2020.4341

LIU, A. S.; SILVA, R. C. A.; LIMA, L. S. As histórias em quadrinhos como materiais didáticos

alternativos no ensino de ciências. Revista Compartilhar, São Paulo, v.4 p.73-78, 2020.

MANU, B. D.; YING, F.; ODURO, D.; BOATENG, S. A. Student engagement and social media in tertiary education: The perception and experience from the Ghanaian public university. Social Sciences & Humanities Open, v. 3, n. 1, 2021. https://doi.org/10.1016/j.ssaho.2020.100100. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ssaho.2020.100100

NUGRAHA, Y. A.; HANDOYO, E.; SULISTYORINI, S. Traditional Game on The Social Skill of Students in The Social Science Learning of Elementary School. Journal of Primary Education, v.7, n.2, p. 220–227, 2018. https://doi.org/10.15294/JPE.V7I2.23475.

RITTES, A. As histórias em quadrinhos na escola: a percepção de professores de ensino fundamental sobre o uso pedagógico dos quadrinhos. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência) – Universidade Católica de Santos, Santos, 2006.

RODRIGUES, A. A. D.; QUADROS, A. L. O envolvimento dos estudantes em aulas de Ciências por meio da linguagem narrativa das histórias em quadrinhos. Química Nova na Escola, São Paulo, v.40, n 2, p.126-137, 2018. http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160114 DOI: https://doi.org/10.21577/0104-8899.20160114

SANTOS, R. E.; VERGUEIRO, W. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizagem: da teoria à prática. Eccos Revista Científica, São Paulo, n. 27, p. 81-95, jan/abr. 2012. https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3498. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3498

SARKADI, A.; IQBAL, M. Teaching Materials of Thematic Comics in the 2013 Curriculum Learning in Basic Schools. Journal Pendidikan Indonesia, v. 9, n. 4, p.618-628, 2020. https://doi.org/10.23887/jpi-undiksha.v9i4.20908. DOI: https://doi.org/10.23887/jpi-undiksha.v9i4.20908

SILVA, A. S. R.; FERREIRA, S. C. Tecnologia em saúde educacional para primeiros socorros. HU Revista, v. 47, p. 1-8, 2021.https://doi.org/10.34019/1982-8047.2021.v47.32594. DOI: https://doi.org/10.34019/1982-8047.2021.v47.32594

SILVA, A. N. et al. Utilização de História em Quadrinhos na divulgação da Nanotecnologia e suas aplicações. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, n. XVIII, 2016, Florianópolis. Anais.... Florianópolis: Sociedade Brasileira de Química, 2016. p. 1.

SOUZA, A.S.; LAVOR, L.F. A construção de histórias em quadrinhos como prática de ensino para educação ambiental. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 8, n. 16, p.347-359, jul./dez., 2018.

TRIBULL, C. M. Sequential Science: A Guide to Communication Through Comics. Annals of the Entomological Society of America, v.110, n. 5, p. 457–466, 2017. https://doi.org/10.1093/aesa/sax046. DOI: https://doi.org/10.1093/aesa/sax046

VERGUEIRO, W. De marginais a integrados: o processo de legitimação intelectual dos quadrinhos. XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, Anais... São Paulo, 5p, 2011.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Downloads

Publicado

16.11.2023

Como Citar

VINÍCIUS BATISTA CAMPOS. Um Ensino de norma regulamentadora (NR) em curso técnico por meio de histórias em quadrinhos (HQ). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e14608, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.14608. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14608. Acesso em: 23 fev. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.