Um Ensino de norma regulamentadora (NR) em curso técnico por meio de histórias em quadrinhos (HQ)
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14608Palavras-chave:
Educação Profissional, NR-31, Segurança do trabalhoResumo
Para o ensino higiene e segurança do trabalho (HST), diferentes recursos pedagógicos podem ser implementados, tais como: sala invertida, TICs, dentre outros. Neste trabalho, tendo em vista a falta de estudos semelhantes, decidimos utilizar as histórias em quadrinhos (HQs) como facilitador dessa discussão. Nesse sentido, ocorreu, entre agosto e dezembro de 2018, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Princesa Isabel, sertão paraibano, foi realizada uma atividade foi concebida para 24 estudantes do curso técnico em controle ambiental, integrado ao ensino médio, com o componente curricular HST. As HQs revelaram-se recursos muito eficazes no ensino da NR-31, pois possibilitaram o exercício de habilidades como poder de síntese, trabalho em grupo, discussão de ideias, o uso da criatividade, apresentação de resultados e boa argumentação dos alunos. Foi possível observar, ainda, que os discentes se atentaram muito a detalhes e que as imagens e a dinâmica textual da HQ despertaram o interesse.
Downloads
Referências
AKCANCA, N. An alternative teaching tool in science education: Educational comics. International Online Journal of Education and Teaching, v.7, n.4, p. 1550-1570, 2020. Available at: http://iojet.org/index.php/IOJET/article/view/1063. Accessed on: 21 Abr. 2022.
ARAUJO, N. C.; MACHADO, C. A. Arte e criatividade no desenvolvimento de múltiplas inteligências: uma questão para reflexão e observação no processo de ensino aprendizagem. In: XVII Semana de Licenciatura, 2021, Jataí. ANAIS... 2021.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermentina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BARBOSA, A. História em quadrinhos: a coexistência da ficção e da realidade. In: VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. (Orgs.). Muito além dos quadrinhos: reflexões sobre a 9ª arte. São Paulo: Devir, 2009. p. 103-112.
CAMARGO, S.C.; RIVELINI-SILVA, A.C. Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC. ACTIO, Curitiba, v. 2, n. 3, p. 133-150, out./dez. 2017. https://doi.org/10.3895/actio.v2n3.6818. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v2n3.6818
CAMISASSA, M. Q. Segurança e saúde do trabalho: nrs 1 a 37 comentadas e descomplicadas. 7. ed. Rio de Janeiro: Método, 2020.
DREY, R.F. Calvin e as exatas: uma proposta interdisciplinar com o uso do gênero tira seriada de história em quadrinhos no ensino técnico. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v.24, n.1, p.102-130, 2017. https://doi.org/10.14393/ER-v24n1a2017-5. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v24n1a2017-5
EISNER, W. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. 4ª ed.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
IZQUIERDO, J. E. Didactic interaction through comics in the generation of resources. Centro Sur, v. 3, n. 1, 2019. Disponível em: http://portal.amelica.org/ameli/jatsRepo/384/3841576005/index.html. Acesso em: 05 Feb. 2021.
KARA, H.; BROOKS, J. The potential role of comics in teaching qualitative research methods. The Qualitative Report, v.25, n.7, p. 1754-1765, 2020. https://doi.org/10.46743/2160-3715/2020.4341. DOI: https://doi.org/10.46743/2160-3715/2020.4341
LIU, A. S.; SILVA, R. C. A.; LIMA, L. S. As histórias em quadrinhos como materiais didáticos
alternativos no ensino de ciências. Revista Compartilhar, São Paulo, v.4 p.73-78, 2020.
MANU, B. D.; YING, F.; ODURO, D.; BOATENG, S. A. Student engagement and social media in tertiary education: The perception and experience from the Ghanaian public university. Social Sciences & Humanities Open, v. 3, n. 1, 2021. https://doi.org/10.1016/j.ssaho.2020.100100. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ssaho.2020.100100
NUGRAHA, Y. A.; HANDOYO, E.; SULISTYORINI, S. Traditional Game on The Social Skill of Students in The Social Science Learning of Elementary School. Journal of Primary Education, v.7, n.2, p. 220–227, 2018. https://doi.org/10.15294/JPE.V7I2.23475.
RITTES, A. As histórias em quadrinhos na escola: a percepção de professores de ensino fundamental sobre o uso pedagógico dos quadrinhos. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência) – Universidade Católica de Santos, Santos, 2006.
RODRIGUES, A. A. D.; QUADROS, A. L. O envolvimento dos estudantes em aulas de Ciências por meio da linguagem narrativa das histórias em quadrinhos. Química Nova na Escola, São Paulo, v.40, n 2, p.126-137, 2018. http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160114 DOI: https://doi.org/10.21577/0104-8899.20160114
SANTOS, R. E.; VERGUEIRO, W. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizagem: da teoria à prática. Eccos Revista Científica, São Paulo, n. 27, p. 81-95, jan/abr. 2012. https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3498. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3498
SARKADI, A.; IQBAL, M. Teaching Materials of Thematic Comics in the 2013 Curriculum Learning in Basic Schools. Journal Pendidikan Indonesia, v. 9, n. 4, p.618-628, 2020. https://doi.org/10.23887/jpi-undiksha.v9i4.20908. DOI: https://doi.org/10.23887/jpi-undiksha.v9i4.20908
SILVA, A. S. R.; FERREIRA, S. C. Tecnologia em saúde educacional para primeiros socorros. HU Revista, v. 47, p. 1-8, 2021.https://doi.org/10.34019/1982-8047.2021.v47.32594. DOI: https://doi.org/10.34019/1982-8047.2021.v47.32594
SILVA, A. N. et al. Utilização de História em Quadrinhos na divulgação da Nanotecnologia e suas aplicações. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, n. XVIII, 2016, Florianópolis. Anais.... Florianópolis: Sociedade Brasileira de Química, 2016. p. 1.
SOUZA, A.S.; LAVOR, L.F. A construção de histórias em quadrinhos como prática de ensino para educação ambiental. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 8, n. 16, p.347-359, jul./dez., 2018.
TRIBULL, C. M. Sequential Science: A Guide to Communication Through Comics. Annals of the Entomological Society of America, v.110, n. 5, p. 457–466, 2017. https://doi.org/10.1093/aesa/sax046. DOI: https://doi.org/10.1093/aesa/sax046
VERGUEIRO, W. De marginais a integrados: o processo de legitimação intelectual dos quadrinhos. XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, Anais... São Paulo, 5p, 2011.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.