Superação do dualismo na Educação Profissional e Tecnológica

ação docente e proposta dos Institutos Federais em prol de um ensino democrático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14199

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é marcada por um dualismo, com a oferta de um ensino humanístico às classes sociais mais abastadas; e um ensino técnico direcionado a indivíduos menos favorecidos. Este artigo busca apontar como a superação desse aspecto dual pode ocorrer pela ação docente e pela proposta pedagógica dos Institutos Federais. Por meio das pesquisas bibliográfica e documental, abordam-se os conceitos de trabalho, ciência, tecnologia e cultura na composição educacional dessas instituições; e aborda-se o fazer docente realizado pela práxis transformadora e pelo diálogo. Conclui-se que a ação docente engajada e as instituições públicas de EPT podem contribuir para a reaproximação entre os eixos básico e técnico na composição curricular.

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Biografia do Autor

Maycon Dias Prado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica e Licenciado em Letras (Português e Literaturas) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense.

Thiago Soares de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, com estágio de pós-doutoramento pela Universidade da Beira Interior. Professor da Licenciatura em Letras (Português e Literaturas) do Instituto Federal Fluminense, bem como do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos Culturais, Estéticos e de Linguagens (NECEL), com ênfase nas seguintes áreas: Linguística Histórica, História da Língua Portuguesa e Metodologia de Pesquisa.

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Publicado

09/11/2023

Como Citar

DIAS PRADO, Maycon; SOARES DE OLIVEIRA, Thiago. Superação do dualismo na Educação Profissional e Tecnológica: ação docente e proposta dos Institutos Federais em prol de um ensino democrático. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e14199, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.14199. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14199. Acesso em: 2 dez. 2024.

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ARTIGOS