Desafios da classe-que-vive-do-trabalho para permanecer na universidade:

uma análise socioeconômica de estudantes da TURMA 2019.2 do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da UFMA/campus de Imperatriz.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13811

Palavras-chave:

Ensino superior, Ingresso, Permanência, Desafios, Classe-que-vive-do-trabalho.

Resumo

Discute-se, com base nos dados da SESu/MEC, o crescimento no número de vagas no ensino superior da última década no Brasil. Programas como FIES, SISU, PROUNI, REUNI e política de reserva de vagas, que resultou no aumento de estudantes universitários no país. O público-alvo na presente análise é vista com recorte de classe social específica do modo de produção capitalista, classe-que-vive-do-trabalho. Utiliza de análise de dados e análise de discursos para evidenciar as contradições e os fatores históricos e materiais de existência que interferem diretamente na vida acadêmica dos que permanecem. O ingresso no ensino superior evidencia desafios para a conclusão ou não do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FRANCISCO WILSON LEITE DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA

Graduado em Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Epistemologia e Educação (GEPEE).

EDSON FERREIRA DA COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA

Professor-Adjunto II na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Imperatriz. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorado Sanduíche/Capes (Universidad de Salamanca – Espanha). Editor da revista Humanidades & Educação.

ESLANE COSTA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA

Professora do ensino médio na rede particular. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Pós-graduada em Filosofia pela Centro Universitário Claretiano e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Epistemologia e Educação (GEPEE).

AMANDA SILVA ARAUJO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA

Graduanda em Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Epistemologia e Educação (GEPEE).

RAQUEL SILVA DO NASCIMENTO, FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE

Licenciada em pedagogia e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Epistemologia e Educação (GEPEE).

FERNANDO BRASIL ALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA

Graduado em Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia.

Referências

ALVES, Daniel Cardoso; BRITO, Marta Lorena Lima. Permanência estudantil e autonomia universitária: a questão do SiSU no contexto de uma universidade estadual do interior da Bahia. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 26, n. 1, p. 24-44, jan./abr. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772021000100003. Acesso em: 20 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000100003

AMORIM, Conceição de Maria; SOUZA, Crisleide do Socorro Nascimento; SILVA, Gilvânia Ferreira da. PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DAS (OS) ESTUDANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UEMASUL. Revista Humanidades & Educação, v. 2, n. 3, p. 15 – 27, set./dez. 2020. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/ 14853/8250. Acesso em: 8 jan. 2021.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR (ANDIFES) et al. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas: resumo do relatório apresentado a ANDIFES, ABRUEM e SESu/MEC pela Comissão Especial. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 1, n. 2, p. 55-65, 1996. Disponível em: http://www.andifes.org.br/wp-content/files_flutter/Diplomacao_Retencao_Evasao_Graduacao_em_IES_Publicas-1996.pdf. Acesso em: 8 mar. 2020.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

ARAÚJO, Fillipe Gonçalves; TEMÓTEO, Lúcia Maria. COTAS RACIAIS – DÍVIDA, REPARAÇÃO E AFIRMAÇÃO. SOCIAIS & HUMANAS, v. 34, n. 1, p. 99 -114, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2317175853332. Acesso em: 15 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/2317175853332

ARAÚJO, Rhoberta Santana de. Expansão do ensino superior e desenvolvimentismo: limites e contradições sob a hegemonia do Capital. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 16, p. 93-105, out. 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/5713. Acesso em: 20 jun. 2021.

ARTES, Amélia; CHAGAS, Fundação Carlos. A PRESENÇA DE MULHERES NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: UMA MAIORIA SEM

PRESTÍGIO. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13 th Women’s Worlds Congress. Anais... Florianópolis: UFSC, 2017. Disponível em: http://www.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/ 1496748817_ARQUIVO_fazendogenero_final.pdf. Acesso em: 11 jun. 2021.

BAGGI, Cristiane Aparecida Dos Santos; LOPES, Doraci Alves. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 16, n. 2, p. 355-374, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/RRGrQckrsd9CRGgKy4zkHXq/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 15 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772011000200007

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Brasília, DF, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 jun. 2021.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 1 mar. 2015.

CARVALHO, Iara Santana de; ANDRADE, Valter Zollo de. O ensino superior no Brasil: abordagem histórica sintetizada. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 10, p. 5 – 20, out. 2019. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/abordagem-historica. Acesso em: 5 fev. 2021.

CASEIRO, Luís Carlos Zalaf. Desigualdade de acesso à educação superior no Brasil e o Plano Nacional de Educação. PNE EM MOVIMENTO, Inep/MEC, Brasília, n. 3, 2016. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/seriepne/article/view/3757. Acesso em: 20 jun. 2021.

CRUZ, Maria Helena Santana. QUESTÕES SOBRE AS DIFERENÇAS DE GÊNERO NO ENSINO SUPERIOR. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 28, n. 1, p. 114 – 137, jan./abr. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22478/ufpb.2354.7003.2019v28n1.24695. Acesso em: 5 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n1.24695

DURAT, Kleber Rodrigo. A CONTRADIÇÃO DAS CLASSES SOCIAIS PRESENTE NO ENSINO SUPERIOR: CONSIDERAÇÕES SOBRE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL. 2015. 126 p. Dissertação (Mestrado em Serviço Social - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Serviço Social) — Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Disponível em: http://131.255.84.103/bitstream/tede/1991/1/Kleber%20Rodrigo%20Durat.pdf. Acesso em: 8 mar. 2021.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação profissional e capitalismo dependente: o enigma da falta e sobra de profissionais qualificados. Trabalho, Educação e Saúde, v. 5, p. 521-536, nov/2007-fev/2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scieloOrg/php/ articleXML.php?lang=enπd=S1981-77462007000300011. Acesso em: 8 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462007000300011

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Superior 2019. MEC/SESu, Brasília, DF, 2020. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/apresentacao/2014/ coletiva_censo_superior_2013.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.

LEMOS, Ana Heloisa da Costa; DUBEUX, Veranise Jacubowski Correia; PINTO, Mario Couto Soares. Educação, empregabilidade e mobilidade social: convergências e divergências. Cad. EBAPE.BR [online], Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 368 – 384, jan./jun. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cebape/v7n2/a12v7n2.pdf. Acesso em: 8 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1679-39512009000200012

LOPES, Cássio de Souza; MACEDO, Luiz Antônio de Matos; FERREIRA, Maria da Luz Alves. MOBILIDADE SOCIAL E SUA RELAÇÃO COM O ACESSO À EDUCAÇÃO NO BRASIL. In: CONGRESSO EM DESENVOLVIMENTO SOCIAL. 4., 2014, Montes Claros, MG. Anais eletrônicos [...]. Montes Claros, MG, 2014. ISSN 1984-2996. Disponível em: http://www.congressods.com.br/quarto/anais/GT05/09_GT_05.pdf. Acesso em: 8 jul. 2021.

MACIEL, Fabrício Barbosa. Fim das classes sociais? O debate contemporâneo na Europa e no Brasil. Revista Grifos, [S. l.], v. 25, n. 41, p. 237 – 254, mar. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.22295/grifos.v25i41.3668. Acesso em: 25 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.22295/grifos.v25i41.3668

MATTOS, Marcelo Badaro. A CLASSE TRABALHADORA: de Marx ao nosso tempo. São Paulo: Boitempo, 2019.

MELERO, Cássio et al. A LEI No 12.711, DE 29 DE AGOSTO DE 2012, COMO POLÍTICA PÚBLICA QUE FAVORECE A BUSCA DA IGUALDADE

MATERIAL. Revista de Ciências da Administração, v. 20, p. 130 – 142, Edição Especial, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2018V20nespp130. Acesso em: 20 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018V20nespp130

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopses Estatísticas da Educação Superior 2019. Inep/MEC, Brasília, DF, 2020. Disponível em: http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 8 jul. 2021.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, MS: Editora Feevale, 2013.

RISTOFF, Dilvo. Os desafios da avaliação em contexto de expansão e inclusão. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 26, n. 1, p. 9 – 32, jan./abr. 2019. Disponível em: www.upf.br/seer/index.php/rep. Acesso em: 25 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v26i1.8406

ROTA JÚNIOR, César. EDUCAÇÃO E MOBILIDADE SOCIAL: um estudo sobre a legislação educacional brasileira. Educação, Sociedade e Culturas, n. 38, p. 149 – 166, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Cesar-Rota-Junior/publication/ 323452646_Educacao_e_Mobilidade_Social_Um_estudo_sobre_a_legislacao_educacional_brasileira/ links/5a96a0df45851535bcdd5edf/Educacao-e-Mobilidade-Social-Um-estudo-sobre-alegislacao-educacional-brasileira.pdf. Acesso em: 13 dez. 2020.

SILVA, Francisco Wilson Leite da. A CLASSE-QUE-VIVE-DO-TRABALHO VAI AO CAMPUS, MAS ELA PERMANECE? Evasão de estudandes do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão em Imperatriz. 2021. 134 f. Graduação-Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz-MA. Disponível em: http://hdl.handle.net/123456789/5184. Acesso em: 2 mar. 2021.

SOUSA, Ana Paula Ribeiro; COIMBRA, Leonardo José Pinho. AS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES E O PROCESSO DE EXPANSÃO DAS IFES: implicações para a formação de professores. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 15, n. 65, p. 141 – 159, out. 2015. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8642702/10181. Acesso em: 18 jul. 2018. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642702

ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 226 – 370, mai./ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782006000200003&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 8 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000200003

Downloads

Publicado

29/08/2023

Como Citar

LEITE DA SILVA, FRANCISCO WILSON; COSTA, EDSON FERREIRA DA; SILVA, ESLANE COSTA DA; ARAUJO, AMANDA SILVA; NASCIMENTO, RAQUEL SILVA DO; ALVES, FERNANDO BRASIL. Desafios da classe-que-vive-do-trabalho para permanecer na universidade: : uma análise socioeconômica de estudantes da TURMA 2019.2 do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da UFMA/campus de Imperatriz. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e13811, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.13811. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13811. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.