Desafios da classe-que-vive-do-trabalho para permanecer na universidade:

uma análise socioeconômica de estudantes da TURMA 2019.2 do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da UFMA/campus de Imperatriz.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13811

Palavras-chave:

Ensino superior, Ingresso, Permanência, Desafios, Classe-que-vive-do-trabalho.

Resumo

Discute-se, com base nos dados da SESu/MEC, o crescimento no número de vagas no ensino superior da última década no Brasil. Programas como FIES, SISU, PROUNI, REUNI e política de reserva de vagas, que resultou no aumento de estudantes universitários no país. O público-alvo na presente análise é vista com recorte de classe social específica do modo de produção capitalista, classe-que-vive-do-trabalho. Utiliza de análise de dados e análise de discursos para evidenciar as contradições e os fatores históricos e materiais de existência que interferem diretamente na vida acadêmica dos que permanecem. O ingresso no ensino superior evidencia desafios para a conclusão ou não do curso.

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Biografia do Autor

FRANCISCO WILSON LEITE DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA

Graduado em Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Epistemologia e Educação (GEPEE).

EDSON FERREIRA DA COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA

Professor-Adjunto II na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Imperatriz. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorado Sanduíche/Capes (Universidad de Salamanca – Espanha). Editor da revista Humanidades & Educação.

ESLANE COSTA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA

Professora do ensino médio na rede particular. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Pós-graduada em Filosofia pela Centro Universitário Claretiano e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Epistemologia e Educação (GEPEE).

AMANDA SILVA ARAUJO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA

Graduanda em Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Epistemologia e Educação (GEPEE).

RAQUEL SILVA DO NASCIMENTO, FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE

Licenciada em pedagogia e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Epistemologia e Educação (GEPEE).

FERNANDO BRASIL ALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA

Graduado em Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia.

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Publicado

29/08/2023

Como Citar

LEITE DA SILVA, FRANCISCO WILSON; COSTA, EDSON FERREIRA DA; SILVA, ESLANE COSTA DA; ARAUJO, AMANDA SILVA; NASCIMENTO, RAQUEL SILVA DO; ALVES, FERNANDO BRASIL. Desafios da classe-que-vive-do-trabalho para permanecer na universidade: : uma análise socioeconômica de estudantes da TURMA 2019.2 do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da UFMA/campus de Imperatriz. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e13811, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.13811. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13811. Acesso em: 8 maio. 2024.

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